16 agosto, 2010

Pactuar com a estratégia de Pedro Passos Coelho é entrar num labirinto de onde dificilmente se sairá. Ponto-de-situação nº2

A figura analisada a preceito, desfaz dois equívocos: Primeiro - A bela imagem tem sido atribuída a M.C. Escher e não é. Trata-se sim do desenho da estratégia labiríntica da oposição, desenhada por Pedro Passos Coelho, visando a alteração da Constituição Portuguesa. Segundo equívoco - A figura de veraneante do Primeiro Ministro é uma montagem da imprensa cor-de-rosa, enganosa. Trata-se sim de Sócrates, perdido no labirinto, lendo a Constituição anotada, para estudar quais os artigos constitucionais onde vai ceder, após aquela gritaria que já começou a partir do Pontal...

No meu post "Pactuar com a estratégia de Pedro Passos Coelho é entrar num labirinto de onde dificilmente se sairá...", que publiquei em 26 de Julho, eu via (e continuo a ver) uma estratégia de risco, perfeitamente alinhada com os interesses em apagar, de uma vez por todas, os vestigios do 25 de Abril que ainda restam...

Depois fiz um primeiro ponto-de-situação em que escrevi que Pedro Passos Coelho estaria satisfeito com o teste à sua labirintica estratégia de alteração constitucional. Fiz essa análise olhando as sondagens então publicadas. Tinha antes, da sua proposta, 39, 2% e depois dela 36%. Perder pouco mais de 3 pontos, para perceber até onde o PS aceitaria ir na revisão constitucional, foi considerado por mim como não sendo nada mau para Passos Coelho...

No Pontal, Pedro Passos Coelho fez um discurso que antecipa semanas de grande gritaria e que deverá culminar com a viabilização do Orçamento do Estado. Sobre a revisão da Constituição, muitos consideram o Pontal um tiro de pólvora seca e eu também pois PPC guarda a artilharia para quando Sócrates estiver melhor preparado e os cérebros anormais votantes estiverem ganhos... Assim, está desenhada a estratégia. Assim eu a percebi desde o meu primeiro post sobre este tema!
NOTA FINAL - Tinha-me comprometido com o Carlos Barbosa de Oliveira responder às quatro perguntas que colocou lá as sua Crónicas do Rochedo, mas só vou responder à 5ª: Na festa do Pontal o vinho distribuido foi o palhete, sem que tal se deva associar à "irmandade do garrafão" dada a digna e fina assistência...

8 comentários:

  1. Não sou futurologo nem sei ler o perfil dos actuais políticos- Sócrates/PPCoelho
    Parece-me que se um é artista de circo o outro não é menos.
    Resta saber qual dos dois é mais mentiroso.

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Rogério, eu não mereço uma rua em Oeiras, não por ter casado com um alemão e residir na Alemanha... mas sim, porque não sei quem é esse Pedro Passos Coelho!!!

    ResponderEliminar
  3. Carissimo, sabe que não vi nem ouvi nadica de nada do que se passou no pontal/quarteira? Também não me fez falta, pela sua descrição estou esclarecida!
    :)))

    ResponderEliminar
  4. Caro Rogério

    De facto o "palhete" não é branco nem é tinto. Parece-me que o meu caro tem razão.
    Coisas mais sérias. o PPS tem uma estratégica mesmo, "labirintica" e quem se mete em labirintos, nem sempre encontra a saída. Mas mesmo labirintica tem uma estratégia, o que parece não existir por outras bandas. Ou há e eu eu não a consigo ver?
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Eu bem me parecia que o vinho era fracote, mas é do que corre rápido nas veias.
    Quanto à sua análise, estou mais uma vez de acordo.

    ResponderEliminar
  6. Luis,
    Futurologia é comigo...

    Ematejoca,
    Agora, que já vai sabendo quem é Pedro Passos Coelho, já não tem razão para rejeitar o seu nome colocado numa bonita rua de Oeiras...

    Ariel,
    agradeço reconhecer-me como fonte previligiada para a sua informação

    Folha Seca,
    de facto acho que o defeito é seu... (e meu também, porqque também não vejo)

    Carlos,
    vinho fraco foi para os mirones, consta que os promotores e animadores da festa beberam "Barca Velha"... (tão ao gosta da Fernanda - Ná)

    ResponderEliminar
  7. Vim deixar um sorriso


    SORRIR



    Sorri...
    Sorri sempre...
    Aproveita...
    A Vida...
    O Sol...
    O Amor...
    E vai srrindo...
    Olha o belo...
    Olha o lindo...
    E continua a sorrir...
    Faz da vida...
    O teu grande sorriso...
    Pois é muito bom...
    Saber sempre sorrir...

    LILI LARANJO

    ResponderEliminar
  8. Gostei
    Gosto sempre de um sorriso
    Vou mostra-lo
    A estes senhores
    A ver se ganham juízo

    Boa?

    ResponderEliminar