16 março, 2021

O DIA EM QUE CONTEI UM SONHO MEU A UMA ASSALARIADA CAMARÁRIA QUE NÃO ACEITOU MOSTRAR A CARA

O dia amanheceu soalheiro convidando a um passeio. E eu dei-o.

Passei por uma praceta, depois por outra, dei a volta ao bairro e de regresso avisto a funcionária num quadro que há muito não via. Vou direito a ela e sorrindo a saúdo e lhe digo quanto gratificado me sentia. Respondeu-me à saudação com um ar entre o espanto e a satisfação. Eu lhe explico que fiquei agradado pela limpeza das ruas se estar fazendo sem recurso àqueles sopradores barulhentos que se limitavam a espalhar o lixo. Ela sorriu e retorquiu e eu respondi-lhe à letra e a conversa ia decorrendo amena, até que resolvi contar-lhe um sonho meu, que acontecera não há muito.

Sonhava eu que estava num palco à frente de uma orquestra e ao levantar a batuta dando inicio à obra sinfónica quando dou pela presença de um instrumento estranho, de forma grotesca e nunca vista. Dou-lhe entrada, e de dentro do instrumento saí um som intenso, síncrono, desafinado, medonho abafando todos os outros. Acordei, nem palco, nem batuta, nem orquestra e já bem acordado aquele som continuava. Fui à janela. Era a varredora mecânica da Câmara.

"Que giro, sonhou mesmo isso?" Perdoei-lhe a dúvida e pedi-lhe para lhe tirar a fotografia. "Sim, claro, desde que não mostre a cara"

E foi isso que fiz! E ela me agradeceu, feliz!


13 comentários:

  1. Sonho musical com tarefa de alto nível interrompido pela máquina varredora e... o sonho varreu-se.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...varreu-se com uma enorme poluição sonora em nome do que por aqui se chama preservação ambiental!

      Eliminar
  2. Há muito que não passeio, nem te saberia dizer se, por aqui, se vèem, ou não, cantoneiros...

    De momento, o meu passeio/alameda está numa revolução porque, finalmente, nos canteiros que me pareciam campas, vão ser plantadas olaias e árvores-de-fogo.
    Quando as vir, até me parecerá um sonho.

    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem tudo são más notícias...

      O teu Passeio Vitorino Nemésio bem compensado ficará por ter perdido as palmeiras...

      Abraço ainda maior

      Eliminar
  3. Sonhos a dormir serão o reflexo dos sonhos que sonhamos acordados?- Não sei, o Rogério sabe?
    Se gostei da forma clara como expôs o sonho, mais gostei desse belo diálogo entre dois cidadãos do mesmo município e com os mesmos príncipios de vida.

    Gostei da reação da funcionária camarária perante a perspectiva de ficar desempregada, caso o sonho do seu interlocutor se realizasse...Nem raiva nem lamento, só espanto e encanto.
    Lindo isso! :)

    Um abraço matinal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ...e a funcionária insistiu em ver a foto, para saber se eu tinha respeitado o seu pedido. Viu, sorrio e gritou para um colega que a acompanhava na faina:

      "António este senhor tirou-me uma foto"

      Não terá sido de alegria mas de alívio...

      Abraço noctívago.

      Eliminar
  4. Sonhos ruidosos, sono perturbado.
    Eu tenho sonhado com o mar!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entre o adormecido e acordado
      tenho sempre um sonho parvo

      Contudo, durmo que nem um justo

      Abraço

      Eliminar
    2. Durmo que nem uma justa
      Embora entre o adormecida e acordada
      Só tenho sonhos parvos 👻 surrealistas poeticamente falando.

      Eliminar
  5. Isso não foi um sonho, foi um pesadelo ensurdecedor ! :)
    De certeza que o seu bonito gesto, fez alegrar o dia da assalariada camarária.


    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, acho que sim!
      Todos nós gostamos de ser apreciados pelo que vamos fazendo...

      Bjinho

      Eliminar
  6. Rogério
    Que bonito isso!
    Acho que esse dia correu melhor e com mais alegria para a senhora.
    Quanto ao não mostrar a cara, fez bem!
    Gostei destes textos simples e naturais.
    Obrigada!
    Cuide-se meu amigo.
    Beijihos
    :)

    ResponderEliminar