06 maio, 2023

OUTDOORS - II (reposição)

... 
Alguns pensam que são as mãos de deus 
— eu sei que são as mãos de um homem, 
trémulas barcaças onde a água, 
a tristeza e as quatro estações 
penetram, indiferentemente. 

Não lhes toquem: são amor e bondade. 
Mais ainda: cheiram a madressilva. 
São o primeiro homem, a primeira mulher. 
E amanhece. 
Eugénio de Andrade, aqui

...
Alguns dizem: - bastam-me as mãos
Para fazer brotar fontes e rios
Outros porém,
De muitas sedes nascidos,
Bebem até à derradeira gota
As fontes e os rios
E dizem: - bastam-me as mãos
Para fazer brotar desertos.

Da terra sei a secura
E a interdição da água
Na véspera da lágrima.

Lídia Borges, aqui
As mãos não são para dar
mas nós crescemos de mãos dadas

ainda hoje

quando o vento sopra
deciframos sons por gestos
dedilhamos acordes
vergamos remos
contra o uivo
no bojo dos barcos

de mãos dadas
...
Mar Arável, aqui

7 comentários:

  1. Que belos outdoors aqui nos trazes hoje, Rogério!

    Um forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira7 de maio de 2023 às 19:14

      Sim, julgo que são belos
      Mas o que lamento
      é que sejas apenas tu a vê-los

      Abraço forte

      Eliminar
  2. Creio que são vistos por muitos mais.
    Obrigada pelas palavras que sempre nos traz! As minhas... até que não destoam muito, aqui.

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira7 de maio de 2023 às 21:25

      Espero que tenha razão... Obrigado pelo seu reconhecimento. Quanto às suas palavras... já vou ver, mas claro sem qualquer dúvida

      Eliminar
  3. Eu também vi, e até li os comentários que lhe deixei nos poemas da Poetisa Lídia Borges e no de Eugénio de Andrade...

    Não julguem por eu cantar
    que a vida alegre me corre
    Eu sou como o passarinho
    Tanto canta até que morre.

    Não vem esta quadra a propósito?
    Vem, vem...Eu é que sei!

    Fique bem, Rogério!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira7 de maio de 2023 às 21:19

      Quem canta por conta sua
      Canta sempre com razão
      Mais vale ser pardal, na rua
      Que rouxinol na prisão

      A quem me comenta com quadras
      Com quadras merece a resposta

      Teu espaço, hoje, está lindo
      Mas entrar lá não consigo
      Recebo esta nota:
      Não é possível iniciar sessão para comentar. Verifique as configurações do navegador para autorizar o início de sessão. Saiba mais.
      Vou tentar saber mais, mas fico na mesma. E é pena!

      Eliminar
    2. O que lhe aconteceu à sua conta Google?
      Só pode aceder quem a tiver. Isto porque retirei os Anónimos em virtude de um comentário insultuoso.
      E se o Rogério criásse outro e-mail para o seu blogue? Se calhar até poderia resultar. Tente...
      Um abraço e muita saúde.

      Eliminar