09 agosto, 2012

Alqueva? Não há azar, irá ser uma grande e excelente ETAR...


Desde menino que sonhava que o sonho se realizaria...

No baú dos meus escritos, com etiqueta de "Reforma Agrária", estão mais de uma dezena de textos falando de Alqueva. Desde uma cronologia onde escrevia que sonhava com dizeres do meu herói, um quase ignorado engenheiro com um nome que o liga ao filho (que também admiro), até um poema que fala de desertificação, há lá que ler até mais não. 
Hoje as noticias dão a última machadada no sonho. Haverão acusações, argumentos e mais argumentos. Esquecer-se-ão, acusadores e acusados, que cada um tem seu quinhão, pois as valências do sonho foram a pouco e pouco, ao longo da citada (e nessa altura incompleta) cronologia, destruídas por todos os governos, desde a famigerada lei Barreto. Da valência agrícola à da aquacultura, desta à da energia e, por fim. a valência salvadora, a do turismo de luxo, todos os governos foram matando, cada um à sua maneira, o sonho que desde menino tenho sonhado.

Diz-me uma pedra, das que constituem o meu petrificado povo,  condoída com a minha expressão sofrida: "Não há azar, Alqueva irá ser uma grande e excelente ETAR"
 - Que grande merda, ter de dar razão a uma pedra.  

NOTA: Este post vai ter a mesma etiqueta. Talvez um dia a Reforma Agrária saia da gaveta

10 comentários:

  1. Há sempre gentalha capaz de transformar um SONHO numa ETAR!:-((

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro Rogério
    Não fui ao Baú (lá irei) mas desde ontem que ando às voltas com esta estória que talvez um dia seja contada. Tal como a do dia anterior relacionada com a tal fábrica de paineis solares. Sempre que começo a escrever, rasgo o rascunho e olho para o umbigo e vejo que nessa profunda "etar" também me estou a afundar. Não não não me vou pôr a teorizar sobre capitalistas bons e maus. Mas há obras feitas, conhecidas que até se comem e sobretudo bebem. Acredite que ontem quando circulava nos campos do Lis, ouvi esta notícia. Parei para a digerir (porra até chorei) e aí percebi o quanto somos insignificantes perante os donos do capital financeiro. Incapaz de passar ao "Papel" usei o Pessoa para dar sinal.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar
  3. Grande e excelente?
    É possível. Mas insuficiente...

    ResponderEliminar
  4. Sonhos de menino perdidos... Triste.
    Um grande bj querido amigo

    ResponderEliminar
  5. Rogério, meu querido amigo Rogério, não tenho como te consolar, porque eu mesma estou de alma muito triste com toda esta coisa esquisita à volta de Alqueva,,,

    Pobre país!!

    Um abraço solidário

    ResponderEliminar
  6. Tudo o que pode vingar
    nesta seara sem dono
    é ceifado à nascença,
    condenado ao abandono.
    Mete dó tal política
    que passa por não fazer nada
    progredir custa dinheiro
    Tão poupada a canalhada!...

    Lídia

    ResponderEliminar
  7. O país todo foi transformado numa enorme ETAR nos último ano! Estes grandes empresários da treta são incapazes de investir um tostão que seja deles. Investem sim o dinheiro que não é deles. Quando este lhes é negado, encolhem o rabinho e pronto. É o que há!

    ResponderEliminar
  8. Não tinha a menor ideia da gravidade do problema...
    Será que nada se vai fazer no sentido de mudar o tristíssimo destino do Alqueva???

    ResponderEliminar
  9. Um dia ( mais cedo do que tarde, espero...) se saberá toda a trama que rodeou este enredo.
    Pena que a CGD não tenha sido tão cautelosa no empréstimo de 21 milhões ao genro do Cavaco, exigindo apenas como garantia, o próprio Pavilhão Atlântico!
    Partilho a sua mágoa, porque o Alqueva poderia ser algo de grandioso e corre o risco de se transformar na tal ETAR

    ResponderEliminar