Pré anunciei a sua entrevista e ei-la na integra, a desassossegar os nossos pensamentos e dando-nos os seus, suas reflexões e inquietações. Recomendo vivamente o visionamento integral, de onde retiro a citação:
"Creio que a contradição é o motor da História e que nisso, como noutras coisas, Marx não se enganou...".
Para os mais apressados deixo-vos este extracto:
.
A parte da entrevista em que aprofunda o que somos...
Revejo-me nestas reflexões. Se reescrevesse hoje aquele meu livro de memórias de factos, afectos, angústias e medos, talvez aprofundasse um pouco mais os personagens, mas não mudaria, no essencial a trilogia do meu ser. Entre Eu, Meu Contrário e Minha Alma, nada nos separa e, como já disse, falando da morte:
"MINHA ALMA é, por tudo isso, mortal. É até, será, julgo, a primeira a morrer. Na sequência da morte, seguir-se-á MEU CONTRÁRIO e só então EU, que acabarei por morrer com o desgosto de os ver desaparecer..." (publicado aqui)
Nesse post, uma querida amiga deixou um comentário, que guardo:
"A unidade tripartida da personagem constitui, neste livro, um aspeto de indubitável relevo. São as vozes interiores que medem e ponderam, que analisam e procuram o equilíbrio e a coerência dos gestos. Corpo e alma, razão e coração, inteligência e desejo. Eis a "matéria" de que é feito o homem." (ver aqui)
As contradições são silvestres
ResponderEliminara questão maior
é resolvê-las
Abraço
Claro está que o Marx não se enganou, mas a maior parte dos marxistas NUNCA leram "O Capital" ou não compreenderam o que o Marx queria dizer.
ResponderEliminarNão é o Karl Marx o culpado desta miséria franciscana da Esquerda, quer cá, quer lá!!!
sim, excelente reflexão.
ResponderEliminaro Mar Aravel foi lapidar - a questão das contradições é resolvê-las.
e não vejo como.
abraço
Meus caros, a questão de qualquer contradição
ResponderEliminarnão é resolve-la
mas mudar-lhe a direcção
ou altera-lhe o pendor
Disse Galeano, se não me engano:
"a natureza humana é essencialmente boa e essencialmente má... o desenvolvimento do melhor depende muito do meio circulante"
Neste momento não posso ver, mas ao final da noite passarei por cá para comentar
ResponderEliminarO seu próprio comentário, acima, diz tudo. Muito procedente e lúcido.
ResponderEliminarEduardo Galeano, um grande pensador e um escritor brilhante.
Bjs.
Olha, vi só o excrto...mas fiquei pasma: tanta coisa de que se falar e tanto para pensar. Gostei da metáfora entre a "Bela e o monstro"...adorável o "sentipensar"..A divisão/fratura em nós...por exemplo- sonho/realidade...e outras que tendemos a fazer quando...afinal somos "unos"!
ResponderEliminarA "energia do Combate"---fantástico...mesmo!!! Fiquei encantada e absorvi cada palavra! Uau...ficava aqui a ouvi-lo o tempo que fosse preciso. Uma delícia!
Olha...é teu irmão? OU me engano? Aha...por falar em irmão: agradeço a Tua TRESENÇA no Aniversário do meu Paulo: ele ficou deliciado...
Meu beijo
BShell
aha---vou ver a entrevista toda...senão fico com "comichão" de tanta curiosodade!
ResponderEliminarmeu beijo, (de novo)
BShell (Isabel)
Somos, essa "unidade tripartida "... concordo!
ResponderEliminarE conforme o que nos circunda, assim vamos revelando ou ocultando o melhor ou o pior de cada ângulo. Também concordo!
É uma delícia ouvi-lo...
ResponderEliminarRelevo hoje a importância do sonho como parte intrínseca da realidade pois nele, no sonho está a fonte de energia indispensável para "fazer nascer outros mundos... melhores" É tão simples, mas as coisas simples são sempre tão difíceis de compreender.
Sobre o comentário, concordei com ele em absoluto, tanto que concordei que resolvi clicar no (aqui). Surpresa! :)
Um beijo
Xiii...agora é que dei conta dos "erros" que dei nos meus comentários anteriores (estou envergonhada!!!)
ResponderEliminarMeu anjo...venho agradecer tuas palavras e divulgação deste problema! Bem sei que nem sempre colhemos a desão que gostaríamos, mas teu gesto é, para mim, uma honra... O Meu muito obrigada! (não tenho facebook...nunca me dei ao trabalho...mas agora sinto-lhe a falta!)
Isabel /BShell
Ontem acabei por não ver, mas hoje não perdi a oportunidade.
ResponderEliminarAntes de mais cabe a cada um de nós fazer algo para que as coisas mudem mas, como já disse no comentário ao post acima, se continuarmos a olhar para o umbigo e a lutar cada um para seu lado, vai ser difícil
Muito bom seria se o mundo demorasse um pouco mais de tempo a pensar e a refletir. Uma delicia ouvir Galeano.
ResponderEliminarbeijinho
cvb