30 maio, 2023

LEIAM ESTA, QUE É D´EÇA

 Parece ter sido escrito hoje:



12 comentários:

  1. Teresa Palmira Hoffbauer30 de maio de 2023 às 23:44

    O texto de Eça de Queiroz prova que os tempos antigos não eram melhores do que estamos a viver actualmente … e os pastéis de mil-folhas não eram mais altos e estaladiços há alguns anos atrás‼️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira31 de maio de 2023 às 15:33

      ...mas (julgo) que já haveria pasteis de Belém e queijadas de Sintra ...
      COM PAPAS E BOLOS SE ENGANAM OS TOLOS

      Eliminar
    2. EU SOU TOLA e não gosto nem de papas, nem de bolos‼️

      Eliminar
  2. Nāo é bem assim, Rogério! :)
    Os portugueses nāo evoluiram mesmo nada em 152 anos?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira31 de maio de 2023 às 15:16

      Tem razão! E eu próprio sou exemplo disso...
      Dos 3 aos 7 anos vivi com toda a minha família num único quarto (tal como Saramago e no entanto estou a mudar para uma casa com jardim só para mim.
      No entanto:
      - as escolas estão num caco
      - o SNS está à míngua
      - o transporte público é fraco
      - pensões e salários estão uma miséria
      - o pequeno comércio encerra

      Abraço desolado

      Eliminar
    2. Caso para se ficar desolado, sim...

      Eliminar
    3. Por vezes, esqueço-me de como vivi uma vida de privilégio no seio da classe média portuguesa. E eu não sou pessoa de considerar nada como um dado adquirido.
      Respeito as opiniões e as circunstâncias de cada um. Só não tenho paciência (e este não é o caso) de conversas negativas e maldizentes de todos e de tudo. É que há pessoas para as quais nada está bem feito, nada funciona. E, o pior de tudo, é que não opinam de como se pode melhor nem fazem nada para isso acontecer.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Nós evoluir, evoluímos, mas nenhuma evolução se faz em linha recta e a nossa, neste momento, está a descer num ângulo muito próximo dos 90 º...
      Abraço, Rogério!

      Eliminar
    2. Rogério V. Pereira31 de maio de 2023 às 15:04

      Luis, o comentário da nossa sonetista complementa o teu

      Abraço aos dois

      Eliminar
  4. Rogério V. Pereira31 de maio de 2023 às 15:35

    I d´ont speak English

    ResponderEliminar
  5. Dá que pensar em ler Eça em 1871.
    Alguma coisa parece actual, mas, também evoluimos em algumas áreas.
    Abraço.
    :)

    ResponderEliminar