19 março, 2021

OLÁ PAI! (dito num dia em que advogo que este seja também... dia do sogro)

Reeditado de um post antigo

«Ainda me lembro de como recebia, cartõezinhos com desenhinhos: uns a lápis de cor, outros com colagens misturadas com pinturas a guache, outros ainda a aguarelas. Todos com dizeres. Recebia-os de todas elas, acompanhados de beijinhos e abraços. Gostei até de um troféu que quase me convenceu que era o melhor pai do mundo. Acho que, sem lhes dar grande importância, fui gostando e até guardando. Mas agora, mudei de opinião. Acho que, para manter a família coesa, para quem é pai de filhas, que se deve proclamar dia 19, exéquo, dia do pai e do sogro. É o que proponho. Se assim não for, que assim não seja. Mas cá em casa fica decretado. É assim. Fica o assunto encerrado.»

 
Na envolvente, a câmara capta sons de pequena gente... são os netos 
(esse video está tecnicamente uma desgraça, mas passa. O assunto é sério... )

15 comentários:

  1. Já se passaram uns anitos depois deste dia.
    O genro, marido da sua mai-nova, onde o Rogério jantou no outro dia, já tem o cabelo branco e aqui ainda estava negro.
    A João, a sua mai-velha, que o saudou com um alegre «Olá, Pai», bem...está um tudo nada mais cheiinha, enfim, coisas de somenos importância porque os genros e as filhas continuam aí, para si.

    Um abraço pelo seu Dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Janita, o tempo passa
      e a nossa imagem vai-se ajustando
      à medida que o tempo vai passando

      Quanto à Alma, essa, é sempre nova
      se tivermos o cuidado de a não deixar envelhecer

      Obrigado pelo teu abraço
      a que com respondo com um beijo

      (Ah, e o teu desafio ficou registado!)

      Eliminar
  2. Pai só há um tal como as mães, sogros e sogras podem ser várias.Eu que o diga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Luís, nem todas as famílias são iguais. A diversidade não impede a felicidade mas é pena que a paternidade se vai cada vez mais estreitando havendo até casais que não querem (por egoísmo) trazer à vida um único filho!

      Eliminar
  3. Como dia do Pai é todos os dias, deixo hoje o meu abraço... papá!!!
    Que bom é recordar, né?!
    Rogério, ontem a pétala foi tua (eu avisei no teu último comentário). Não gostaste de te ver lá Rogérito? Desculpa, está feito!
    Beijo, feliz Primavera.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa? Qual desculpa, qual quê...
      Já deixei lá o meu "oh!" de surpresa agradecida
      por ter sido a pétala escolhida
      Sempre quis ser árvore
      e olhar os frutos que vou deixando
      em cada ramo
      e as pétalas que em cada estação
      partem voando

      Meus frutos estão amadurecendo
      e ontem, foi dia intensamente vivido
      razão por não ter por aqui aparecido

      Que momento aquele! Que lindo!

      Bjinho

      Eliminar
  4. Ora bem, por que não ser também dia do sogro?

    Que bela almoçarada/jantarada! :)

    Forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se eu decretei, está decretado
      Na minha família está oficializado

      E ontem em formato mais reduzido
      aconteceu algo parecido

      Forte abraço

      Eliminar
  5. Ontem, aqui foi o Dia das Bibliotecas.
    O Dia do Pai fica lá para Junho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os latinos são uns excêntricos...
      ... mas ok, em Junho repito
      nada como um poema, um jatarito
      para assinalar o dito

      Eliminar
  6. Muito bem decidido, digo eu que não tenho filhas nem genros!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pronto! Decrete que o Dia da Mãe
      seja dia da Nora, também!

      Boa?
      Então força!

      Abraço

      Eliminar
  7. Os netos cresceram, rugas apareceram, cabelos se perderam, mas os sentimentos são os mesmos, que bom, amigo Rogério, ter esse privilégio.
    Eu tive a sorte de ter um bom pai e um bom sogro, mas não sei se terei, nora ou genro.

    Um beijinho e um abraço para toda a sua família.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fê, é tão bom ter uma família solidaria, unida e de afectos sentidos e sinceros. Ter a sorte que confessas é motivo de felicidade quanto à tua incerteza, pior seria se a certeza houvesse de não teres...

      Um beijinho meu e dos meus

      Eliminar