18 março, 2021

POLITIQUICES, DESENVOLVIMENTO DAS NAÇÕES, COMPORTAMENTOS SOCIAIS E... A PANDEMIA

O adjectivo começa por ter uma aplicação útil, porque de denúncia, mas depois passa a aplicar-se indiscriminadamente a tudo o que tenha a ver com a actividade politica. Hoje usa-se o termo "politiquice" em justaposição com a expressão "não me meto em política" e coincidente com um maior afastamento a essa prática de cidadania. Não é o seu crescimento, traduzido pelo absentismo e pela ausência de participação politica, característica específica das sociedades subdesenvolvidas mas é nestas que grassa a menor confiança nas instituições e no Estado.   

O desenvolvimento dos povos é medido pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e resulta de uma estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB (PPC) per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos em nível nacional.

Os comportamentos sociais são muito determinados pelas condições de vida, pelo acesso à educação, pela estabilidade de emprego e também pela esperança ou pela falta dela. Nos comportamentos marginais acontece a coexistência de situações limite de todos ou de alguns daqueles factores.

Em Portugal, com a chegada da pandemia teme-se que se agravem vários daqueles aspectos, nomeadamente o desemprego e os indicadores associados aos padrões de vida, mas a confiança nas instituições, a existência de um Serviço Nacional de Saúde e a estabilidade politica, embora em risco, permite ter a esperança de se vir a ultrapassar este momento dramático que tantos estragos vêm fazendo.

Vem tudo isto a propósito do post de ontem... e, não tendo falado uma vez sequer do Brasil, desafio-os a entender o que lá se passa (já vão no 4º Ministro da Saúde) e a fazer a leitura do gráfico abaixo. 

Bora lá (este link ajuda)



2 comentários:

  1. Li com dificuldade, mas li. Eetes dados datam de 2018, se os olhos me não enganaram. Datam portanto de um período anterior tanto à grande pandemia, quanto a uma outra "epidemia", um "surto" que me abstenho de nomear por ser por demais conhecido. Por onde andará o IDH do Brasil de hoje?

    Também procurei Portugal no documento a que acedi pelo link e, por mais que usasse a lupa que comprei na loja chinesa e, não vi nem uma referenciazinha ao nosso "jardim à beira mar plantado", desde os índices elevados aos mais rasteirinhos...

    De qualquer modo, gostei de me poder informar um pouco mais.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar