26 dezembro, 2010

Homilias dominicais (citando Saramago) - 21

"Parece-me completamente impossível ler num ecrã de computador. Lamento. Sou do tempo do livro, do papel. Uma pessoa pode deixar cair uma lágrima sobre um livro. É mais difícil deixar cair uma lágrima sobre um computador. Creio que o livro, apesar de tudo, perdurará." Ao ler estas palavras de José Saramago redobro a motivação. Terei que (re)escrever o "...Meu Navegar" nesse formato. Contudo, não tenho a visão que não seja possível entrar com expectativa teclando um "ctrl+alt*Del" ou experimentar emoção sobre um teclado trocando o virar de página por um "enter" ou por um toque de "rato" sobre uma palavra mágica que vos leva ao texto certo ... Querem tentar? Cliquem aqui e vão parar lá a todo o conto de Natal que vos fará o coração saltar (os corações saltam, sabiam?)

HOMILIA DOMINICAL (extratos de um conto de Natal)

(...) Porque o Menino, a Criança é um menino, levanta-se da mesa, abre a porta, separa-se da Família e desce os três degraus de pedra que conduzem ao mundo. Ali adiante há um muro caiado, baixo, com uma varanda dando para terras ignotas. A Criança vai debruçar-se sobre o muro, deixa cair a cabeça sobre os braços cruzados, e o terrível nó das lágrimas desata-se dentro de si. Da casa vêm risos e vozes, alguém fala muito alto, e depois ressoam gargalhadas. Ninguém está pensando na Criança
(...) Mas ela tem os olhos fixos, está confusa, perturbada: o desenho mostra a invariável manjedoura, a vaca e o burrinho, e toda a restante figuração. Sobre esta cena já sem mistério cai a neve, e esta neve é preta. Porquê?
“Porquê?”, pergunta a Professora à Menina que fez o desenho. A Menina não responde. Talvez mais nervosa do que quereria mostrar, a Professora insiste. Há na sala os risos cruéis e os murmúrios de troça que sempre aparecem em ocasiões destas. A Menina está de pé, muito séria, um pouco trémula. E responde, por fim: “Pintei a neve preta porque foi nesse Natal que a minha mãe morreu”. Fez-se silêncio e a Professora pensou, assim o veio a contar mais tarde: “À Lua já chegámos, mas quando e como conseguiremos chegar ao espírito duma criança que pintou a neve preta porque a mãe lhe morreu?”.

Muitos anos depois destas histórias terem acontecido, contei-as a uma outra Menina, que me perguntou: “E eles ainda estão tristes?”. Nessa altura disse-lhe que sim, que há tristezas que o tempo não consegue apagar, mas hoje conforta-me a ideia de que talvez o Menino do Muro Branco e a Menina da Neve Negra se tenham encontrado na vida, e que talvez por causa deles o mundo já esteja a mudar sem que nós tenhamos dado por isso."

Um Conto de Natal de José Saramago

8 comentários:

  1. Caro Rogério
    Como já deve ter dado para perceber, não sou lá grande devoto do menino Jesus. Penso que ainda não é da idade que vai avançando.
    Mas este este Natal estive muito mais atento do que é costume. Senti especiamente que este Natal está a ser menos esperançoso do que é costume. Mas eu acredito que é possível alterar este (mau) estado de espírito. Sim acredito que os homens de boa vontade (se o quizerem )podem fazer isso. Impresionou-me a criança que pintou a neve de preta.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Meu amigo:
    Desconhecia este belo conto de Saramago.
    "“À Lua já chegámos, mas quando e como conseguiremos chegar ao espírito duma criança que pintou a neve preta porque a mãe lhe morreu?”.
    Só quem tem um sensibilidade ímpar consegue escrever assim.
    Boas Festas !

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. De facto escrever no papel
    para que as palavras respirem
    é um momento único
    Até o nosso Saramago
    mais me surpreendia
    antes de se tentar pelo computador

    Para ti amigo
    que nunca te doam as mãos
    de preferência
    Tudo pelo melhor com um grande abraço

    ResponderEliminar
  4. Caro Rogério
    Como diz em "estas palavras" de Jose Saramago, também eu, hoje ainda escrevo muito mais em papel do que no computador. Sensivilizou-me o facto de uma criança pintar a neve de preto. E eu ainda penso que o Universo é o mesmo, os homens é que mudaram.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. A tecnologia muda, evolui, mas os sentimentos são os mesmos.Terá sempre uma criança triste e um adulto com saudades de outros tempos... isso é ser humano!

    Querido, o natal já passou, agora que venha 2011 e o meu desejo é que seja um ano muito especial para vc, porque vc é especial e mora no meu coração.

    Bjs

    Salete

    ResponderEliminar
  6. Rogério,

    Partilho com Saramago também este apego natural pelos livros, pelo papel, o seu cheiro, o próprio prazer físico do toque, o saber que estão ali à mão, amigos sempre disponíveis,incólumes a qualquer espécie de vírus, que os façam desaparecer.
    “Pintei a neve preta porque foi nesse Natal que a minha mãe morreu”.
    Como se pode ler numa tela esta frase dita por uma criança?

    Gostei muito de entrar neste blog.




    ps: Ao fazer aquele rodriguinho do bold das pipocas devo ter apagado o comentário principal...!

    ResponderEliminar