20 março, 2021

DIÁLOGOS DE PRIMAVERA

O dia tinha decorrido até ali com uma actividade intensa. Primeiro, escrever o resumo e as conclusões da última reunião do Partido, depois enviar à Heloísa o documento que lhe tinha prometido na última reunião da coordenadora da Coligação e por fim, integrar num único guião, os diferentes alinhamentos das intervenções dos convidados a participar na iniciativa agendada para a próxima terça-feira, introduzir alguns ajustes e validá-los com os parceiros e, por último, distribuir o guião final a toda a gente. Ufa! 5 da tarde, como o tempo passa!

Sem outro compromisso, o sol primaveril desafiava a um passeio. E dei-o. Fui a caminho da Torre e ao passar por uma árvore aconteceu o que jamais esperaria poder acontecer, o reencontro com o mesmo melro com o qual trocara, há tempos, melódicos trinados. De pronto não o reconheci quando ele começou e lançou um canto a que nem sequer liguei. Ele insistiu e pareceu-me então que sim, que era ele. Fiquei mais atento a escutá-lo até perder a dúvida. Sim, era mesmo ele. Fiz então o que fizera antes, lancei-lhe um tímido assobio, depois outro e depois outro ainda, mais afinado. Houve um silêncio, como se o pássaro quisesse interpretar a minha mensagem posto que ele voltou à liça num chilrear harmonioso, com volteios entre agudos e graves finalizando com chilrear desafiante. Respondi-lhe imitando-lhe parte e depois mais criativo fui inventando sons que nem antes tinha avançado. Estivemos assim um tempo, ora ele, ora eu até que se calou como se tinha calado. Percebi que o nosso diálogo tinha chegado ao fim. Antes que partisse, quis registar-lhe a imagem. Parecendo ter percebido, fez pose aguardando a foto e logo que aconteceu o clique, partiu e eu prossegui o meu passeio. 

Fui ver o mar, exactamente no ponto onde acaba o rio.

_______

20 comentários:

  1. Que post maravilhoso Rogério. Adorei foto e texto.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maravilhoso? Esse elogio
      dá-me alento
      por vezes sempre consigo
      mas quase sempre tento

      Abracinho, rimado

      Eliminar
  2. É realmente um texto maravilhoso acompanhado pela respectiva fotografia.
    É a PRIMAVERA a sorrir para ti, Rogério 🌻

    ResponderEliminar
  3. Um melro em busca de uma amizade, decerto ainda hoje ele te recorda e ao assobio que lançaram ao desafio.

    ResponderEliminar
  4. Dialogar com um melro cantante e desafiador, usando de sopro afinado, não é para qualquer um, não senhor. Logo, digno de ser narrado.
    E o seu interlocutor, Rogério?- estaria nesse diálogo interessado?
    Por favor, não se abespinhe... Se pergunto, é porque vejo o rabo dele pra cá virado!

    Bom dia!
    Neste Domingo ensolarado. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca resisto a um bom desafio...
      É ele que vem ter comigo
      à minha janela ao meu caminho

      Quanto ao ter o rabo para mim virado
      será que este melro é aleijado
      será que tem seu mico amarelo
      implantado no rabo?

      Abraço rimado!

      Eliminar
    2. Como sou gente de bem, respondo com poesia ao seu desdém.
      Mas veja bem... o melro de bico dourado, tem o dito para a frente e o rabo emplumado, para si virado...

      Alberto Caeiro:

      "Quando vier a Primavera"

      Quando vier a Primavera
      Se eu já estiver morto
      As flores florirão da mesma maneira
      E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada.
      A realidade não precisa de mim.

      Sinto uma alegria enorme
      Ao pensar que a minha morte não tem importância nenhuma.
      Se soubesse que amanhã morria
      E a Primavera era depois de amanhã,

      Morreria contente, porque ela era depois de amanhã.
      Se esse é o seu tempo, quando havia ela de vir senão no seu tempo?
      Gosto que tudo seja real e que tudo esteja certo;
      E gosto porque assim seria, mesmo que eu não gostasse.

      Por isso, se morrer agora, morro contente,
      Porque tudo é real e tudo está certo.
      Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.

      Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.
      Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.
      O que for, quando for, é que será o que é.

      *_*

      Eliminar
    3. Desdém? Qual desdém?
      Só te estava dizendo
      que não terias visto bem!

      Se clicares na imagem, ela ficará maior

      (obrigado pelo poema)

      Eliminar
    4. ...e se clicar com o botão do lado direito do rato e apontar o ponteiro para a primeira opção. "Abrir link numa nova guia" e depois clicar nela, ficará com a lupa à sua disposição para visualizar o melro como se ele estivesse frente ao seu nariz. Aí, vê o bico do pássaro virado no sentido oposto ao que o fotógrafo se encontrava...

      Passar bem.

      Eliminar
    5. Mandei a imagem a um perito
      e ele devolveu-me isto
      https://drive.google.com/file/d/1sVQ7dhuiQmkDFwuuUPaJdQNRHxObNOQK/view?usp=sharing

      Eliminar
  5. Esse melro deve ser o mesmo que costumava conversar comigo nos tempos em que eu acedia à net através dos computadores do Centro de Juventude de Oeiras... Da próxima vez que o encontrares, faz soar três assobios curtos, dois longos e novamente três curtos. Ele saberá que me conheces, ou talvez te confunda comigo, sei lá... penso que não haverá por aí muitos melros dispostos a dar conversa a humanos, por isso pressuponho que seja o mesmo ladino que me desafiava diariamente.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser o mesmo, quem sabe? Mas fazendo comparação com o comportamento humano, há melros que cantam e o fazem só para se ouvir, estes nossos são mais generosos e gostam de ser prazenteiros connosco...

      Da próxima vez que o encontrar, farei soar três assobios curtos, dois longos e novamente três curtos.
      Veremos o que acontece!

      Abraço ensolarado

      Eliminar
    2. :) Se for o meu amigo, responder-te-á da mesma forma :)

      Abç

      Eliminar
  6. No meio de tantos trabalhos ainda assobias ao desafio com um melro?
    É obra!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca deixo de responder a quem considero ser da família!

      Abraço, sem assobiar para o lado

      Eliminar
  7. Tenho aqui no meu pequeno jardim a visita diária de um casal de melros, se calhar são primos desse aí. Amanhã vou tentar dialogar com eles, e quem sabe talvez fotografá-lo. Mas não sei assobiar, o que devo fazer ? :)

    Um beijinho primaveril

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que fazer?
      tenho muito trabalhito
      senão, ia eu aí ter

      Desenvolvi essa competência...

      Beijinho, à hora do pôr do sol

      Eliminar