20 maio, 2023

UM SÁBADO QUASE TODO PASSADO NO FADO...


Na vida, comecei cedo a amar canções. Em pequenito, cantava o Josélito, em todas as festas de família. Depois, mais espigadote, cantava no orfeão lá da escola. Na guerra, montei uma rádio local, que passava música lá na parada, passava balada e colava minha voz à de Adriano e de Zeca Afonso. Da balada ao fado, vai um pequeno passo e foi entre vozes de fado que hoje passei grande parte deste meu sábado.

As imagens dão conta disso (comi que nem um príncipe) e de seguida cantou (e encantou) o neto do fadista mais castiço que o fado conheceu. Alfredo Marceneiro.

Que sábado mais porreiro!

12 comentários:

  1. Tenho pena de não ter podido estar convosco, mas hoje foi o almoço/convívio do Horizontes da Poesia, um site só de poetas e escritores no qual trabalho há 13 ou 14 anos. Mas também por lá houve três excelentes momentos de fado, nas belas vozes de Lourdes Henriques, Carlos Cardoso Luís e Lurdes Brás.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira21 de maio de 2023 às 12:56

      O fado está em todo o lado mesmo quando não é cantado...

      Abraço aos som ide um trinado
      com som de fado

      Eliminar
    2. Tenho de reparar um erro, pois faltou-me mencionar a Otília Vieira que nos pôs todos a cantar com ela. Que falha imperdoável!

      Outro abraço bem trinado!

      Eliminar
  2. Teresa Palmira Hoffbauer20 de maio de 2023 às 22:50

    UM SÁBADO QUASE TODO PASSADO NO CARRO 🚗

    Saudações de Chiemgau

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira21 de maio de 2023 às 13:30

      Em Chiemgau o tempo é mau!
      Aqui, ao sol,
      tá-se melhor

      Saudações, à beira-mar

      Eliminar
    2. Embora CHIEMGAU rime com mau — temos temperaturas de verão‼️
      Saudações das montanhas ⛰

      Eliminar
  3. Que sábado encantador, Rogério ! Gostei de saber!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira21 de maio de 2023 às 13:33

      Aqui...
      ...acabo sempre por encontrar
      um lugar
      onde me encantar

      Gostei de saber que tivesses gostado!

      Eliminar
  4. Rogério V. Pereira21 de maio de 2023 às 12:53

    Sim, foi uma festa, muito antes daquela outra a tal que não outra como ela e onde o fado também tem presença!

    ResponderEliminar
  5. Eu também sou da geração que ouvia e admirava o Joselito, o pequeno cantor espanhol cujo dotes encantaram o mundo inteiro e que agora completou 80 anos de idade. Parabéns, sr. D. José Jiménez Fernández, que para mim será sempre o Joselito.

    Pesquisando na internet, encontrei logo um trecho de um filme de que me recordo espantosamente bem. Era um filme de fazer chorar as pedras da calçada, sobre uma menina ceguinha, a quem o Joselito cantava assim:

    https://www.youtube.com/watch?v=z_gCrtBrWFY

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira22 de maio de 2023 às 23:23

      Obrigado caro Fernando, meu amigo, por me trazeres a memória da minha própria voz... claro que não era bem assim, mas sei que deixava a minha família fascinada.
      Abraço agradecido!

      Eliminar
  6. Meu caro Rogério
    Que sábado bem passado! Bem o podes dizer, nada melhor para aliviar dos problemas que assolam este pequeno rectângulo à beira mar plantado.
    Fico satisfeito por te ver feliz e alegre.
    Abraço

    ResponderEliminar