05 outubro, 2021

WORLD PRESS PHOTO, OU O GRITO DO FOTOJORNALISMO ESCLARECIDO

Esta mulher palestina, foto exposta, traz no olhar tudo o que a exposição documenta ou, se quiserem, a tradução de uma realidade que só agora nos chega

Longe da exploração das belezas das cidades, das serras, das árvores, das praias, florestas ou do céu, do nascer e do por-do-sol, os fotojornalistas expostos não se perderam nas imensas potencialidades da tecnologia explorando a luz e a sombra em imagens mais ou menos poéticas plenas de metafóricas mensagens para deleite da alma. Antes se focaram no grito ou na denúncia do que atenta contra a humanidade, do que esmaga os povos ou até mesmo ilustrando situações de exploração do homem pelo homem, numa estética que, diria, próxima do neo-realismo.

Sem me afastar da celebração do 5 de Outubro, visitei a exposição integrado num pequeno grupo da "minha" Associação, onde figurava a jovem Cristininha. Entre as minhas chalaças, graças e tristes ironias disse o que lhe disse. E ela... riu-se.

Não perca a exposição. Caso não possa ir ao Parque dos Poetas, veja-a aqui ou então, neste outro lado, com melhor resolução


10 comentários:

  1. Uma das coisas de suma importância, sempre referidas neste tipo de informações, é a divulgação do nome do fotojornalista que fez a fotografia em questão e, se possível, o título da foto. No caso até fiquei sem saber se foi esta fotografia premiada pelo World Press Photo ou não.
    Cliquei onde nos diz para clicar e ver a Exposição, mas para além de umas quantas fotos, sendo a maioria repetidas, mais nada consegui saber acerca da foto que encabeça a publicação.

    Essa coisa da moça rir das suas chalaças, de que nos adianta, ​se não sabemos de que se trata?
    Se puder e quiser, por favor, volte ao tema que é de grande interesse.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perguntas sobre as fotos premiadas, foram todas as 35 que constam da exposição, pois os prémios incidem sobre as 3 mais classificadas em cada um dos temas . A minha eleita, recebeu o prémio da melhor no tema "história do ano". Tá tudo aqui
      https://www.moneycontrol.com/news/trends/special-trends/world-press-photo-2021-antonio-faccilongos-habibi-wins-photo-story-of-the-year-6959541.html

      Quanto às chalaças, ironias e graças, vê a resposta dada a seguir à Maria João

      Abraço

      Eliminar
  2. Perdi-me nesta exposição virtual, embora tenha conseguido encontrar imagens de fotografias que se enquadram perfeitamente no âmbito do que mais atenta contra a humanidade...

    Não posso ir ao Parque dos Poetas. Ainda que me ocorresse pedir ao M.R. que me levasse na cadeira de rodas, acabo de saber que uma das suas maiores amigas morreu esta manhã. Pediu-me que lhe cedesse um dos meus poemas para a homenagear pela última vez e eu acedi, claro.

    E tu, que disseste à Cristininha para que ela assim sorrisse?

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que disse à jovem? Nem mais nem menos do que ia dizendo a todos os membros do grupo, maioritariamente idoso... uns iam sorrindo, outros, sentindo a amarga ironia do que dizia, esboçavam um resignado ar de compreensão ao sentido... Uma das coisas que disse à Cristina foi de estar eu, septuagenário em adiantado estado de decomposição já com fracas forças para mudar o Mundo, mas que ficasse ela descansada, pois lhe deixaria por herança tal tarefa...

      Abraço

      Eliminar
    2. :) Felizmente sorriu, a herdeira de tão árdua tarefa...

      Mas tu ainda estás "para usar e durar", camarada! Costumo ter um "olho clínico" muitíssimo certeiro! Ó pra mim a tentar competir com o teu Ânimo ;)

      Eliminar
  3. Uma imagem vale mais do que mil palavras e uma imagem destas vale um livro!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Haverá,
      neste preciso momento
      alguém a escreve-lo

      estou certo

      Abraço amigo

      Eliminar
  4. Gosto muito das exposições dos fotógrafos premiados e geralmente são mesmo muito bem enquadradas e com excelente aproveitamento de luz naquelas máquinas com lentes poderosas. Amo fotografias, desde sempre.
    Segui o link para apreciar mais ,porque quem me dera poder ir no'Parque dos Poetas, um dia quem sabe Rogério? rs
    abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprecias
      pelo lado
      que menos
      tenho apreciado

      Olha bem para o olhar
      da foto que elegi
      não se trata apenas da lente poderosa
      mas da sensibilidade de quem o soube captar

      Abreijos

      Eliminar
  5. Nem consigo imaginar o sofrimento, e as imagens terríveis que passam pela mente desta mulher.
    A arte de fotografar sempre me fascinou, e quando servem para denunciar atentados contar a dignidade humana, merecem todo o meu respeito.
    Espero que além da Cristina se rir, ela siga o seu exemplo.


    Um beijinho.

    ResponderEliminar