22 maio, 2023

SIM, SOU SLB, MAS TENHO SEMPRE PRESENTE TUDO O QUE AGORA RELEMBRO!

 

Hoje ao ler os jornais e telejornais, não posso deixar de relembrar como tudo tem sido  excessivo, agressivo e emocionalmente virado para nos preencher por dentro. Tanto, que recuo no tempo e sinto um arrepio ao situar-me na época marcelista.

E veio-me à lembrança um livro antigo, 1970, do Prof. José Esteves ("O Desporto e as Estruturas Sociais"), do qual extraio esta passagem, que até parece ter sido escrita hoje, embora se tenham passado 45 anos:
"A rivalidade no desporto é tanto maior quanto maiores forem as rivalidades sociais, regionais, nacionalistas e outras. E a ambição da vitória é uma preocupação tanto mais acentuada quanto maiores forem as frustrações pessoais.
As dívidas monstruosas contraídas pelos clubes exprimem toda a obsessão do resultado. Se as agremiações desportivas vegetam na grandeza dos seus défices, é porque os associados fazem do comportamento das equipas uma razão de prestígio, um motivo de vergonha, uma questão de honra. Para garantir ou acautelar os éxitos, são os dirigentes obrigados a comprar os jogadores mais habilidosos ou esperançosos, por verbas incomportáveis, e sempre crescentes. Como, de igual modo, são forçados a contratar, a peso de oiro, os treinadores de processos fulgurantes, os que melhor dirigem ou conduzem os homens, nas batalhas dos estádios. E para cobrir as ofertas dos adversários e os encargos resultantes, com frequência desabusada se recorre à mobilização de mecenas, aos empréstimos urgentes, às hipotecas de ocasião, às influências políticas, aos favores dos governantes. Para não falar, já, da pressão moral e, mesmo, do suborno de árbitros e contendores, como também dos habilidosos processos de secretaria, da agressão corporal, da utilização de excitantes pelos jogadores da própria equipa, etc."
NOTA: O livro emprestei-o e nunca me foi devolvido, esta passagem encontra-se num artigo de Carlos Fino, que pode ler aqui

9 comentários:

  1. Bola não é comigo. Um negócio estranho e fonte de corrupção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira23 de maio de 2023 às 16:15

      Futebol não é contigo, mas devia ser! Assim não conhecerás os bastidores da alienação...

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Rogério V. Pereira23 de maio de 2023 às 16:20

      Repara na foto atrás de mim: filha, genro e neto... todos sportinguistas ferrenhos! Ah, e na televisão, a imagem do verde treinador!
      (Empatar com este Sporting, tem sabor a vitória!)

      Abraço benfiquista

      Eliminar
  3. Eu sou da "claque" do Senhor das Nuvens, embora tenha sido da Briosa quando era pequenina, por influência do meu pai.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira23 de maio de 2023 às 16:22

      Eu não pertenço a claque nenhuma, sou mero simpatizante benfiquista por influência de meu tio, irmão do meu pai!...

      Abraço, de calções

      Eliminar
    2. Sabes bem o que eu queria dizer com "claque" :) Também eu penso que é "um negócio estranho, fonte de corrupção" e acrescento, criador de multimilionários, esses seres badaladíssimos que ainda que o não saibam, fazem nascer milhões de pobres em torno de si.

      Abraço de calças de treino ;)

      Eliminar
  4. Bola, política e religioso, são temas que não gosto de discutir, cada um tem os gostos e eu respeito-os.
    Abraço e saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira23 de maio de 2023 às 16:25

      Leste o texto do Professor José Esteves? Eu assino por baixo...

      Saúde e abraço

      Eliminar