14 maio, 2012

Eduardo Galeano, Eu, Minha Alma e Meu Contrário...

Pré anunciei a sua entrevista e ei-la na integra, a desassossegar os nossos pensamentos e dando-nos os seus, suas reflexões e inquietações. Recomendo vivamente o visionamento integral, de onde retiro a citação:
"Creio que a contradição é o motor da História e que nisso, como noutras coisas, Marx não se enganou...".
Para os mais apressados deixo-vos este extracto:

.
A parte da entrevista em que aprofunda o que somos...
Revejo-me nestas reflexões. Se reescrevesse hoje aquele meu livro de memórias de factos, afectos, angústias e medos, talvez aprofundasse um pouco mais os personagens, mas não mudaria, no essencial a trilogia do meu ser. Entre Eu, Meu Contrário e Minha Alma, nada nos separa e, como já disse, falando da morte: 
"MINHA ALMA é, por tudo isso, mortal. É até, será, julgo, a primeira a morrer. Na sequência da morte, seguir-se-á MEU CONTRÁRIO e só então EU, que acabarei por morrer com o desgosto de os ver desaparecer..." (publicado aqui)  
Nesse post, uma querida amiga deixou um comentário, que guardo:
"A unidade tripartida da personagem constitui, neste livro, um aspeto de indubitável relevo. São as vozes interiores que medem e ponderam, que analisam e procuram o equilíbrio e a coerência dos gestos. Corpo e alma, razão e coração, inteligência e desejo. Eis a "matéria" de que é feito o homem." (ver aqui)

13 comentários:

Mar Arável disse...

As contradições são silvestres

a questão maior
é resolvê-las

Abraço

ematejoca disse...

Claro está que o Marx não se enganou, mas a maior parte dos marxistas NUNCA leram "O Capital" ou não compreenderam o que o Marx queria dizer.

Não é o Karl Marx o culpado desta miséria franciscana da Esquerda, quer cá, quer lá!!!

heretico disse...

sim, excelente reflexão.

o Mar Aravel foi lapidar - a questão das contradições é resolvê-las.

e não vejo como.

abraço

Rogério Pereira disse...

Meus caros, a questão de qualquer contradição
não é resolve-la
mas mudar-lhe a direcção
ou altera-lhe o pendor

Disse Galeano, se não me engano:

"a natureza humana é essencialmente boa e essencialmente má... o desenvolvimento do melhor depende muito do meio circulante"

Carlos Barbosa de Oliveira disse...

Neste momento não posso ver, mas ao final da noite passarei por cá para comentar

MARILENE disse...

O seu próprio comentário, acima, diz tudo. Muito procedente e lúcido.
Eduardo Galeano, um grande pensador e um escritor brilhante.

Bjs.

BlueShell disse...

Olha, vi só o excrto...mas fiquei pasma: tanta coisa de que se falar e tanto para pensar. Gostei da metáfora entre a "Bela e o monstro"...adorável o "sentipensar"..A divisão/fratura em nós...por exemplo- sonho/realidade...e outras que tendemos a fazer quando...afinal somos "unos"!
A "energia do Combate"---fantástico...mesmo!!! Fiquei encantada e absorvi cada palavra! Uau...ficava aqui a ouvi-lo o tempo que fosse preciso. Uma delícia!
Olha...é teu irmão? OU me engano? Aha...por falar em irmão: agradeço a Tua TRESENÇA no Aniversário do meu Paulo: ele ficou deliciado...
Meu beijo
BShell

BlueShell disse...

aha---vou ver a entrevista toda...senão fico com "comichão" de tanta curiosodade!
meu beijo, (de novo)
BShell (Isabel)

Maria João disse...

Somos, essa "unidade tripartida "... concordo!
E conforme o que nos circunda, assim vamos revelando ou ocultando o melhor ou o pior de cada ângulo. Também concordo!

Lídia Borges disse...

É uma delícia ouvi-lo...
Relevo hoje a importância do sonho como parte intrínseca da realidade pois nele, no sonho está a fonte de energia indispensável para "fazer nascer outros mundos... melhores" É tão simples, mas as coisas simples são sempre tão difíceis de compreender.

Sobre o comentário, concordei com ele em absoluto, tanto que concordei que resolvi clicar no (aqui). Surpresa! :)

Um beijo

BlueShell disse...

Xiii...agora é que dei conta dos "erros" que dei nos meus comentários anteriores (estou envergonhada!!!)

Meu anjo...venho agradecer tuas palavras e divulgação deste problema! Bem sei que nem sempre colhemos a desão que gostaríamos, mas teu gesto é, para mim, uma honra... O Meu muito obrigada! (não tenho facebook...nunca me dei ao trabalho...mas agora sinto-lhe a falta!)

Isabel /BShell

Carlos Barbosa de Oliveira disse...

Ontem acabei por não ver, mas hoje não perdi a oportunidade.
Antes de mais cabe a cada um de nós fazer algo para que as coisas mudem mas, como já disse no comentário ao post acima, se continuarmos a olhar para o umbigo e a lutar cada um para seu lado, vai ser difícil

OceanoAzul.Sonhos disse...

Muito bom seria se o mundo demorasse um pouco mais de tempo a pensar e a refletir. Uma delicia ouvir Galeano.

beijinho
cvb