18 dezembro, 2018

"A Greve Cirurgica"


«Ouvi no noticiário da vergonhosa TVI, a não menos vergonhosa bastonária da Ordem dos Enfermeiros, CAVACO, dizer que estão a morrer pessoas por falta de cirurgia.
A nova “Anjo da Morte” portuguesa culpa o governo no sentido de que ou fazem o que ela quer ou matam milhares de portugueses.
É um abuso de uma falsa autoridade sobre a classe dos enfermeiros dos blocos operatórios, principalmente quando os dois novos sindicatos tinham poucas pessoas inscritas, mas agora têm todos os profissionais auxiliares dos blocos operatórios que , para receberem os 1.200 euros por mês de greve, são obrigados a estarem inscritos nos dois sindicatos do PSD de RUI RIO.»
(Dieter Dellinger, 16/12/2018, in "Estátua de Sal")
____________
 «Imagine-se que o sector privado decide apoiar a greve no sector público. Além da fragilização da imagem do sector público junto da população, uma paragem continuada do seu concorrente público trará a prazo muitos doentes para o sector privado. A própria ministra já afirmou na RTP que, como é já hábito, caso se ultrapasse o prazo aconselhável de espera por uma cirurgia, os pacientes recebem um vale para o poder usar no sector privado.
Como lembrou ontem no 360 da RTP3 o ex-deputado comunista Honório Novo, era como se a Sonae promovesse greves prolongadas no concorrentes Jerónimo Martins para transferir as vendas dos consumidores para a sua marca.»
______________
... é preciso saber quem financia quem, e não é porque a recolha é feita via net, que não deve ser possível saber da origem das transferências a favor de sindicatos. Ao Ministério Público compete o controlo da legalidade sindical. E os financiamentos directos ou indirectos, sejam eles para pagar greves ou outras quaisquer actividades, são uma «pedra de toque» que dita a independência sindical prevista na lei.
Há muitos interesses em jogo, alguns bem endinheirados, aos quais muito interessa o desprestígio do SNS e das suas unidades mais apetrechadas e capacitadas, a transferência dos actos clínicos por fazer no público para o privado, bem como a liquidação do direito à greve.
É altura de agir, travar o passo a aventuras que usando e abusando da liberdade e da democracia, criam as condições para o seu funeral, e o retorno a tempos que queremos nunca mais ver repetidos!»
Manuel Guerreiro, 18/12/2018, in "AbrilAbril")

3 comentários:

  1. Estando naturalmente solidária com as greves dos trabalhadores de qualquer sector e depois de já ter lido os artigos que aqui nos trazes, fui-me apercebendo de que esta específica greve se reveste de contornos que a despojam do carácter de luta pelos direitos dos utentes do SNS.

    Essa característica, que tem sido apanágio de muitas lutas e greves de trabalhadores da Saúde, tanto quanto os interesses dos próprios trabalhadores, parece, neste específico caso, abalado. Como tal, resta-me deixar aqui transcrita uma posição que conheces decerto melhor do que eu, mas que poderá ser consultada - eventualmente... - por quem ainda a não conheça.

    ..."Relativamente aos enfermeiros o PCP reconhece que, como outros trabalhadores, estão sujeitos a um enorme desgaste e tendo sido reposta uma parte dos direitos que lhes tinham sido cortados por sucessivos governos, em particular pelo Governo PSD/CDS, persistem problemas, no reconhecimento das progressões e na valorização das carreiras, na falta de profissionais, que se traduzem em condições de trabalho muito difíceis e num real desgaste. Em torno destas reivindicações e da defesa do Serviço Nacional de Saúde os enfermeiros têm desenvolvido uma luta que continua com a qual o PCP foi e é solidário. Ao mesmo tempo o PCP não pode deixar de manifestar a sua preocupação com uma acção em curso que invocando o direito à greve incide sobre as cirurgias em alguns hospitais de forma bastante prolongada, afectando brutalmente os utentes. O descontentamento e as reivindicações dos enfermeiros são usados para atingir o SNS e facilitar os lucros dos grupos privados da saúde. Alguns enfermeiros, estão a ser usados e pagos, com centenas de milhar de euros, cuja origem não se conhece, registando-se observações já feitas sobre a possibilidade de serem os grupos privados da saúde a financiarem essa acção para beneficiarem da transferência das operações cirúrgicas e pôr em causa o SNS. Uma acção que está a afectar o prestígio e o respeito que os profissionais de enfermagem merecem da população.

    Finalmente, não há sindicatos tradicionais ou não tradicionais, há sindicatos que defendem os interesses de classe dos trabalhadores e aqueles que não os defendem. A CGTP-IN, os sindicatos do movimento sindical unitário, defendem os interesses de classe dos trabalhadores em todas as circunstâncias e isso é reconhecido pelos trabalhadores, independentemente de todas as manobras divisionistas promovidas por vários protagonistas ao longo de décadas. E essa é uma realidade que conta e contará para o presente e o futuro."

    ResponderEliminar
  2. Boa noite:- Desalinhos e contrastes da vida portuguesa. Desejando um .....

    FELIZ NATAL
    ..
    *** Desabafo do meu coração vadio ***

    ResponderEliminar
  3. As greves prejudicam sempre alguém

    A administração do blogue - em baixo - deseja que neste Natal caia - ou fortaleça - no coração da administração deste bonito espaço, a LUZ DIVINA, em forma de Saúde, Paz, Amor e ... Poesia.
    .
    "" Tem mensagem de reflexão natalícia no brincando "
    .
    *** Brincando com as palavras ***
    .
    FELIZ NATAL ...EM PAZ E AMOR.

    ResponderEliminar