01 maio, 2023

O MEU PRIMEIRO 1º DE MAIO, AOS MEUS 17 ANOS - 1962


A imagem acima é de um prédio na Rua Braamcamp (o imediatamente à esquerda do portão) local onde situava a firma Ramalho Rosa, Ldª, onde, com 17 anos tive o meu primeiro emprego. O Engº Ramalho Rosa, era um republicano da velha guarda, que, vim a saber, mantinha os valores da 1ª República. No escritório, além de mim, trabalhava um escriturário, mais ,o chefe do escritório, Artur Varela Pereira e, claro, o patrão que tinha presença diária. Por vezes, com frequência, a contabilista também por lá andava.

A minha atividade era diversa e empenhada, desde todas semanas ir ao banco levantar dinheiro para pagar os salários semanais aos operários da pequena oficina pertencente à firma e ter de, frequentemente andar no elétrico, rua acima rua abaixo, para conseguir reunir dinheiro trocado, em conformidade com o montante de cada salário. Depois era fazer envelopes escrevendo à máquina o valor correspondente a cada operário bem como o seu nome. À máquina também escrevia cartas e ofícios, segundo os manuscritos que me chegavam...

Naquele dia 1 de maio, logo pela manhã, Artur avisou que iríamos almoçar com a sua família e em sua casa. Durante o almoço explicou a razão do convite e descreveu detalhadamente o que estava a ser celebrado e o porquê daquele brinde final.

Hoje, ao investigar esse meu passado dei-me conta de que o Engº Augusto Ramalho Rosa, filho do meu primeiro patrão, bem honrara a memória do nome de sua família.

6 comentários:

  1. Que fantásticas memórias transportamos connosco, a mais valia da idade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogerio V. Pereira2 de maio de 2023 às 11:29

      Meu caro, esta memória que transporto é mais que isso... esse almoço abriu-me um caminho que nunca mais abandonei!

      Eliminar
  2. Uma memória que marcou todo o teu percurso de vida! :)

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ROGÉRIO V. PEREIRA2 de maio de 2023 às 16:20

      Isso mesmo!
      Nem mais, nem menos!

      Abraço, militante!


      Eliminar
  3. Recordar é sempre bom,Rogério principalmente quando foi um marco na vida da gente. Abraços e continuaçao de bons dias, amigo

    ResponderEliminar
  4. RogérioV. Pereira2 de maio de 2023 às 22:03

    Querida amiga Lis, é mais que um marco, é um inicio que veio a orientar toda a minha vida!

    Abraço e votos de uma boa semana!

    ResponderEliminar