29 dezembro, 2021

EDITAR O LIVRO (CONFORME COMPROMISSO ASSUMIDO)

 Ontem assumi publico compromisso de editar um livro. Uma mão cheia de contos. Tenho matéria-prima para tal tarefa, mas há ainda muito trabalhinho em cima dela. Desde logo, limar-lhe arestas. Depois, expurgá-la de palavras "cabeludas". De seguida, pôr as crianças das escolas a ilustrar cada história e falar com a editora...

Da mão cheia de histórias, além do conto "O CARACOL MOLE E O ESCARAVELHO SEU CONSELHEIRO", contado ontem, seleccionei mais estes.

A FLAUTA (AQUELA QUE AGORA ME FAZ TANTA FALTA)

«"Não vás para o calor, filho." Minha avó era a mãe de todos os filhos deste mundo. Tratava-me assim a mim e a todas as crianças da vizinhança e as que por lá apareciam. Eu obedecia-lhe enquanto me lembrava, depois disso, não, e metia-me quinta fora descobrindo coisas de descobrir e encantar (...)»
.
continuar a ler (ou em versão digital, aqui )
 
A INESPERADA VIAGEM
 
«Sentara-se no banco do jardim. A caminhada tinha-o maçado para além do esperado e apertou-o uma morna sonolência. Nem reparara que no outro banco, mesmo em frente, estava alguém de idade mal percebida, talvez criança, talvez adolescente. Brincava com um iô-iô enorme, brilhante e reluzente (...)

continuar a ler, aqui

 O AVIÃO DE PAPEL

«Ele comprara o jornal e sentou-se na esplanada no lugar em que sempre se sentara. Sem se afundar na leitura, ia percorrendo as páginas até que encontrou um título de merecido interesse. No preciso momento em que ia começar a lê-lo, teve a impressão de que estava sendo vigiado. E estava. À sua frente (...)»

continuar a ler, aqui 

UM ACONTECIMENTO REAL (COM SABOR A NATAL) 

«Como frequentemente acontece, cruzei-me com ele na escada. Desta vez ia ele de saída. Sorri-lhe, saudei a mãe e afaguei o cão. Ele olhou-me, sério, com um ar entre o tímido e o curioso. Levantei a mão à altura do ombro dele e pedi-lhe, "Dá-me cinco!"

Como sempre acontece, ele fixou-me, esperou um momento e, sem alterar a expressão, correspondeu ao pedido esboçando um pequeno sorriso, o sorriso de sempre.(...)»

continuar a ler, aqui

 E PRONTO, AGORA É DAR CORDA AOS SAPATOS

6 comentários:

  1. Que bom amigo Rogério. Fico aguardando com muito interesse.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, aguarda calmamente
      terás meu livro de presente
      e com adequada dedicatória

      Abraço amigo

      Eliminar
  2. Promessa de Ano Novo?! Fico à espera.

    Quanto às palavras cabeludas, há que penteá-las.



    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficar à espera?
      Nem pense!
      Tenho para si nobre tarefa
      (e mete pente!)

      Beijinho ao Matias

      Eliminar
  3. Matéria prima não lhe falta!
    Nem prima nem irmã, tem a família completa
    Reveja o que for preciso, os garotos fazem as ilustrações, e a obra nasce.

    Também fico a aguardar.

    Um abraço. :)

    ResponderEliminar