22 outubro, 2021

A VERDADEIRA CRISE...

 

Tem-se falado, e repetido a fala, falando de crise política. Pouco se fala em crise social expressa pela dimensão da pobreza, da precariedade e da miséria. 

É estranho, pois essa é a verdadeira crise. Resolvida essa, ninguém mais ouvirá falar em crise politica, nem em crise económica, nem em crise financeira, nem em crise do sistema.

Casa onde há pão, todos falam e todos terão razão!

12 comentários:

  1. Esta publicação mereceria longo debate não fora as características deste espaço que não permite debate alongado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Este espaço não permite"?
      Ora essa?
      Alonga-te,
      ou será que tens pressa?
      (deixo-te o desafio
      reporta a traço fino)

      Eliminar
    2. Então vou dizer o que penso, tentando ser breve.
      A resolução da crise social, ou seja, acabar com a pobreza, todos terem o mesmo direito a tudo, ninguém explorar ninguém não evitará outras crises, crises financeiras e políticas. As crises financeiras, na tal sociedade ideal podem surgir por razões ligadas à natureza e à própria estadia do homem no planeta. As crises políticas, embora todos tenham o mesmo direito a tudo também poderão surgir porque os homens não são todos iguais e com os mesmos interesses. Concluindo: acredito na sociedade sem classes mas com um pormenor "sem interesses antagónicos" porque haverá sempre diferenças entre os homens (diferenças de ordem cultural, de apetência pelo trabalho e pela cultura, da própria estrutura humana, de pontos de vistas, etc.) que serão motivo de conflitos.

      Eliminar
    3. Ufa, tiraste-me um peso de cima... admites então a utopia, o fim da exploração do homem pelo homem, o fim da fome... o resto, tens razão, Deus construiu a imperfeição e crises sempre existirão, mas a verdadeira, essa, passará à história e a humanidade passará a ser aquilo que hoje não é...

      Eliminar
    4. Tudo bem, só não concordo com a referência a Deus construtor de alguma coisa quando foi o homem que o construiu a ele.

      Eliminar
    5. Então substitui Deus pela Natureza, e fica a bater tudo certo!

      Eliminar
  2. Inteiramente de acordo.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Em verdade e a traço bem fino te digo que concordo com o Senhor das Nuvens, Rogério.

    Claro está que acrescento que uma sociedade na qual o PÃO* seja equitativamente distribuído por todos é bem menos propícia a grandes conflitos do que uma sociedade em que esse pão seja directamente canalizado para os estômagos de um punhado de privilegiados. Contudo, a PAZ absoluta não é compatível com a Vida, conforme ela se foi estruturando sobre este planeta.

    Não morro de amores pela ideia que acabo de formular, ma... é a realidade.

    Que a consciencialização da ideia de impossibilidade da paz absoluta nunca no demova de continuarmos a lutar pela Paz, pela Justiça e pela Igualdade entre os homens!

    Abraço GRANDE!

    * Quem diz Pão, diz Alimentação, Saúde, Literacia, Justiça, etc...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que nunca nos demova, mas estamos numa fase
      em que, como lembro no meu lema
      "O meu acto de cidadania é um constante (e militante) apelo à resistência..."

      Abraço ENORME

      Eliminar