24 maio, 2023

TENHO 4 NETOS, COM 12, 13, 24 E 26 ANOS... NENHUM LÊ, NEM PEGAM NUM LIVRO!


Leio onde costumo ir um texto bem ordenado de Nuno Serra. Dele nem esperava outra coisa. Já coisa inesperado foi o referido artigo parecer concordar com o caminho que está a ser seguido sem o cruzar com o novo sistema de avaliação com o uso de provas digitais,  e passo a transcrever:
"De facto, o pior resultado de Portugal nas três edições do PIRLS em que participou registou-se em 2016, com alunos que frequentaram o 1º ciclo do ensino básico entre 2012/13 e 2015/16, quando Crato era ministro da maioria PAF. Ou seja, alunos sujeitos à sua visão empobrecida do currículo e às metas e exames nacionais anacrónicos da «4ª classe», que o ex-ministro ressuscitou.

Curiosamente, são os alunos que frequentaram o 1º ciclo do ensino básico ainda na alegada «década perdida» da educação - como lhe chamou Crato - que tiveram, em 2011, o melhor resultado de Portugal no PIRLS. A que se segue, como já referido, o valor alcançado em 2021, cujos alunos iniciaram e completaram o 1º ciclo já num novo paradigma educativo, com o governo PS suportado por uma maioria de esquerda no parlamento."

 Ele não falou sequer do novo sistema de avaliação, mas falo eu (pela boca de quem sabe da poda)

5 comentários:

  1. Recuando, recuando, até cair de costas. É assim que a cultura anda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira25 de maio de 2023 às 00:49

      Acabas de dar a imagem certa do que se está a passar...

      Eliminar
  2. Já aqui tinhas trazido esta entrevista de António Carlos Cortês, ou tê-la-ei comentado noutro blog?
    Como sabes, não sei se algum dos meus seis netos é dado à leitura, mas as minhas filhas não o eram, embora tivessem crescido numa casa chia de livros.
    Quanto ao António Carlos Cortês, estou obviamente de acordo com tudo quanto diz. E, tal como ele, faço o que posso pela verdadeira literacia, a que deve ser e é entendida como a "capacidade de ler um texto complexo". E de o redigir, acrescento. Nem imaginas o que um bom soneto pode fazer por essa específica e tão desprezada literacia.
    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira25 de maio de 2023 às 21:57

      Foi aqui, que registei teu comentário. Repeti, pela importância que tem...
      E quando falas em "Nem imaginas o que um bom soneto pode fazer por essa específica e tão desprezada literacia." apenas te digo que acho que é muito pouco... sabias que em 2021, mais de 61% dos portugueses não leram um único livro?

      Abraço forte!

      Eliminar
    2. Não duvides de que o sabia! E porque achas que é muito pouco, se um bom soneto exige um domínio perfeito da língua, portuguesa, neste caso? Ou esperarias que um soneto transformasse em grandes leitores esses 61% que não leram um único livro em 2021? Se eu pudesse suportar edições de autor sabes quantas dezenas de livros poderia ter já editado? Não me desmoralizes, rapaz, que eu tenho a perfeita consciência de que faço muito pela boa literacia, ainda que 99% por cento da minha obra apenas esteja acessível online, por força das circunstâncias.
      Abraço!

      Eliminar