12 janeiro, 2018

Jornalismo? O qu´é qu´é isso?


Em 12 de Janeiro do ano passado deu-se a abertura do 4º Congresso dos Jornalistas Portugueses. Segui-o dia-a-dia e foi como se lá estivesse estado. Passado um ano, qual é o saldo? Depois das conclusões, como terá sido o seguimento às recomendações? Vejamos o balanço possível:


Sobre o impacto dos vídeos que então selecionei escrevia eu há um ano atrás:
«Não sei ao certo quantos jornalistas haverá, nem quantos foram os que passaram por lá, os que intervieram e o que disseram.
O que me inquieta nem é tanto o que por lá foi dito, mas o pouco interesse que o público leitor lhe dedicou. O que me inquieta é a pouca solidariedade de classe...
Vejam só, para uma amostragem desses quatro vídeos editados no youtube, o que elejo, tinha (às 2h30 do dia 17 de Janeiro) apenas 83 visualizações (e os outros vídeos não estavam melhor, antes pelo contrário).»
A imagem acima confirma a lástima já então lastimada. Eu explico:
  • O vídeo que fora visto 83 vezes, tem hoje um acumulado de 196 visualizações
  • O que fora mais visto tem hoje menos de um milhar de visualizações
  • E aos "jornalistas de referência", ninguém lhes ligou uma peva
Não sei quantos alunos frequentam cada um dos semestre da licenciatura de jornalismo, mas bastava que este vídeo tivesse passado numa aula e teríamos, não só rebentado com tão magra escala, como teríamos certamente mais condições para continuar a falar de JORNALISTAS (em "caixa alta")... 

1 comentário:

  1. Hoje vai em novecentas e noventa e tal visualizações, o que continua a ser pouco mais do que nada...

    Abraço grande.

    ResponderEliminar