13 outubro, 2021

O COMPROMISSO


O COMPROMISSO

Este compromisso
é antigo
tenho-o desde ele menino
Quando tropeça
levanto-o
Quando chora
sorvo-lhe a lágrima
Quando quebra
dou-lhe garra
Quando afrouxa
dou-lhe gana
Quando hesita
dou-lhe guita
Quando se perde
dou-lhe bússola
dou-lhe leme
Quando recua
dou-lhe censura
Quando se cansa
dou-lhe colo
Quando entristece
dou-lhe consolo
Tudo isto
é o que reza ser
o compromisso
com ele tido
desde ele menino
Amanhã, caso me afastar
sei que me vai chamar
e eu irei
por... compromisso

Eu sou o Seu Ânimo

17 comentários:

  1. O compromisso mais importante, é o que assumimos com nós mesmos.
    Chame-lhe Ânimo,
    chame-lhe força interior
    chame-lhe persistência,
    coragem e até resiliência
    __essa palavra tão em voga___


    Eu chamo-lhe tão simplesmente
    uma forma digna de seguir em frente.
    Haja o que houver!

    Um abraço, Rogério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "O compromisso mais importante, é o que assumimos com nós mesmos." Acrescentaria "como acto público!"

      Não, não troco o nome ao Meu Ânimo, nem o confundo com a Minha Persistência. Que seria Ela sem Ele?

      E sim, digamos que ambos casados, traduzem uma forma digna de seguir em frente. "Haja o que houver!"

      Abraço amigo

      Eliminar
  2. O meu amigo nunca faltou a nenhum compromisso, pois não ?
    Portanto não vai ser agora que se vai afastar. ​O seu ânimo não deixa, e quem gosta de si também não!
    Tudo vai correr bem, como é que eu sei ?
    Um passarinho me contou!

    Um grande abraço e um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim esse passarinho adivinhou. Correu maravilhosamente bem... se fosse caso de ter dado à luz, chamaria a isto o verdadeiro parto sem dor...

      Beijinho do Meu Ânimo
      outro meu

      Eliminar
    2. Eu sabia ! :)
      Fico muito feliz por saber que tudo correu bem !

      Beijinhos para ambos!

      Eliminar

  3. PARA O TEU EU

    Do Meu Eu e da minha Musa
    *



    Conheço a tua Alma e o teu Contrário,

    Bem como esse teu Ânimo incansável;

    Todos juntos, teu Eu, risonho, afável

    E firme quando assim for necessário.
    *


    Prepara a minha Musa o seu cenário

    Pra compor-te um soneto apresentável,

    Mas sendo, a louca Musa, imponderável,

    Sou quem desfia as contas do rosário;
    *


    Contigo irá, por puro compromisso,

    Um Ânimo que nunca foi submisso,

    Que te não falhará, que sempre atento,
    *


    Te estenderá a mão se te cansares

    E te consolará se te magoares;

    Pra tanto não nos sobra, a Nós, talento...
    *


    Maria João

    13.10.2021



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que disseste, neste soneto
      Pelo que se passou,
      e sem ti (nem outr@s)
      se teria passado
      levo este poema para o meu espaço

      Com um abraço
      agradecido

      Eliminar
    2. Ah, :)!!! Cá estás tu mais o teu EU, a tua Alma, o teu Contrário e o teu Ãnimo!!!

      Tenho estado o dia inteiro a apostar (comigo mesma, claro) que ainda hoje te veria por aqui :)

      Um GRANDE ABRAÇO!!!

      Eliminar
  4. Subscrevo o comentário da Fê. Depois como sou mulher de fé, rezo para que o Ânimo nunca lhe falte. Vai correr tudo bem amigo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. E com um sorriso de sempre ,assim te vejo Rogério
    Seu compromisso é 'uma poesia por dia'
    Estamos distantes e Juntos!
    Com abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sorriso faz parte de mim
      tal como a lágrima
      quando calha

      "Distantes e Juntos"
      é um excelente slogan
      para quem bem se quer

      Eliminar
  6. Os compromissos são para o resto da vida!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Os compromissos são para respeitar!

    Bom fim de semana e um abraço

    ResponderEliminar