07 março, 2021

O MEU GENRO NÃO PÁRA DE ME SURPREENDER... E A CUCA TAMBÉM!


Estava eu numa videoconferência a ouvir empresários e dirigentes associativos de empresas e associações do Minho carpindo mágoas e raivas, numa iniciativa em parceria com a Rádio Voz de Basto, quando recebo via WhatsApp uma mensagem da minha-mai-nova, "Queres vir jantar?", de pronto lhe respondi "yesss!"

Há hora marcada, lá fui. Durante os preliminares, deu para lhes fazer o relatório do dia e também da consulta presencial da nossa médica de família, feita na sexta, de qual era o meu estado (nada de cuidado), da ecografia receitada, de como ela se lembrava da "nossa menina", de como pela primeira vez não se me embargou a voz enquanto falávamos, carinhosamente, dela...

Quanto ao dia, contei a correria, de como o Fernando declamou Ary, de como tivéramos o cuidado de juntar tantos respeitando tudo o recomendado, do cravo que me foi oferecido e de como o teria perdido, de como saí dali a correr para chegar à hora da videoconferência e do que ainda teria que fazer para produzir o vídeo para assinalar o "Centenário".

À hora da janta, o Mário, com a mesa já posta, foi buscar uma garrafa que exibiu dizendo: "Por muito que estranhe, gastei uma nota para fazermos uma saúde em homenagem ao seu partido!"

Tocados os copos, bem elevados, bebi um trago e exclamei "isto é de estalo". Depois, lá fomos comendo e conversando. Conversando e comendo sem que a Cuca abandonasse, por um só segundo, a conversa parecendo até querer se meter nela. Dizia o meu genro, que o meu Partido estava em declínio, a perder militantes, a perder eleitores, a perder autarquias, não deixando de referir que embora ele se considerasse de direita, nos admirava. Eu lá lhe fui dizendo que o Partido até pode desaparecer, que as cinturas industriais já tinham desaparecido, que a grande indústria se vai finando ou perdendo postos de trabalho. No dia em que a produção nacional for zero e deixe de haver operariado talvez o Partido morra, mas nessa mesma data o País encerra.

Voltámos a fazer novo brinde, e já nem me recordo das palavras que meu genro disse, quando a minha-mai-nova nos interrompeu para produzir a selfie...

______
Chegado a minha casa ainda fiz quatrocentas e não sei quantas coisas e esta foi uma delas.


14 comentários:

  1. Respostas
    1. Eis uma coisa por ti dita que é muito para levar a sério
      Este meu espaço
      é, além de tudo, o meu diário

      Eliminar
  2. É bem verdade o que disseste, Rogério; no dia em que o Partido for dispensável, também terá deixado de haver país.

    Hoje, Dia Internacional da Mulher, um abraço especial para as tuas três lindas filhas.

    ...e outro para ti, claro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João,
      leva tempo, mas a pouco e pouco há cada vez mais gente a perceber isso!

      As minhas filha agradecem
      e eu também, reconhecidamente

      Eliminar
  3. Parabéns ao PCP!

    Que as tuas meninas tenham um bom Dia da Mulher!

    Abraço e boa semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, São

      "Passeei" por elas todas e as notícias são boas...

      Abracinho

      Eliminar
  4. Admiro a tua luta constante por um mundo melhor.
    Admiro também o teu aspecto fresco e saudável — pareces o irmão mais novo do teu genro.
    Um brinde ao partido 🥂 que também já foi o meu.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois dessa "massagem ao ego"
      te digo
      que podes sempre regressar ao meu Partido

      A isso te brindo

      Eliminar
  5. Não vejo aí à mesa o Diogo.
    Será que já tinha jantado e a Cuca ocupou o seu lugar depois dele se ter levantado?

    Quis entrar na pinga de estalo, mas perguntaram-me de lá se eu era menor de idade ou já tinha idade para beber. Obviamente que fiquei aborrecida e saí sem provar a pinga...:-)

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem observado, Janita
      O nosso Diogo depois da janta, foi passar a noite a casa de um colega...

      Quanto ao teu aborrecimento, trata-se de uma responsabilidade social de uma marca que merece todo o respeito (evita colar-se à imagem de promover o álcool a idades em que se devem afastar dele)

      Vai, entra e prova ou não vais perceber até onde foi o gesto do meu genro!

      Abracinho

      Eliminar
  6. O seu genro e a Cuca, não param de o surpreender, e o meu amigo não pára de nos surpreender também com tanta energia e criatividade.
    Brindo a isso !
    Tchin tchin !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes Fê?
      São estas surpresas que me dão energia
      quanto à criatividade talvez a tivesse herdado do meu velho Ti Jaquim Bento...

      Tchim tchim
      e beijinho

      Eliminar
  7. Li ontem no FB e vi o vídeo.
    Gosto da foto e gostei do vídeo.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elvira,
      pelo que percebo foi a única que viu a minha obra.
      Obrigado pela atenção que me dedica

      Abraço, largo
      e saúde, da boa

      Eliminar