19 julho, 2010

Fecho de farmácia em Alvega provoca debate entre mim e o Presidente da Associação Nacional de Farmácias

"O recente episódio sobre a deslocalização de farmácias para os meios urbanos, dentro de cada concelho, deve ter como consequência a eliminação dos excessos liberalizadores que a legislação de farmácias actualmente contém, devolvendo-lhe a missão de proporcionar aos doentes e à população em geral uma assistência farmacêutica de qualidade."

Palavras do Presidente da ANF, no decurso do debate que práticamente não teve moderação e onde fiz um interrogatório cerrado a João Cordeiro, sobre o porquê do encerramento da farmácia de Alvega...


Imagens de um debate avinagrado por mim

Eu Caro João Cordeiro, a minha filhota instalou-se com a família em Alvega, uma freguesia do concelho de Abrantes com cerca de 2175 habitantes e agora a farmácia, pimba, fechou. Como é?
Presidente da ANFEstá preocupado? Pois é. Também os meios de comunicação, líderes de opinião e responsáveis políticos acordaram repentinamente, em Portugal, para os males da liberalização da legislação de farmácias, defendendo acaloradamente condicionamento da instalação dentro de cada concelho.
EuE então? Que pensa a ANF de tudo isso?
Presidente da ANF - Por estranho que pareça, estou de acordo com as suas preocupações, mas devo dizer que acordaram tarde. Quando, em 2005, tiveram oportunidade de defender a mesma posição, todos cederam perante a demagogia das ideias liberalizantes que nos conduziram à triste situação em que nos encontramos.
Eu Todos? Mas é uma medida do governo e não da Assembleia… Mas como é que chegámos a isto?
Presidente da ANF - A legislação de farmácias, até 2005, assentava no princípio do condicionamento da propriedade e da instalação. Iniciou-se, então, um período de forte pressão, senão mesmo perseguição, do Ministério da Saúde sobre as farmácias com o objectivo de "liberalizar" o sector. Defender a liberdade económica, proteger os jovens farmacêuticos, facilitar o acesso da população aos medicamentos, criar emprego, promover a concorrência, etc., etc., tudo serviu de argumento para alterar a legislação das farmácias.
EuMas eram argumentos pertinentes, daqueles que os eleitores gostam de ouvir...
Presidente da ANFPois, mas contrariamente ao prometido, não se criou emprego, os preços aumentaram, a qualidade dos serviços prestados pelas farmácias piorou, a sua rentabilidade diminuiu, a acessibilidade aos medicamentos é mais difícil e os jovens farmacêuticos, aos quais se prometia o acesso à propriedade de farmácia, ficaram reduzidos à condição de serventuários de quem tem dinheiro para investir no sector.
EuMais uma vez a demagogia, mas na altura a ANF … .
Presidente da ANF - A ANF nunca defendeu a liberalização da instalação de farmácias dentro do concelho, porque ela significaria a sua inevitável concentração nos meios urbanos, desprotegendo os meios rurais. Em nossa opinião, deve caminhar-se em sentido contrário, isto é, no sentido da valorização dos meios rurais e da criação de condições atractivas para a fixação da população. A farmácia é uma actividade privada que presta um serviço público de saúde, onde devem convergir, de forma equilibrada, os interesses individuais e os interesses colectivos, mas sempre com predomínio destes últimos.
EuEntão o cartel das farmácias, formado pelos senhores com massa é que mandam no sector…
Presidente da ANF - Foi o abandono, pelo legislador, desta característica identitária das farmácias que esteve na origem da liberalização das transferências dentro do concelho. Quando um ministro apela na Assembleia da República aos deputados para que o ajudem a combater o cartel das farmácias, está tudo dito sobre a forma de exercício de funções públicas e sobre a serenidade com que são tomadas as decisões.
EuMas... e agora?

(a resposta, bem como todo o "debate", pode ser lido no DN de 16 de Junho)

7 comentários:

  1. Bom dia Rogério

    O amigo tem o João Cordeiro à perna, a mim calhou-me um deputado (ainda por cima que ajudei a eleger) veja o meu post da ultima sexta feira) e olhe a minha sorte.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Isto parece uma Conspiração, tirar Centros de Saúde e Farmácias, deve ser para ajudar a matar mais depressa os idosos e assim pouparem os cêntimos, das suas magras pensões.
    Quando as coisas são para complicar ou piorar as condições de vida das populações, começo logo a pensar quais serão as suas reais intensões.
    1ªFase-Sugar, 2ªFase-Exterminar

    ResponderEliminar
  3. Assim de repente, até paredce que os supermercados vão passar a ter para além das aréas de saude... médicos. Parece um lobby.

    ResponderEliminar
  4. Meus amigos lembram-se do mapa que coloquei, há uns dias?

    Tendemos para aí.

    Portugal
    será
    Só litoral...

    ResponderEliminar
  5. Se bem que por aqui,no litoral, as coisas também não andam famosas...

    ResponderEliminar
  6. Curiosamente, os indignados com o encerramento de maternidades e SAPs não reagiram a isto
    PS: Pronto, agora já percebi o seu comentário de ontem lá no CR...

    ResponderEliminar
  7. Já agora, Portugal será só litoral e trabalharemos todos para o Tio Belmiro. Já faltou mais para se deitarem abaixo as paredes dos centros comerciais e ficar tudo dentro de um Super-hiper-mega-Continente...

    ResponderEliminar