11 março, 2011

Para a geração à rasca ler...

ULTIMATO

"(... )Todos! todos! todos! Lixo, cisco, choldra provinciana, safardanagem intelectual!
E todos os chefes de estado, incompetentes ao léu, barris de lixo virados para baixo à porta da Insuficiência da Época!
Tirem isso tudo da minha frente!
Arranjem feixes de palha e ponham-nos a fingir gente que seja outra!
Tudo daqui para fora! Tudo daqui para fora!
Ultimatum a eles todos, e a todos os outros que sejam como eles todos!
Senão querem sair, fiquem e lavem-se.
Falência geral de tudo por causa de todos!
Falência geral de todos por causa de tudo!
Falência dos povos e dos destinos — falência total! (...)"
--
Texto do principio do século passado: "Mandado de despejo aos mandarins da Europa! Fora." para ler no blogue da Fê-Blue Bird
--
--

Álvaro de Campos (pintura de Júlio Pomar)
___________________________________
--
ÚLTIMA HORA
Acaba ser notíciado que à manifestação de amanhã se juntou mais um empalhado

--

14 comentários:

  1. Jardim? Já sabia!

    Que me desculpem os jovens de hoje até porque não ignoro as suas dificuldades, mas francamente não me parecem maiores do que as das gerações anteriores.

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Rogério
    Deixei opinião à Fê.
    Sobre a sua noticia de ultima hora, acrescento que a JSD, tambem já manifestou o seu apoio.
    Acho que há uma grande "enrascada" nisto tudo.
    No post o CBO recordou uma certa "maioria silenciosa". Descontando as devidas proporções espero que não haja aqui uma certa reedição. Há demasiadas coincidências, lá isso há.
    Independentemente de a razão inicial não deixar de ser justa. Mas a história está cheia de "estórias" em que se pegou nos descontentamento das "massas" e isso serviu para alanvancar propósitos de poderes "obscuros" vamos ver...
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá amigo
    Muito forte o seu protesto. Gostei.
    abração

    ResponderEliminar
  4. Vamos por partes.
    Sobre o "Ultimatum". Repito o que disse à Fê: Inteligente, original, certeiro, fresco, satírico e demolidor. Como só Pessoa, pela pena do seu heterónimo do "Opiário" seria capaz!
    Quanto ao título do post - Sei que a "geração à rasca" é licenciada. Mas, será que ela sabe ler?
    Sobre o "Última Hora".
    O Folha Seca já disse algo com que concordo. Acrescento, porém: Conseguirá a Esquerda perceber, e lidar, com o que eventualmente estará na origem do protesto, ou espera que do ruído se faça silêncio...?
    Jardim?
    Pois não houvera de apoiar!

    ResponderEliminar
  5. Meus caros ler isto dá alguma confiança à justeza da manif.

    A colagem da direita resulta duma bem pensada dica de Cavaco Silva. A colagem dessa gente não desvirtuará o sentido e a oportunidade do protesto...

    ResponderEliminar
  6. alguém pergunta:E quem é a geração à rasca?
    Resposta: "Ninguém"

    ResponderEliminar
  7. Amigo Rogério:
    Em primeiro lugar, obrigada por gostar e fazer referência ao meu post de hoje.
    Em segundo lugar vou à manifestação à rasca, porque tenho dois filhos bem enrascados.
    Por último estou a ficar apreensiva com os encontros que porventura irei ter por lá.
    A ver vamos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Independentemente dos oportunismos que costumam marcar presença nestas acções, os motivos que sustentam o protesto são indiscutíveis e é neles que deve incidir a nossa atenção, deixando que o "carnaval" em torno se esvazie numa qualquer quarta-feira de cinzas.
    Esta geração "à rasca" sabe ler sim, não tenho a menor dúvida, sabe o que quer e sabe que este país que é o seu não a quer, rejeita-a e rejeitando-a compromete, seriamente o futuro.
    Claro que participo. Tenho duas filhas e preparo-me já para ver partir a primeira, (a terminar doutoramento) rumo ao futuro que não existe, aqui.

    Gosto de poesia... Gosto de Fernando Pessoa/Álvaro de Campos e da sua irreverência.
    A que escrevo, se de poesia pode ser chamada, é para mim, uma forma de transformar a realidade, dando asas à imaginação, o que não quer dizer que viva longe do mundo real. Muito pelo contrário.
    Penso que há espaço, no universo literário para as diversas temáticas e formas de expressão que, ao longo dos tempos, sempre caracterizou as nossas Letras.

    L.B.

    ResponderEliminar
  9. Errata

    Problema de concordância - onde se lê "caracterizou" deve ler-se "caracterizaram" :)

    Um beijo

    ResponderEliminar
  10. Alguém e ninguém... simpático e esclarecedor.

    ResponderEliminar
  11. O que escrevi no post sobre o 11 de Março e está ligado com a manif de amanhã, reflecte apenas o receio dos aproveitamentos que a direita, à boleia de Cavaco, está a fazer desta manif.
    Mas há mais duas razões para não aderir. Por um lado a manif foi convocada por jovens, por causa dos problemas que os afectam e já não sou jovem. Por outro, o problema não é de uma geração mas de um país e quando os jovens clamam por falta de solidariedade intergeracional esuqecem-se que eles próprios estão a pensar só neles e não no país.
    Finalmente, não vou a manifs sem sabequem são os organizadores. Isso de dizer que nasceu de geração espontânea, através do Facebook é uma piléria que dá jeito, mas não me convence.

    ResponderEliminar
  12. Fê,
    tem toda a motivação (e razão) para ir à manifestação e partilho das suas apreensões quaanto a possíveis encontros. Contudo, julgo que os não vai ter. O aproveitamento é meramente politico (julgo eu)

    Lídia,
    Tem no comentário que fiz à Fê resposta parcial ao seu. Deixe só que comente quanto me agrada ler seus poemas. Faço-o muitas vezes em voz alta, mesmo estando só... Na correria da minha passagem, por vezes deixo palavras que nem sempre traduzem (adequadamente) o meu verdadeiro sentir. Mas creia que nunca são de mera cortesia... e, sobretudo, nunca um só me deixou indiferente.

    Helena,
    notei que o seu ninguém é diferente do meu "ninguém". O meu tem aspas o seu não. Notei assim a falta da sua compreensão

    Carlos,
    Subscrevo tudo o que disse. Comungo nas reservas e apreensões, mas não posso deixar de estar presente sempre que sou convidado

    ResponderEliminar
  13. Geração à rasca é a minha, que começou a trabalhar antes dos dez anos de sol a sol, e depois teve que imigrar, para ser reconhecido o valor do seu trabalho, trabalhou no duro uma vida inteira, e agora tem uma reforma de miséria, que pôs os filhos a estudar, para terem uma vida diferente e melhor, e vejo que também eles não têm futuro.

    José.

    ResponderEliminar