30 maio, 2011

O endividamento começou, quando o aparelho produtivo começou a ser destruído... I

Quando olho o mar, por força deste, o meu pensamento recua a séculos passados. A minha capacidade de ver nesses tempos, dá-me o nítido detalhe das águas a abraçar cascos de esquadras de todo o tipo de navios de construção lusa, partindo de portos fervilhando de gentes. Éramos os agentes da primeira globalização, os "japões" chamavam-nos namban-jin...


Mantenho a legenda de um post editado o ano passado onde denunciava palavras do então candidato presidencial Cavaco Silva. Eu mantenho a ideia que então tinha, ele não, pois já não precisa. Acho que foi com palavras assim que ele renovou o mandato. Dizia a notícia: "PR quer investimento nos portos e auto-estradas do mar". Falando dos portos cilindrava o projecto TGV, como se a opção de transporte de carga podesse vir por mar e num porto parar. Eu até acho que Cavaco olhou para o mar, pois foi a partir de 1982/3 que começou o declínio de todas as nossas frotas e, assim, dando um rombo prolongado, surdo e mudo à economia do mar. Hoje ele anda atarefado a reunir condições para que o que sobra chegue para pagar as dívidas que ele próprio ajudou a criar. Não terá a tarefa fácil, mesmo que consiga que os partidos "credíveis" se venham a entender (o que por certo, irá acontecer). Porque ontem a CDU lembrou também tudo isso, pelas palavras do seu candidato Carlos Coutinho, relembro eu também neste momento, onde começou o endividamento:



O gráfico representa o número de embarcações totais registadas. Portugal

terá perdido, em 29 anos, quase 60% da frota total (pesqueira e de transportes) - fonte:PorData

18 comentários:

  1. Um verdadeiro artista o Cavaco. Acabou com as pescas, a agricultura e o transporte ferroviário e agora diz com toda a lata que é preciso apostar no mar, revitalizar a agricultura e preservar a linha férrea!!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu vim ler seu blog e desejar uma linda semana beijos no coração daqui do Brasil beijos,Evanir..
    www.aviagem1.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Obrigada.
    Sem arte e sem dor, voltarei mais logo.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Repito o que ando a dizer há mil anos: necessário voltar à terra. Afinal não é ai a essência da vida?

    Depois, tudo o resto vem por acréscimo. Produzir. E viver com o que produzimos.

    PS: Cresci, fiz-me mulher, não numa, mas na MAIOR metalomecânica deste país... onde está? O chão é agora um condomínio de luxo... Tb lá se executavam verdadeiras peças de relojoaria...
    O nome? MAGUE! Com orgulho. Muito!!! Quase vinte anos de dedicação.

    Bem-haja
    Boa semana
    Mel

    ResponderEliminar
  5. Justo à raiz!...À raiz da derrocada. O pior é que quem derruba é "convidado" a continuar a derrubar porque "merece"(?!)
    Confuso? Pois...


    Um beijo

    ResponderEliminar
  6. Podemos agradecer a Cavaco, essa impoluta criatura acima dos políticos.

    Mas podemos agradecer também a quem dá o poder sempre e de novo aos dois partidos ( mais o CDS) do meio.

    Bom dia.

    ResponderEliminar
  7. E ainda mal começou...a derrocada.
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Lá no fundo, bem no fundo, Cavaco sabe que nos afundou...

    ResponderEliminar
  9. Caro Rogério
    Gamei-lhe o gráfico.
    Desculpe qualquer coisinha.
    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Toda a gente com dois dedos de testa quando começou a ver a destruição de tudo e a pagarem para o bota abaixo, nem era preciso ser economista.
    E o nosso problema vai continuar, a Europa só quer que paguemos e continuemos a comprar os produtos deles.
    Quanto ao turismo não é a galinha dos ovos de ouro, outros países europeus estão a apostar no mesmo... e claro, mais uma coisa que não vai dar para todos.
    Nós temos é que produzir, pelo menos, aquilo que consumimos e se forem só apoiar as firmas exportadoras... continuamos com o défice porque importamos demasiado e aí a troika está-se a borrifar.

    Bjos

    ResponderEliminar
  11. Nada disto é novo. Da mesma forma que dizemos, (sim dizemos, nós,os que estão contra tudo isto), há muitos anos que nada disto é para bem do povo português, que estes partidos nada têm de comum com o nome que embandeiram (socialistas) que todas as opções tomadas após a Revolução, começando com o fim da Reforma Agraria (PS)e acabando no abate da frota pesqueira(PSD), tudo isto só tem um objectivo: O bem do capitalismo, dos capitalistas e a prepectuação da exploração do povo português. Espero que abram os olhos... porque só não vê as consequencias destas politicas, quem não quer ver!!
    Abraços.

    ResponderEliminar
  12. Cavaco foi um dos mais responsáveis, sem dúvida alguma pelo desmantelamento da frota pesqueira e não só.
    O país seria um paraíso para os turistas e a nossa débil economia floresceria da sua exploração...
    Chamar-lhe utopia é pouco.

    Rogério, o que mais me dói é perceber que nada vai mudar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  13. Passámos de namban-jin a mendigos.
    O Cavaco quer agora ser o salvador do mar e da agricultura que ele ajudou a destruir.
    Basta olhar para o gráfico, um país com uma costa como a nossa, não ter recursos para dela usufruir.
    Estou cada vez mais triste e desiludida.

    bjos

    ResponderEliminar
  14. Faz todo o sentido as suas palavras

    Ilibado o pepino espanhol

    resta-nos dia 5
    o teste aos tomates

    com voto esclarecido
    na esquerda não comprometida

    obviamente na CDU

    ResponderEliminar
  15. Caro Rogério
    Politica é com o meu "folha seca" por norma não comento os posts dele porque entendo que não percebo muito desta nossa politica, mas hoje não posso deixar de dizer ao meu amigo Rogério que estamos a 5 dias das eleições e encontro-me num grande dilema, Coelho vai ser com ervilhas na próxima 5ª feira que é Feriado aqui para estes lados, Sócrates só o nome da-me naúseas, por isso meu amigo resta-me poucas alternativas mas não vai ser em branco nem nulo o meu voto, e como eu até estou de acordo com o nosso amigo Eufrázio.
    Beijo

    ResponderEliminar
  16. A traição começou em 1385,quando um um rei chegou ao poder com apoio popular e mal pôde instituiu o regime feudal,distribuindo o país pelos amigos...pela iniciativa privada...lembra-me o 25 de Abril.

    ResponderEliminar
  17. E ainda há censura! até nos blogues! acabei de ser censurada neste, por causa da minha opinião sobre a dívida pública! Entretanto aqui passou e e aqui neste todos os meus comentários passam! vê-se bem quais são os bloggers do Bloco Central! País de mentirosos! nunca irá a lado nenhum com estes mentirosos no poder!

    ResponderEliminar