28 abril, 2021

HOJE, MAIS UM DIA SALVO PELA BELA LUA (e nem as nuvens me escondem a alegria...)

Foto minha, da minha janela

Desculpem a minha ausência!
Talvez amanhã falarei desta alegria!
Ou, se não, noutro dia
Mesmo se as nuvens teimem

27 abril, 2021

HOJE O DIA FOI SALVO POR UMA BELA LUA (e por uma notícia boa)

Hoje o dia começou mal. Primeiro, porque tendo acordado a uma hora decente, resolvi vira-me para o outro lado e acordei tarde como o diabo. Depois, na explanada, a carga do meu portátil foi à vida e não deu para nem um um décimo daquilo a que me propunha. De seguida, a minha ida a Famões, eu e a menina do GPS não nos entendemos e passei a manhã às voltas. A tarde foi passada numa tarefa importante, num evento nobre, mas (até pela boa organização) eu não fazia falta. 

Enfim, seria um dia para esquecer não fora esta lua... e a boa notícia.

SE ME COMOVI? SIM, CLARO! ... E NÃO ERA PRECISO TANTO!

24 abril, 2021

Eis "O DIA INICIAL INTEIRO E LIMPO"

E será mais um dia a não parar... dou destaque ao cartaz que anuncia uma iniciativa bem bonita, depois de desfilar na avenida iremos inaugurar a exposição... 


 

23 abril, 2021

TALVEZ DEUS NÃO EXISTA, MAS POR VEZES ATÉ PARECE...

Todos os que me seguem se lembram da comovente notícia. Logo depois, foram muitos e comoventes os comentários ao meu atrevimento. Hoje, pela manhã, dei com dois trevos de quatro folhas fazendo-lhe companhia...


Talvez Deus não exista, mas por vezes até parece....

22 abril, 2021

PORQUE A DATA NÃO TARDA... HÁ QUE TRABALHAR PARA QUE NÃO SE APAGUE A MEMÓRIA!

Fomos fazer o que era necessário de ser feito. E  correu bem. Montámos duas exposições e amanhã montaremos outra. Enviei há pouco um email ao Mário de Carvalho... 

Não perceberam ainda do que falo? Então eu lembro

21 abril, 2021

E O CENÁRIO JÁ ESTÁ MONTADO

A nobreza do local, a sua acústica e o significado histórico de uma indústria que fechou a porta mas que deixou património na "Medrosa" irá ser cenário... Hoje, em conversa com a Presidente da Junta, ela deixou a esperança, e se ela deixou a esperança eu a entendo como uma certeza... 

Haverá canto e ópera em espaço que já foi operário! Boa?

20 abril, 2021

UMA TERÇA-FEIRA QUASE PERFEITA


Seria uma terça-feira perfeita, pois ela regista o regresso do meu neto e porque o meu lufa-lufa foi tão perfeito como o entardecer que reporto...
 

 Só não foi perfeita esta terça-feira porque agora a imprensa põe na montra protagonistas que sempre estiveram nas tintas e omite quem muito luta. Hoje até Marcelo veio à liça e nem uma palavra sobre o que se passou há 5 dias atrás, e pela 4ª vez...

19 abril, 2021

UM TENOR JÁ TENHO! OUTRO JÁ APALAVRADO... JÁ NÃO FALTA TUDO!

Claro que isto vai andado. Vou falando e vou juntando. Hoje a reunião com a Alexandra (uma menina da Junta de Freguesia) foi bem proveitosa, não só quanto ao cinquentenário do meu bairro como também quanto à celebração do 25 de Abril...

Ah, e quanto ao vídeo acima que me foi enviado pela Janita... Um tenor já tenho. Outro está apalavrado... Já não falta tudo (assim o Centro Comercial cá do burgo, autorize e não julgue ser deslocado ou abuso)

18 abril, 2021

E HOJE O DIA SE REPETIU... MAS AO FIM DA TARDE TIVE FRIO

Eram para aí 7h da tarde...

A "minha-mai-nova" comentou encantada as fotos de ontem. E nesse preciso momento segredei-lhe:

Andreia, querida filha. Como sempre fui empreendedor, vê se concordas com o negócio: Vou montar esplanada, três lugares junto à janela. Serviço de café ao preço normal a que somarei a taxa de ocupação da janela. Tal taxa é calculada em função da claridade do dia/índice de nebulosidade, estilo 5€ em dia lindo e 20 cêntimos, quando em nevoeiro cerrado. Ah! e o tempo de ocupação também conta, 15 min. passado esse tempo, rua! 😜 Boa?

Antes deste meu segredo à minha-mai-nova, comecei o dia com a costumada rotina.  Depois, foi aquela tonelada de chamadas na toada já narrada e uma visita rápida ao AKI (que já não se chama assim) para ver se encontrava a solução para repetir a exposição no 25 de Abril.

Por fim, decidi ir à praia... ver habilidades do meu neto.


Estive por lá um tempo, mas regressei cedo. Ao chegar a casa, à porta de casa... a chave? Bolas, bolas, bolas, não a tinha levado!

Tive de esperar e esperar e esperar que minha filhota me viesse abrir a porta. E já estava frescote, àquela hora... Tive um frio do caraças, mas foi um domingo bem passado!


17 abril, 2021

HOJE O DIA CONVIDAVA A FICAR NUMA BOA...

Esta manhã, da minha janela

Hoje o dia convidava a não fazer nada. Senti-me barco, sem vela, sem mastro, sem remos e sem casco. Por sobre as águas, navegava sem sair do lugar onde estava. À janela. E foi à janela, sem sair dela, que fiz o que é rotina fazer. Mas depressa saí do ramerrame para de pronto entrar no lufa-lufa habitual, mas sem afastar o olhar da regata. Telefonei à Madalena,  depois ao João e de seguida ao Pedro, que não me tendo atendido me obrigou a deixar-lhe uma mensagem no messenger, por sinal bem extensa. De seguida liguei ao Franky a confirmar o nosso encontro à tarde. Foi nessa altura que saí da janela, não sem antes tirar outra foto...

De tarde, à hora aprazada lá estava. O Franky apareceu um pouco depois e logo de seguida o Pedro chegou com a Daniela e lá fomos no carro dela, à Parede, visitar a Garagem-Estúdio do italiano. O objectivo era todos podermos perceber que condições ali se reuniam para os necessários ensaios. Discutimos alinhamentos, que o Franky abriria o evento com duas interpretações incluído "O caruso", pois o João cantaria dois ou três trechos de ópera à sua escolha, e que o resto do alinhamento seria visto depois mas que o Franky fecharia logo a seguir à exibição do grupo de canto polifónico.

Não sairíamos dali sem um show de demonstração de quem sabe da poda. 

Em casa, preparei a uma divulgação bem contida (só um cheirinho), pois o segredo, também neste caso, é a alma do negócio.

___

16 abril, 2021

ESTOU A VER O "EXPRESSO DA MEIA NOITE"...

... e trago à liça, missa antiga, estupidamente actual:
«Veio enfim um tempo em que tudo o que os homens tinham olhado como inalienável se tornou objecto de troca, de tráfico, e podia alienar-se. É o tempo em que as próprias coisas que até então eram comunicadas, mas nunca trocadas; dadas, mas nunca vendidas; adquiridas, mas nunca compradas - virtude, amor, opinião, ciência, consciência, etc. - em que tudo enfim passou para o comércio. É o tempo da corrupção geral, da venalidade universal"»
Karl Marx, in "Miséria da Filosofia", 1847

«João Cravinho não esconde a sua desilusão. Autor de um pacote legislativo que deixou no Parlamento antes de ir para Londres para a direcção do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento, viu as suas propostas serem rejeitadas pela sua própria bancada, a do PS.»
Rogério Pereira, In "Reconstituíndo um post roubado...", 2011

«Recusamos comentários com componente de julgamento»
Jerónimo de Sousa, ontem in "Notícias ao Minuto"

15 abril, 2021

PERANTE A AUSÊNCIA DE RESPOSTA, AVANCEI EU COM O TRABALHO... E QUASE NÃO DAVA CONTA DO RECADO...

Começava assim a missiva que ficou sem resposta:

Exmo Senhor Dr. (segue-se o nome dele)

Venho, em nome das entidades organizadoras do evento "Não! Nunca! A vida e a poesia não se confinam!" que ontem decorreu na net com o uso do Zoom, solicitar que receba , na sua melhor oportunidade, uma delegação nossa a fim de podermos acertar ideias sobre os passos seguintes, na perspectiva de se poder vir a contar com o patrocínio da Oeiras Valley em relação a algumas ideias que temos em mente para poder levar mais longe a memória do que consideramos ter sido uma sessão memorável. 

E a escrita se estendia por aí fora. 

Sem patrocínio da Câmara, dei-me eu, amador, ao trabalho. Dizem que não ficou nada mal e que até parece trabalho de profissional. 

E como é longo e sou vaidoso, vejam a partir do ponto em que eu  entro em cena... (ou vejam todo)

14 abril, 2021

E, CLARO, VEM ASSINADO... (basta a imagem, e sabe-se!)


 Mandei-lhe um sms confirmando a recepção e agradecendo, emocionado, o gesto... é que é exactamente assim que adormeço!

13 abril, 2021

A fraudulência, o Ivo e o traço do Fernando...


 «Parece que lavra grande indignação nas redes sociais. Tudo porque um juiz, Ivo Rosa de sua graça, resolveu inocentar uma porção de pulhas cujos crimes foram longamente investigados pelo ministério público que, acolitado pelo super-herói do correio da manha, o juiz Carlos Alexandre – mesmo assim foi incapaz de apresentar uma acusação limpa, isenta de tretas e irrefutável de factos.

Está claro que para o correio da manha não há mal que  lhe não venha bem. Em lugar de endeusar um juiz, em breve passará a demonizar outro. Em vez de um super-herói passará a ter mais um super-vilão, um malvado de toga. E a vender ainda mais papel (para grande gáudio do grupo empresarial a que pertence).

Quanto ao leitorado do jornal, aos indignados das redes sociais e ao eleitorado do Chega também lhes cairá bem. A bem dzer porque nofundonofundo todos gostam de odiar, mas certamente também porque muitos deles, tal como a loira das telenovelas, também se sentem irresistivelmente atraídos pelo cafajeste.

Belos tempos para os canalhas, os cínicos, os velhacos e, claro, para os ingénuos. Sim, porque não há fraude sem tótós.

Estamos, portanto, no campo da fraudulência, de que já vos falei aqui. E, como então referi, “Não há melhor palavra para descrever, com propriedade, o clima venéreo dos dias que correm, o seu ar do tempo e o inconfundível fedor do que propagam os jornais”.»

Sou fã da arte do Fernando. Identifico-me com o estilo da sua escrita e já em tempos lhe dei aqui espaço à sua criatividade. Este texto será um testemunho histórico que decidi trazer a este meu diário. 

 
 
 
.

11 abril, 2021

O PONTAPÉ DE SAÍDA...


COMEMORAÇÕES DO 50 º ANIVERSÁRIO DO BAIRRO

Resumo e decisões da 1ª Reunião da Comissão de Festas, dia 10 de Abril, (Esplanada do CVO)

Presentes: Rogério Pereira (DS); Madalena Sintra Duarte (FB); J. Boiça (EMACO); Ricardo Maia Moura (Escuteiros); Inês Mendes, em representação da Carolina Mendonça (CVO) - Ausência justificada: Jorge Boiça (CFO)

Foi aprovado o alargamento da Comissão, que passa a integrar o Raul Castelão. Foram tomadas as seguintes decisões:

ENVOLVIMENTO:

·     Envolver todas as populações que integram os bairros da Quinta da Medrosa e não apenas os “bairros das caixas”. O envolvimento das comunidades de todos os bairros da marginal à via-férrea e da estrada da Medrosa à Ribeira da Lage deverá ser progressiva e decorrente da dinâmica que se vá criando. Esta nova configuração tem por objetivo não apenas criar uma identidade territorial como também poder-se integrar na dinâmica do Projeto da Candidatura de Oeiras a Capital da Cultura 2027. Sobre este projeto esta Comissão de Festas passará a ter J. Boiça como elo de ligação à Câmara e em próxima reunião trará mais informações no sentido da nossa dinâmica se fazer em sintonia;

·         A comunicação será um elemento fundamental e assim, para além do Facebook (a cargo da Madalena) irá ser criado um grupo de comunicação reunindo ela própria, a Inês e o Jorge Boiça, de forma a se assegurar o funcionamento e a periodicidade da informação por outros canais, designadamente pelo uso do Instagram (Inês) e de uma newsletter (Jorge) – Este grupo deverá reunir logo que possível e será coordenado pela Madalena.

DURAÇÃO

·     As comemorações terão três fases: o momento em que se assinala a data oficial da inauguração do “bairro novo”; uma segunda fase coincidente com as festividades dos Santos Populares; e a terceira fase, desde o S. Pedro até ao fim do ano, com as festas de Natal

PROGRAMAÇÃO DA PRIMEIRA FASE

·         A 1ª fase, terá início no dia 18 de Maio, com o lançamento da Placa que assinala os 50 anos do Bairro das Caixas e terá, naturalmente o envolvimento das Autarquias. O Rogério fará o primeiro contacto com a Junta de Freguesia e posterior ligação com a CMO em articulação com o Boiça

·         No fim de semana seguinte (dias 21, 22 e 23) deverão desenvolver-se atividades:

o   Desportivas (de ginásio e de rua) a serem planeadas pela Carolina e pelo Jorge

o   Culturais, a serem planeadas pelo Boiça com o apoio do Rogério

o   De debate, a serem planeadas pelo Castelão, com o apoio do Rogério

o   Musicais e artísticas, a serem planeadas pelo Rogério

o   Religiosas, a serem planeadas pelo Ricardo

o   Organização de uma exposição documental “Medrosa, nós somos a memória que temos” em local a definir, a cargo do Boiça – devendo desde já ser reunida por todos, a documentação disponível que na próxima reunião da Comissão lhe deverá ser entregue para poder ser montada a exposição

ORIENTAÇÕES PARA AS FASES SEGUINTES

·         A 2ª fase coincidente com os festejos dos Santos Populares, no decurso do mês de Junho, terão de ser planeadas pelo Ricardo que levará em conta a própria tradição dos bairros;

·         A 3ª fase de Junho até Dezembro, integrará um conjunto de iniciativas a planear por esta comissão, mas ficou desde já a perspetiva de visitas ao património local (Forte de S. Julião da Barra) e configuração de uma Memória Descritiva para instalar elevadores em todos os prédios do Bairro Novo (responsável a designar)

·         Em momento a definir, a Comissão irá avaliar que passos deverão ser dados para se vir a formalizar a criação de uma Associação de Moradores

TAREFAS IMEDIATAS

No decurso da nossa reunião foram feitas várias apreciações sobre a evolução da comunidade local, da elevada idade da geração que habitou o Bairro e da chegada de novos habitantes na consideração das mutações comportamentais e de integração social tendo-se concluído pela necessidade de se fazer prédio a prédio, rua a rua o levantamento dos novos moradores para, em passo seguinte, se definir uma orientação face ao novo quadro a que se chegar…

Outra tarefa imediata é a de ir acompanhando as medidas de confinamento e segurança a fim de cada um dos responsáveis ir ajustando o seu plano às condições impostas pela pandemia.

PRÓXIMA REUNIÃO: 24 de Abril, 10h30 no CVO

 Medrosa, 11 de Abril de 2021

 O relator

Rogério Pereira

10 abril, 2021

CADA VEZ ESTOU MAIS ESPANTADO COM O RUMO QUE A BARCA LEVA...


O Parlamento votou uma proposta que dizia qualquer coisa como isto:
«Tendo em conta a necessidade de garantir provisões para investimentos futuros que serão necessários para enfrentar a crise, propomos a proibição da distribuição de dividendos nas grandes empresas, permitindo que sejam distribuídos lucros apenas nas micro, pequenas e médias empresas, ainda que com limitações» e a proposta pretendia ainda proibir os dividendos, também na banca e nos grupos económicos, «até ao final do ano em que cessem as medidas excepcionais e temporárias de resposta à epidemia SARS-CoV-2», assegurando «que a banca se limita a ser um agente de um serviço público, de apoio à economia e às famílias». 
E não é que a proposta foi chumbada!...
(Veja aqui os detalhes disto)

09 abril, 2021

SÓCRATES DESMENTE O QUE HÁ 10 ANOS PARECE TER ADMITIDO...

Esta a confissão que Sócrates terá apresentado à Comissão Parlamentar de Inquérito, não por forma escrita ou presencial, mas em vídeo (que já gravou e se encontra disponível no YouTube)
A notícia é antiga, está datada 
mas esta é a notícia actualizada 

08 abril, 2021

HOJE, MAIS UM DIA EM PASSO DE CORRIDA!

Cedo começou a faina, numa esplanada onde há muito não ia. 

Redigi o voto de pesar para que a Confederação o remetesse ao CEE.

Liguei à assistente social, a Drª Júlia, a dar-lhe conta da Maria João, de como se lhe agrava a visão e das dificuldades não superadas na confirmação da chamada para a vacina e colocando a questão de ela superar o tropeção. Fantástica profissional pegou no problema e de pronto o resolveu. Confirmou ao fim da manhã que ela voltaria a ser chamada.

Depois foram mais de uma dúzia de telefonemas para preencher a lista de confirmações para assistirem à apresentação do livro "1921/2021 - 100 ANOS DE LUTA" a realizar na tarde de sábado. A meta que me foi fixada era atingir 20 presenças e que a maioria não fosse militante do meu Partido (confirmado à bocado 60% serão independentes).

Na esplanada, a sombra trouxe o desconforto do frio que a brisa acentuou. Em casa liguei à Olívia para não contactar a Direcção do INIAVE pois conseguira a adesão do 5º elemento para preencher o grupo de redacção do programa eleitoral que trataria do tema "Parques Hortícolas em meio urbano" e dei-lhe a notícia de o João ter aderido. 

Seguiu-se o almoçinho  seguido da curta sesta e depois uma conversa com o João. O João é um cabo-verdiano batido e mais que batido no tema agricultura e diligente  animador-zelador de hortas comunitárias no concelho. Falámos de tudo um pouco e combinamos outro encontro antes de reunir o grupo. 

De regresso, entrei no Jardim Municipal para confirmar se se mantinha o abandono que observara no inicio do meu mandato de eleito.

E o aspecto do lago, que outrora tivera simpáticos patos e repuxos, era este que a foto documenta. Ao longe, a gaiola que tivera mil espécies de coloridas aves, mantinha-se deserta. Ao lado a "estufa fria" mantinha-se com um portão e lá dentro um dumper camarário dava sinal de estar servindo de garagem e depósito de arrumação.

Perdida no meio de tão profundo desacerto jaz abandonada uma obra assinada por Vhils e saí dali fazendo mentalmente o balanço de um dia  onde meu trabalho de candidato tivera significativo avanço!


Este era o aspecto da obra em 2016, quando foi inaugurada. Hoje reflecte o abandono a que se encontra votada. Será que o autor sabe?

CONTINUANDO A PLANEAR O 50º ANIVERSÁRIO DO MEU BAIRRO

E ainda vai ser só no próximo sábado a primeira reunião da Comissão Organizadora do evento e já tenho mais que uma mão cheia de ideias....

Hoje junto mais um  àqueles outros convidados que darão brilho à festa. Ao primeiro a ser referido (lembram-se do Francy Inocenti?) juntei canto e adufe e agora...junto ópera! Boa?


06 abril, 2021

PLANEANDO O 50º ANIVERSÁRIO DO MEU BAIRRO

 Vai ser já no próximo sábado a primeira reunião da Comissão Organizadora do evento. E já tenho uma mão cheia de ideias e já também de alguns convidados que darão brilho à festa. Àquele a que já aqui referi (lembram-se do Francy Inocenti?) junta-se um outro, um grupo, de que mais à frente falarei dele. 

Estava eu a saborear o sol da esplanada quando a Eugénia, vizinha amiga antiga de tantos anos quantos o bairro conta, me abeirou. Falámos disto e daquilo e veio a talhe de foice falar da nossa festa. Ela canta que até encanta e lembrei-me do grupo. Lancei-lhe a escada. Ela sorrio e a participação ficou quase de pronto ali assegurada. Vai ser lindo, ora oiçam...

05 abril, 2021

QUEM ESTÁ PASSANDO A CERTIDÃO DE ÓBITO À LAGOA DE ÓBIDOS?

Tenho desta Lagoa memórias que não se apagam. Era uma visita obrigatória que fazíamos aquando das férias passadas na praia das nossas vidas...  Da Areia Branca lá é um saltinho...

Hoje dói o coração, ler esta notícia!

Foi num Conselho de Ministros, em Dezembro de 2017, que a segunda fase dos trabalhos foi aprovada, após uma intervenção, em 2015 e 2016, em que foram extraídos 716 mil metros cúbicos de areia, deixando zonas com reduzida oxigenação e em que o efeito das marés devolveu à água uma boa parte dos dragados indevidamente colocados nas margens.  

Na apresentação do cronograma da intervenção, onde se previa que as obras arrancassem entre Setembro e Outubro de 2019, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente, assumiu que não haveria mais adiamentos.

(...) Crítico dos sucessivos adiamentos e da «continuada falta de resposta» por parte do Governo, o PCP reprova a «inacção» das autarquias de Óbidos e de Caldas da Rainha, ambas no distrito de Leiria, relativamente à classificação da Lagoa como área protegida de âmbito regional.

(...)Com uma área total aproximada de 6,9 quilómetros quadrados, a Lagoa de Óbidos é o sistema lagunar mais extenso da costa portuguesa, onde é necessário intervir periodicamente para evitar o seu assoreamento e garantir a continuidade do ecossistema, designadamente dos bivalves. 

Ler notícia na integra em AbrilAbril


 

---

02 abril, 2021

BOA PÁSCOA E NÃO ESQUEÇA... ALWAYS LOOK ON THE BRIGHT SIDE OF LIFE!



Tenho, desde sempre e hoje mais uma vez, assinalado este dia pela parte que a muitos esquece. Mas tal insistência, embora já canse, não desisto dela. Cá vai:
Se Israel condiciona a população de Gaza a visitar Jerusalém durante as comemorações da Páscoa,  não ligue a nada.
always look on the bright side of life
Se agora, tal como já aconteceu, a NATO está em vias de «melhorar a rapidez e a capacidade letal das forças norte-americanas na Europa» e isso significa ter a guerra à porta, que importa? 
always look on the bright side of life
Se este mês, tal como no passado, recebeu magro salário, e ainda assim não tem emprego assegurado, deixá-lo. 
always look on the bright side of life
Se ontem, tal como no outro dia, soube de gente faminta, siga.
always look on the bright side of life
Se neste ano, tal como no ano passado, centenas de bombas terão rebentado, passe ao lado.
always look on the bright side of life
Se cada vez mais menos se liga  no Direito Internacional, qual o mal?
always look on the bright side of life
Se há está instalado o medo de tudo e de nada, do pequeno comércio à venda de estrada e você vê reduzir o seu pé-de-meia, esqueça talvez nada aconteça
always look on the bright side of life

Se há milhões de crucificados neste dia...
Diga aquela frase cínica "É a vida"...
... e olhe sempre pelo lado bom que ela tem ainda.

Rogério Pereira

01 abril, 2021

DIA DAS MENTIRAS...

Hoje pela manhã, ia a levantar-me da cama à hora costumada, diz-me a almofada com voz meio ensonada "Onde pensas que vais? Toca a regressar!" e voltei ao vale dos lençóis até que a fome apertou e eu fui tratar de a sossegar. Ia a pegar na esfregona, mas ela encolheu-se toda, e o chão ficou como estava. Ia a sentar-me para ingressar no trabalho, diz-me a cadeira "Senta-te noutro lado!" 

Com tanta recusa, hoje não fiz a "ponta de um chavelho". Nem lida da casa, nem teclado, nem zoom a suportar mais um werbinar, nenhuma chamada, nem email para lá e para cá. Nada.

Dei uma volta pela praia e saboreei o prazer de nada fazer deixando perder o olhar pela bela paisagem, exactamente no ponto onde o rio acaba e começa o mar...