18 outubro, 2010

Mentiras muitas vezes repetidas são verdades cientificas irrefutáveis (ou as 10 falsas evidências que justificam medidas socialmente injustas...);

Não acredito que o texto do Tratado de Lisboa contenha palavrões.
Admito que a palavra incompleta seja "funcionem".
Como todos sabemos, das expressões usadas, a mais grosseira foi "porreiro pá"...

Em texto anterior de introdução a esta série de posts sobre o "Manifesto dos Economistas Aterrorizados", referia o propósito de descodificar alguma linguagem mais técnica e simplificar a leitura do documento. Não se trata de tornar a sua leitura dispensável. Trata-se sim promover a sua leitura integral (aqui) partindo-se de um entendimento dos seus pontos principais. O documento, que foi pura e simplesmente ignorado pelos "economistas de serviço" e por toda a imprensa portuguesa, destaca o desastroso percurso das politicas europeias, na qual se integram os PEC nacionais e, naturalmente, o Orçamento para 2011:


"Para “tranquilizar os mercados” foi improvisado um Fundo de Estabilização do euro e lançados, por toda a Europa, planos drásticos – e em regra cegos – de redução das despesas públicas. As primeiras vítimas são os funcionários públicos, como sucede em França, onde a subida dos descontos para as suas pensões corresponderá a uma redução escondida dos seus salários, encontrando-se o seu número a diminuir um pouco por toda a parte, pondo em causa os serviços públicos. Da Holanda a Portugal, passando pela França com a actual reforma das pensões, as prestações sociais estão em vias de ser severamente amputadas. Nos próximos anos, o desemprego e a precariedade do emprego vão seguramente aumentar. Estas medidas são irresponsáveis de um ponto de vista político e social, mas também num plano estritamente económico." (transcrito do documento)
E como é possível tanta irresponsabilidade? É fácil. Basta lembrar as técnicas da comunicação ensaiadas e postas em prática por Goebbels e, assim, 10 mentiras muitas vezes repetidas tornaram-se em verdades cientificas e irrefutáveis. Eis as 10 mentiras que deixaram os economistas franceses aterrorizados:
  1. OS MERCADOS FINANCEIROS SÃO EFICIENTES
  2. OS MERCADOS FINANCEIROS FAVORECEM O CRESCIMENTO ECONÓMICO
  3. OS MERCADOS SÃO BONS JUÍZES DO GRAU DE SOLVÊNCIA DOS ESTADOS
  4. A SUBIDA ESPECTACULAR DAS DÍVIDAS PÚBLICAS É O RESULTADO DE UM EXCESSO DE DESPESAS
  5. É PRECISO REDUZIR AS DESPESAS PARA DIMINUIR A DÍVIDA PÚBLICA
  6. A DÍVIDA PÚBLICA TRANSFERE O CUSTO DOS NOSSOS EXCESSOS PARA OS NOSSOS NETOS
  7. É PRECISO ASSEGURAR A ESTABILIDADE DOS MERCADOS FINANCEIROS PARA PODER FINANCIAR A DÍVIDA PÚBLICA
  8. A UNIÃO EUROPEIA DEFENDE O MODELO SOCIAL EUROPEU
  9. O EURO É UM ESCUDO DE PROTECÇÃO CONTRA A CRISE
  10. A CRISE GREGA PERMITIU FINALMENTE AVANÇAR PARA UM GOVERNO ECONÓMICO E UMA VERDADEIRA SOLIDARIEDADE EUROPEIA
Se não quiserem ler o documento, ficam assim a saber que estas são as falsas evidências denunciadas por um grupo de economistas que até poderiam ser Portugueses. Portugueses horrorizados com os pressupostos do orçamento que vai, amanhã, ser viabilizado pelo PSD...

12 comentários:

  1. Estimado Rogério, concordo perfeitamente! Infelizmente tudo anda a reboque dos interesses do capital, capitalismo que não conheçe fronteiras. Lamento a visão que os economistas têm da economia e a distorção das análises que efectuam. Soube de fonte limpa que à tempos um licenciado em economia, reprovou na disciplina de economia do curso de sociologia, na altura fiquei estupefacta, hoje percebo bem porquê!

    Tenha uma boa noite.

    Bjs

    Sãozita

    ResponderEliminar
  2. Eita amigo meu... Tu avinagras muitíssimo bem... Com teus olhos que peguei emprestado tenho conseguido me manter viva e tão forte que me tornei suporte. Só espero que quem pede socorro não veja também com os olhos nossos.
    Eu também me revolto com a falta de consciência...atitude... e, por aqui , da mesma forma, ficamos alheios aos governantes que se preocupam na maioria , a olhar para o próprio umbigo , e que se dane a nossa Amazônia, nosso rios, nossa economia, e VIVA os salarios avantajados, as mordomias dos cargos e o Poder em si.
    Senti sua falta e deixo aqui bjs de luz e muita paz para ti. Hoje prefiro ver o Rio como quando ele nasceu...

    ResponderEliminar
  3. Bom dia
    Passado por aqui avivam-se sentimentos de injustiça e de irresponsabilidade muito grandes.
    Não só contra o governo como de quem cegamente votou neles e agora se queixa e se lamenta.

    As mentiras são estudadas e valorizadas e depois a TV faz toda a propaganda que eles pretendem. Todo este cenário foi estudado ao pormenor para que todos se calem e eles continuem empoleirados nas suas vaidades e incompetências.

    Estou mesmo a ver o outro, nem digo o nome que me enjoa, "porreiro pá"
    afirmando mais forte:
    -Eles pagam e não reclamam....porreiro pá...
    -Eles têm de assinar o Orçamento....Faço-lhe o desenho....
    - Essa TV anda travestida ....não vêem ... e todos lhe batem palmas..

    Cada dia as mentiras são maiores e a pressão insuportável. Ninguém vê.

    ResponderEliminar
  4. Economistas precisam de tradução para serem entendidos.

    Foi criado um portal para as leis publicadas serem entendidas.

    Falta um para podermos ler os relatórios médicos.

    Não estou com paciência para procurar mais casos de autismo...

    Quando é que começamos a falar português que todos entendam?
    :)
    Abraço,
    António

    ResponderEliminar
  5. Com mais ou menos propriedade devia acrescentar-se, a cada uma das medidas emunciadas, a frase",para alguns".

    ResponderEliminar
  6. Caro Rogério

    10 (mandamentos) que nos vão mandar para o buraco que todos esses mentirosos andam a abrir, maior do que aquele que já abriram, e como diz o ditado (quem se lixa é o maxilhão).

    Beijo
    Adélia

    ResponderEliminar
  7. Rogério,

    Não percebo o seu espanto por o PSD ir viabilizar o orçamento. Pois se o Rogério acaba de enunciar as 10 falsas evidências denunciadas por um grupo de economistas que até poderiam ser portugueses.....

    :))))

    ResponderEliminar
  8. Meu amigo.
    A mim nada me espanta, se o PSD viabilizarem o orçamento não me espanta, se não viabilizarem também não.
    Acho que estou completamente anestesiada com as mentiras, os orçamentos, políticos e economista, vou fugir!!!!
    Sabe o que me faz ainda alguma confusão, se ainda há gente com formação e qualificação, a prever e a saber tudo, porque não agem, porque não ajudam a resolver o actual estado das coisas, não percebo e nunca irei perceber, desisto!
    Ando completamente baralhada.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Rogério
    Ainda não me passou a má disposição originada pelo óleo de fígado de bacalhau que andei a tomar durante o fim de semana. Nem imagina. Não sei se me vai passar mais, mas pronto, acho que vou ter que aprender, lá vou tomando o omeprazol que aumentou 100%.
    Abraço e parabens por mais este excelente texto e a forma como consegue tornar perceptíveis coisas que assim a frio, agente não entende.

    ResponderEliminar
  10. Estou como a Fê-Blue-bird e pergunto também,para que servem os votos dados na esquerda se eles, nem numa ocasião destas usam o seu peso para troca de favores.
    O seu voto pela anulação dos Impostos às classes mais necessitadas e olha que eles têm acesso a essa informação. Porque raio os Pensionistas pobres têm que ver reduzidas as suas pequenas pensões quando os "afortunados" têm mais que uma reforma?

    Pronto... lá falei demais outra vez! Lá vem bordoada.

    ResponderEliminar
  11. Medidas, mal medidas... E um sistema político-económico esgotado, viciado e sem soluções a contaminar a Europa.

    L.B.

    ResponderEliminar