06 novembro, 2014

"O Desafio da Educação" - II


Quanto à autonomia das escolas, quando a FENPROF cita o CONSELHO NACIONAL DA EDUCAÇÃO significa que são da mesma opinião:
 «...enquanto a administração educativa se mantiver fortemente centralizada, a autonomia das escolas não passará de uma intenção recorrentemente anunciada, mas sistematicamente contrariada.
Aliás, este alargamento da contratualização dá-se, paradoxalmente, num contexto de recentralização, favorecido quer pelas plataformas informáticas, quer pela constituição de mega-agrupamentos, tal como o Conselho Nacional de Educação (CNE) recentemente denunciou, ao afirmar que a criação de agrupamentos de grande dimensão tem vindo a criar problemas novos onde eles não existiam alertando, também, para a recentralização do poder na administração central, agora reforçada na sua capacidade de controlo de tudo e todos, pelas novas tecnologias (Recomendação nº 7/2012, CNE). »
 ... e quando eu cito o Bolimundo, num comentário lá deixado, quero dizer que comungo do seu escrever (ainda que ele transcreva um trecho de um livro há muito lido):
«– Observem – disse o Diretor, triunfante. – Observem. Os livros e o barulho intenso, as flores e os choques elétricos – na mente infantil essas parelhas já estavam ligadas de forma comprometedora; e, ao cabo de duzentas repetições da mesma lição, ou de outra parecida, estariam casadas indissoluvelmente. O que o homem uniu, a natureza é incapaz de separar. – Eles crescerão com o que os psicólogos chamavam de um ódio “instintivo” aos livros e às flores. Reflexos inalteravelmente condicionados. Ficarão protegidas contra os livros e a botânica por toda a vida. – O Diretor voltou-se para as enfermeiras. – Podem levá-las.»
in "Admirável Mundo Novo", Aldous Huxley
Só não chegaremos a este estado, se não tivermos cuidado...


6 comentários:

  1. Educação é a base de tudo e é por saber isso que o bando do Poder mais o seu ministro sem pasta e protector, isto é, o reformado de Boliqueime tudo faz para destruir a Escola Pública!!

    Bons sonhos, Rogério.

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  2. A escola está doente! Os professores terão que ser muito resistentes para ficarem sãos! (estou numa e sei) No entanto, é na escola que crescemos, como pessoas e como cidadãos. Temos que ajudá-la, pois!

    Beijinhos Marianos, Rogério!

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  3. Cada dia entendo menos. A escola devia ser o lugar onde professores e alunos se sentissem felizes.
    Parece-me um palco de luta e de crises onde ninguém se entende.

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  4. ~
    ~ ~ L a m e n t á v e l ! ~ ~

    ~ A Eduçação será sempre o alicerce dos valores
    e saberes de uma sociedade.

    ~ Assistimos à destruição de ambas.

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  5. A educação é a base fundamental de qualquer sociedade que se quer justa, mas quando o objectivo do governo é destruí-la, que tipo de sociedade podemos esperar que saia desta politica.

    Tudo premeditado e pensado para nos tornar subservientes.

    beijinho

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  6. Essa imagem é chocante!

    Pensava eu que já tinha sido feito um percurso, lento talvez, difícil, com toda a certeza, contra esta ideia da uniformização, do (fato pronto a vestir, como dizíamos entre nós), no sentido de criar condições a todas as crianças para que desenvolvessem apetências e competências próprias, apesar da existência de um currículo, tido, em muitos casos, como um conjunto de linhas orientadoras e não como o deus maior da aprendizagem.
    Parece que voltamos atrás...
    Não demora nada e estará a ser lido o mesmo texto, em todas as escolas,à mesma hora do mesmo dia.

    Bj.

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