05 dezembro, 2021

HOMILÍAS DOMINICAIS (Citando Saramago) - 110 [passando a palavra ao Papa]

Passar a palavra ao Papa, quando ela tem sido sempre dada a Saramago, parece de um oportunismo de mau gosto, pois, para a grande maioria dos católicos, o nosso Nobel é um militante herege. Para o tema da homilia de hoje, parecia fazer sentido  trazer também palavras de uma intervenção a propósito da evocação da Fuga de Caxias de militantes comunistas, mas tal se traduziria num desequilibrado protagonismo. Conhecer a citação de Saramago é uma opção sua. Desde já, passo a palavra a Francisco.

HOMILIA DE HOJE

"A democracia nasceu na Grécia e não se pode deixar de notar com preocupação como hoje, não só no continente europeu, há um retrocesso da democracia"
 
"O autoritarismo é expedito e as promessas fáceis do populismo são apelativas. Em muitas sociedades, preocupadas com a segurança e anestesiadas pelo consumismo, o cansaço e o mal-estar estão a conduzir a uma espécie de cepticismo democrático. Precisamos passar do partidarismo à participação, do mero compromisso de apoiar a própria facção ao envolvimento activo para o crescimento de todos"
 
"Este país, caracterizado pelo acolhimento, viu chegar um número maior de irmãos e irmãs migrantes em algumas de suas ilhas do que os próprios habitantes, aumentando assim os problemas, que ainda são afectados pelas dificuldades trazidas pela crise económica. Os atrasos europeus persistem e a Comunidade Europeia, rasgada pelo egoísmo nacionalista, em vez de ser um trem de solidariedade, às vezes se mostra bloqueada e descoordenada"
Papa Francisco, aqui

3 comentários:

  1. As palavras do Papa Francisco são de pura humanidade. São sempre tão inspiradoras. E o Saramago diria algo semelhante em relação à democracia e aos migrantes, tenho a certeza.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  2. Diz ao Francisco
    para se pôr a pau
    É que ele
    tem a roda de trás
    a andar para a frente
    e
    ainda pode ter um acidente
    Felizmente, o seu servo — o bispo de Colónia— continua doente 🤢

    ResponderEliminar
  3. Embora esta tua publicação me tenha consumido a visão até à cefaleia, estás perdoado por não teres cumprido a tua promessa de terminar o conto do Avião de Papel. Era importante, neste momento, relectir sobre a Democracia... e sobre a democracia, também, claro.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar