02 março, 2021

AEROPORTO NO MONTIJO, JÁ NÃO? BOA MALHA!

Era do outro lado da estrada, à porta da tasca, num terreiro onde parava a rara camioneta de carreira que ligava o Montijo ao Barreiro. Da quintinha até lá eram cem passos apressados e mal contados. Era ali que aos domingos se juntavam os homens. Miúdos não havia, era só eu. Minha avó deixava-me ir, contrafeita "não te quero ali,  aquela gente não tem tino na língua e só sabem dizer destarelos". Mas eu insistia e ia. Ia e ficava por lá até que a última rodada fosse paga por quem não tivesse ouvido uma única vez o grito de "boa malha". Tino na língua, não tinham. Quanto a dizerem "destarelos", não sabia se os diziam, mas não parecia que os dissessem. Falavam das duras condições de trabalho lá na fábrica dos adubos do Barreiro, em confronto com as condições que havia na Mundet, a corticeira ali perto. Falavam do salário magro.  Falavam do pão que fazia parte da semanada. Falavam de coisas do Estado e da volta que se esperava que este levasse.(...) O jogo, o "chinquilho" era mero pretexto e de cada vez que lhes ouvia coisa acertada, gritava para dentro de mim mesmo, sem que ouvissem nada: "boa malha!"»
Escrevi assim em Janeiro de 2013 e hoje, ao ouvir a noticia, senti-me a regressar ao mesmo lugar e dei com um grupo a jogar o mesmo jogo*, a falar nos mesmos termos, com que falavam naqueles tempos. A falar de problemas semelhantes aos que falavam antes. Até que alguém deu a notícia "Sabem? O regulador da aviação chumba liminarmente aeroporto do Montijo!"
Todos pararam o jogo e ouviu-se em coro:
Boa malha!

 * O jogo do chinquilho continua vivo



15 comentários:

  1. Boa malha e belo texto!...Afinal, Mário Lino estava cheio de razão:
    "Não se pode andar aos tiros aos pássaros para os aviões puderem passar"
    Logo, no Montijo: Jamais...leia, sff, como se pronuncia em francês: "jamé".

    Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com todo respeito
      Mário Lino era um cromo do caraças... e nem sei se sabia que houvesse quem jogasse o chinquilho
      https://youtu.be/2j3sBppq0Bk

      Boa noite, abraço, abracinho ou beijinho
      conforme a hora que estejas ouvindo

      Eliminar
  2. Ler o texto é um prazer, Rogério.
    De resto, nunca ouvi falar no cromo do caraças Mário Lino e o aeroporto do Montijo também não me diz nada.

    Boa noite, sem jogos perigosos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Teresa
      Tal cromo, jaz em espaço politico desconhecido e dele nunca mais se terá ouvido até a Janita lhe ter dado palco...
      Quanto ao chinquilho, é um jogo tranquilo sem risco nem perigo. Pegas numa malha e vez se acertas num pino. Se acertas, ganhas pontos. Se ficas perto, ganhas poucos... o resto, fala a aritmética

      Eliminar
  3. Boa malha! Alguma vez haveríamos de entender a importância do "Caminho das Aves", ainda que, desta feita, sejam mesmo simples avezinhas.

    Eu joguei ao chinquilho quando era catraia. E era cada tiro, cada pino.
    Lembras-te de eu te falar na casa do Dafundo? Pois, por detrás, havia umas casinhas mais modestas e era lá que morava o Jaime que brincou com a minha mãe quando ela era pequenina. O tempo passou, o Jaime fez-se jornaleiro, casou, teve uma carrada de filhos e a minha mãe teve-me a mim. Volta e meia, o Jaime jogava ao chinquilho com os filhos mais crescidinhos e eu lá ia meter-me ao barulho... como era filha da menina Nelinha, não havia nada que o Jaime me recusasse, ainda que fosse menina e muitos dos vizinhos torcessem o nariz àquelas minhas intromissões nas brincadeiras "de rapaz". A minha mãe, que também era boa no chinquilho, estava-se nas tintas para o que os "narizes empinados" pensassem.

    Abraço grande! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As avezinhas e não só, pois era todo um ecossistema que ia p´ro caraças. E era também as pessoas com poluição sonora. Foi a esse propósito que me lembrei daquele lugar e do jogo do chinquilho, pois uma das trajectórias de aterragem passa mesmo por cima do local e forçosamente a baixa altura pois dele ao Montijo haverá uma distância de 3 ou 4 km o que à velocidade de um avião são pouco mais de um minuto...

      Maria João, o que há por aí de interessante que tu não tenhas já feito?

      Regista que tal jogo tradicional se mantém vivo, e também o associativismo (que na Margem Sul é forte) graças ao Partido. Na Festa do Avante, tem sempre acontecido torneios de chinquilho muito concorridos e animados...

      Abraço, forte e largo!

      Eliminar
    2. Muita coisa bela se mantém viva e forte graças ao Partido, sem dúvida!

      Alargo ainda mais este novo abraço!

      Eliminar
  4. Já posso voar à vontade e do alto ver o jogo do "chinquilho" .
    BOA MALHA!

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se voares
      para aterrares
      em Alcochete
      como espera toda a gente
      dificilmente verás a malha
      e o pino
      é muito pequenino
      mas se vires muita maralha
      junta numa praça
      podes crer que é Chinquilho
      Boa?

      Bjinho

      Eliminar
  5. E andamos nisto desde a minha adolescência .....


    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há gente que para um passo em frente
      leva uma eternidade

      Abraço ainda maior

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Meu Norte

      Chegas sempre
      com a palavra certa
      é mesmo
      é mesmo "telenovela"

      Abraço

      Eliminar
  7. Já podemos sonhar com um bom sono e não com o pesadelo dos aviões dia e noite a roncar por aqui.
    O dinheiro que os sucessivos governos têm gasto com estudos para o aeroporto, dava para termos um SNS saúde bem melhor.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, Elvira
      Tanto dinheiro perdido
      Tanto desperdício
      E ninguém percebe
      porque se abandonou Alcochete

      Abraço
      e saúde, da boa!

      Eliminar