A Marktest é reputada em estudos de... mercado. O mercado da opinião não lhe é excepção. A imprensa é cliente importante e atenta. Quando determinada tendência cresce, pimba!, a imprensa encomenda. Encomenda para saber orientar o que deve meter em primeira página, como deve criar sobressaltos e casos ou produzir omissões. É assim que tem acontecido. E tem assim funcionado.
Desde cedo percebi que tinha que concorrer com as minhas sondagens e fui-as fazendo utilizando a base e o mesmo modelo de dimensionamento das classes sociais que a Marktest segue. Essa orientação que vinha seguindo está prestes a ser desaconselhada por errada. Está de facto ultrapassada. Diz-me a Lei de Pareto:
20% vivem à custa da insatisfação, dor e empobrecimento de 80% da população
Segundo a minha sondagem de hoje, há algo errado
Com a concentração da riqueza, devem ser 20 e não 17,4% os satisfeitos com este orçamento (A e B). E as classes média (C1) e média baixa (C2) já deviam estar claramente esclarecidas sobre o que vai acontecer às suas vidas... Devem ser menos os que ainda comparam a lei do orçamento com a constituição sem saberem para onde se virar. 26,7% é a dimensão dos acordados em vias de chegarem a actos? Devem ser muitos mais... O modelo está marado!
Não compreendeu nada do que leu? Nem sabe interpretar o que diz Pareto?
Não faz mal. Acredite em mim, é assim:
Olhe o gráfico ao lado e pense um bocado. Basta que a CDU cresça mais um pouco e atinja os 20% para que 80% fiquem a pensar que as coisas vão, de facto, mudar!
Boa?
Boa?
Seria um resultado histórico, seria!
ResponderEliminarAbraço!
Será!, se já não é...
ResponderEliminarMuito boa malha!
ResponderEliminarBoa não, muito boa!
ResponderEliminar(Espero mesmo que desta vez a Lei de Murphy deixe de ser um hábito)
Alguma vez irá mudar!
ResponderEliminarapesar das sondagens e das primeiras páginas, nada está escrito que os homens não possam...
ResponderEliminarabraço fraterno.
os gajos não vão gostar destes gráficos....
ResponderEliminarTem de mudar!
ResponderEliminarNão basta ter razão
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