30 março, 2021

Redacções do Rogerito - 54 [A CONSCIÊNCIA]

A consciência é uma coisa que a gente não tem mas que vai tendo à medida que vai crescendo e que quando a gente é muito grande nem sempre a consciência tem a dimensão da gente até porque há gente muito baixinha pois um homem não se mede aos palmos e a consciência também não!

Eu acho que sempre fui consciente pois ao ter a percepção que a não teria procurava-a no convívio com os outros sobretudo em grupos e sempre com os mais crescidos e dava muita atenção ao que estes iam dizendo e percebendo o que queriam dizer olhando para tudo a que apontavam procurando ver porque há gente que olha e não vê o que é meio caminho andado para se ter pouca consciência de tudo e até deste Mundo.

A coisa mais parecida com a inconsciência é a pouca consciência pois ambas dão lugar à asneira e da asneira à trapalhada vai uma distância de nada.

Hoje me assino
Rogerito "O filósofo"

 

17 comentários:

  1. Uma redação já do „filósofo“ digo eu.
    Na fotografia, o mais bonito é o ROGERITO.

    ResponderEliminar
  2. Quando somos o princípio daquilo que viremos a ser.

    ResponderEliminar
  3. Já tinha saudades das redações do Rogerito.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu
      Também ele

      Vou regressar às criações passadas!

      Abraço, largo!

      Eliminar
  4. Olhó o Rogérito!

    Aqui já era crescidito
    o suficiente para saber que
    a consciência já nasce com a gente.
    Quem nasce sem consciência nunca a terá,
    não se aperfeiçoa o que se não tem, né?
    O que o jovem Rogérito entende por consciência
    é outra coisa.
    É a noção da realidade que o cerca.
    Será, quiçá, a tal "consciência" social...(?)
    A que com a gente nasce é a rege os nossos passos
    em direcção ao bem, desviando-nos do mal.

    ( mas isto digo eu que filósofa não sou.)

    Assino-me como:

    Janita - Cognome A Indesejada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A noção da realidade que me cerca é a consciência que tenho dessa mesma realidade. E é coisa diversa. A consciência social e política é uma parte, mas contam também a consciência dos meus deveres, dos meus erros e defeitos, da minha responsabilidade ética... dava um livro, falar disso...

      (qual Indesejada
      a Janita
      é uma querida!)

      Eliminar
  5. Bom dia, Rogérito-filósofo.

    Já tinha saudades das tuas redacções, sabes?

    Um grande beijinho para ti!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Dona Esmeralda e a vizinha do 4º andar
      andavam há tempos pedir para ele regressar
      (e vem para ficar)

      Beijito
      do Rogérito

      Eliminar
  6. Cada um evolui à sua maneira.
    A consciência está sempre em construção!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Gostei de ver o Rogerito,
    mais crescido, bonito e mais conhecedor da natureza humana.
    Não resisto a acrescentar esta frase que o meu amigo já deve ter conhecer.

    "Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência."
    Karl Marx

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E o Rogerito gostou de regressar...
      O grupo em que estava era da Baixa da Banheira , todos eles já trabalhavam e eu era o mais novo, talvez 12 ou 13 anos, com eles (num só dia) abri os olhos para a realidade da margem esquerda da vida...

      Obrigado pela sua oportuna frase, que o Rogerito (à data) não conhecia, embora já tivesse a consciência de que assim era!

      Beijinho

      Eliminar
  8. Olá Rogerito «O filósofo, eu sou a Teresa e gostei de te conhecer consciente da tua consciência.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Teresa
      Bem-vinda! E vou dizer ao Rogerito que gostaste do que pensaste!

      Beijo meu
      Beijo dele

      Eliminar
  9. A filosofia da mente é essa capacidade de percepção dos sentimentos que sua redação traduziu. Dizem que ter consciência é ter uma boa noite de sono.rs
    Juro que nao saberia discorrer sobre, assim tão bem.
    Aprovado, Rogerito

    ResponderEliminar