05 março, 2021

PORQUE VOU ESTAR AMANHÃ A FESTEJAR O CENTENÁRIO...


Porque meu pai foi ameaçado, sendo pessoa de não se meter em nada. Porque era forçado a marchar no recreio da escola, como se fosse parada. Porque em tertúlias literárias com outros jovens, as fazíamos às escondidas. Porque nessa altura conheci o Mário de Carvalho e o Penim. Porque li o "Processo Histórico" do Zamora. Porque trabalhei num jornal, revendo textos que eram sujeitos aos carimbos da censura. Porque aí conheci o Mário Castrim. Porque fui mobilizado, sem me mobilizar, para fazer uma guerra injusta. Porque  passei a vida a trabalhar num sector que ao longo do tempo foi morrendo, por opções impostas. Porque tenho Alma Celta, Coração Luso e Sangue Mouro. Porque sempre decidi em colectivo ouvindo Minha Alma e Meu Contrário. Porque a verdade nem é o que eu digo, nem o que eu penso mas sim o que vou fazendo. Porque aprendi a não culpar ninguém e, desfulanizando, nuca deixo passar um acto em branco. Porque alinho com um conceito de liberdade que implica a liberdade dos povos na escolha do seu destino. 

Por tudo isso, amanhã estarei em Caxias a festejar-me como seu eu próprio fizesse cem anos!

20 comentários:

  1. Parabéns PCP pelos 100 anos!!
    Parabéns Rogério pela tua resistência na luta pela sobrevivência do teu partido!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Teresa!
      Apenas um reparo, eu não luto pela sobrevivência do meu Partido. Se fosse esse o meu/nosso empenhamento, o meu Partido já teria morrido. Eu luto pela sobrevivência do pequeno comércio, do pequeno empresário, pela sobrevivência da produção nacional e contra a protecção ao capital estrangeiro, sou dirigente de uma organização que tem tais objectivos. Eu luto pela cultura, pelo associativismo, pela relação intergeracional entre idosos e os jovens, eu luto pelos reformados, pensionistas e idosos, sou dirigente da "Desenhando Sonhos". Eu luto em defesa dos humilhados e ofendidos, tenho responsabilidades politicas na estrutura do meu Partido. Eu luto, por melhores condições de vivência local, luto para que funcionem os transportes públicos, para que o Centro de Saúde sobreviva em condições de responder às necessidades de uma população cada vez mais idosa, eu represento o meu Partido na Assembleia de Freguesia, onde sou eleito.

      É no reconhecimento de este meu(nosso) empenhamento que durante cem anos, cá estamos e resistimos!

      Eliminar
  2. Enclausurada, por motivos de força maior, festejo já hoje, no meu blog, reeditando um soneto que dediquei "Aos operários das fábricas e aos trabalhadores de todo o tipo de serviços. Aos trabalhadores da terra e do mar. Aos operários da palavra, da voz, do gesto e da cor.
    A todos os silenciados e explorados", ou seja, ao Partido Comunista Português.


    Forte abraço camarada Rogério!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João, poeta, do lado certo da vida.
      Vou ler!

      Abraço largo, onde caiba
      toda esta esperança de
      um dia
      o sol brilhar para todos nós!

      Eliminar
    2. Trouxe de lá, do teu espaço
      este teu
      SONETO DO PRODUTOR EXPLORADO
      (Em decassílabo heróico)

      Eu, que injectei nas veias das cidades
      Sentinelas de pedra e de aço puro,
      Que conquistei a pulso as liberdades,
      Que asfaltei com suor cada futuro,

      Eu, que paguei com sangue as veleidades
      Registadas na pedra, em cada muro,
      E sigo em frente e moldo eternidades
      A partir do que engendro e não descuro,

      Não mais hei-de evocar forças ausentes!
      Liberto o grito preso entre os meus dentes
      Que irrompe deste barro em que me sou

      E arrancarei de mim quantas correntes
      Me prendam à mentira, ó prepotentes
      Donos do que julgais que vos não dou!

      Maria João Brito de Sousa – 30.07.2013 – 18.58h

      Eliminar
  3. Parabéns a ti e ao teu partido pelo centenário de luta e resistência e pelo que o PCP fez e continua a fazer pela nossa Democracia.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Norte
      Sempre fui eu norteado pelos valores que o meu Partido defende, mesmo antes de saber que meu Partido existia...

      Abraço

      Eliminar
  4. Sentir, viver e agir seguindo um ideal, é algo que eu respeito profundamente.
    Parabéns Rogério por ser quem é, parabém ao PCP pelo seu centenário.
    Porque a poesia sempre me acompanha e porque falou aqui de Mário Castrim...


    VIAGEM ATRAVÉS
    DE UMA TIPOGRAFIA CLANDESTINA

    Gritar Liberdade!, é fácil
    quando existe liberdade.
    É fácil defender a liberdade de expressão
    num off-set sofisticado
    com ar condicionado, telex, telefones,
    salário, hora para almoço, avales bancários,
    protecção das leis e do governo
    amplas janelas para o Sol, quebrado
    por estores de alumínio, docemente.

    Assim
    ser pela liberdade de expressão
    é cómodo e é fácil.

    Mas do que eu estou a falar é doutra coisa.
    Se entendeste, o poema está cumprido.
    Se não, o poema espera
    com a paciência tradicional de todos os poemas.

    Mário Castrim


    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Pássaro Azul, que bom momento este que me ofereceste... O Castrim é para mim uma boa memória com quem privei pessoalmente.

      Obrigado

      Bjinho

      Eliminar
  5. Cem anos é obra! Muitos Parabéns àqueles que estão genuinamente ao lado dos mais desfavorecidos, dos ostracizados, ao lado dos que defendem a Democracia.


    Lídia Borges

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, querida amiga
      Obrigado, pelo reconhecimento
      e de facto
      cem anos é obra!

      Bjs

      Eliminar
  6. Muitos parabéns para o Partido Comunista Português.
    .
    Feliz fim-de-semana.
    Cuide-se
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, felicitar o meu Partido
      é felicitar-me a mim também!

      Obrigado e
      Cuide-se também!

      Eliminar
  7. Li o título. Só agora fiquei a saber que o partido comunista foi fundado a 6 de março de 1921. Talvez em tempos fizesse parte dos meus conhecimentos gerais... que entretanto esqueci!
    Felicito-te por te manteres ativo nessa luta constante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Catarina
      Há tempos que não nos "víamos"
      e me gratifico por te ter levado esta memória

      Abracinho

      Eliminar
  8. Parabéns ao PCP. 100 anos é muito tempo, especialmente quando é passado em luta, sofrimento e dor. E Parabéns para si, e para todos que como o Rogério continuam engajados na luta por um mundo melhor.
    Abraço, saúde e bom domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mudar o Mundo não custa muito, leva é tempo
      e já são cem anos
      e levará ainda outros tantos
      até que um dia...

      Abraço

      Eliminar