03 outubro, 2021

EU, TAL COMO MIA COUTO, TAMBÉM ME RECLAMO DE "PENSANGEIRO FREQUENTE"

https://francis-janita.blogspot.com/2021/10/so-vivendo-se-aprende-viver.html

Estão vendo aquele aviãozito, no canto superior direito da capa do livro? Fui nele! 

Fui e vim, fui e vim, uma dúzia de vezes. Por isso a TAP deu-me, há cerca de 20 anos, o prémio de "passageiro frequente", cobrindo uma viagem gratuita para mim e para ela, à Madeira.  Tal recompensa, devida aos milhares de milhas acumuladas pelas frequentes viagens, entre outras, a Moçambique ( já falei delas) arrastou-me outra a de "pensageiro" e que se traduz num frequente Pensando a Traço Fino que por aqui vão lendo.

Sobre Mia Couto, de quem citei ou escrevi vezes sem conto, diria que também lhe devo a ele a minha atitude na vida e a minha identidade...

Mia Couto, numa dessas viagens, apresentara um seu livro (e soubera a bordo) em Maputo, mera escala, no meu destino a Cahora Bassa e eu, que queria tanto conhece-lo, fiquei a "chuchar no dedo". Voltei a "chuchar no dedo" quando ele falou de sua obra, em Setembro de 2018, na Festa (Aquela Que Não Há Outra Como Ela). 

Estas linhas foram inspiradas por aquele "Cantinho" nosso conhecido que trouxe ao seu espaço belas frases de Mia Couto. Como recompensa, publico um poema. Este:

Identidade

Preciso de ser outro
para ser eu mesmo

Sou grão de rocha
Sou o vento que a desgasta

Sou pólen sem insecto

Sou areia sustentando
o sexo das árvores

Existo onde me desconheço
aguardando pelo meu passado
ansiando a esperança do futuro

No mundo que combato
morro
no mundo por que luto
nasço.

Mia Couto

10 comentários:

  1. Homessa!...
    Vejam só que coisa mais bonita
    Ou bem que o Cantinho linkado
    fica em Cahora Bassa
    ou, então...é da Janita!!!

    Promete-me os louros
    de primeira Pensageira
    e atira-me à Barragem?
    Quer eu queira
    quer não queira?

    Isso é pensar a grosso traço e provocar-me um embaraço.
    Mas, Ok... Talvez eu lhe traga uma notícia que me orgulha mais do que isso.
    O Engenheiro que andou em Moçambique a trabalhar nos Sistemas e Tecnologias de Informação da barragem, foi uma pessoa que me é muito chegada.
    O moço estava no início da sua carreira e foi proposto pela Empresa onde havia feito o estágio.Já não recordo bem os pormenores mas descanse que irei saber... :)


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já está tudo conforme
      Não me leves a mal
      mas estava bem distraído
      a ver o jogo de futsal

      As minhas desculpas

      Eliminar
    2. Caro amigo, como poema com poema se paga aqui fica a minha retribuição.

      Cruzo as mãos
      sobre as montanhas
      um rio esvai-se.

      Ao fogo do gesto
      que inflamo
      a lua eleva-se.

      Na tua fronte
      enquanto tacteias a pedra
      até ser flor.

      Mia Couto
      "Promessa de uma Noite"

      Eliminar
    3. Tacteei a pedra
      e surgiu uma flor vermelha
      não é cravo, nem rosa
      indistinta, contudo, bem cheirosa
      confesso
      que desconheço
      que flor represente tal promessa

      Eliminar
  2. Como disse naquele Cantinho, que não é em Cahora Bassa, gosto imenso do Mia Couto de quem já li alguns livros, embora muito poucos perante a sua extensa obra.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leste poucos? Deixa
      Também não sou leitor compulsivo
      Por vezes para satisfação
      Basta ler um só livro

      (de Camões apenas li Os Lusíadas
      e alguns poemas avulsos)

      Tudo de bom!

      Abraço amigo

      Eliminar
  3. Sim, fui ler o "FINTADO POR UM VERSO".

    Cedo conheci a escrita do Mia. Desde a RAIZ DE ORVALHO, li todas as suas obras até ao momento em que deixei de ser vizinha de uma amiga com quem partilhava livros e entrei na minha fase de "pobreza material crónica". Já lá vão mais de trinta anos...

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não li a Raiz,
      li apenas "Terra Sonâmbola", "A Confissão da Leoa" e "O Último Voo da Flamingo". Doei estes livros e mais uma dezena de outros, de outros autores, à Associação de Moradores do Bairro do Pombal" e ficaram disponíveis para tertúlias e leituras colectivas...
      (a pior coisa que se pode fazer a um livro é mantê-lo fechado e perdido num qq canto...

      Sempre que quero reler uma passagem ou outra, sem problema... http://desacato.info/mia-couto-19-livros-em-pdf-para-download/

      Abraço e... boas leituras (quando tiveres óculos)

      Eliminar
  4. Gosto muito de Mia Couto e já li bastantes mas não ao ponto de fazer poemas!

    Abraço

    ResponderEliminar