02 março, 2011

Rompendo com princípios


Hoje aceitei romper com o principio de não ser selectivo quanto a apontar livros queridos. Digo, no meu perfil, que os meus preferidos foram todos aqueles que a partir da página 5 me fizeram passar a ler em voz alta. Foram muitos. A minha querida amiga Dja, do blogue "dja tocando para a frente", fez-me este pedido irrecusável, mas que não cumpro na totalidade, pois não é possível fazer aos amigos o que hoje admiti fazer com os livros: fazer escolhas. Quanto aos livros, sendo quase impossível escolher, optei por referir as razões do porquê de cada resposta dada. É assim:



  1. Releio parcialmente muitos livros sem me cansar, mas opto pelo "Principezinho", o primeiro livro que ofereci à minha primeira filha (já treino, para o ler aos meus netos);


  2. "Esteiros", foi o meu primeiro livro e bem poderia ser o meu último, tudo o que li depois parecem ser extensões ou detalhes desse meu primeiro livro a sério (li-o com 17 anos e não voltei a lê-lo, talvez para não quebrar o encanto);


  3. O livro que eu indico para que outros o possam ler é... o meu "Caminhos dos Meu Navegar";


  4. Como já disse, isto não posso fazer. Não posso escolher 10 de entre 156...;


  5. "dja", vão lá. Ela vai mesmo tocando em frente...

12 comentários:

  1. Olá Rogério.
    Como já vai um tempo, que por razões que não vêm ao caso, não tenho vindo à net e hoje se proporcionou, vim actualizar-me, ler o que tens publicado e não faço desta minha vinda um comentário, mas sim o abraço que quer dizer, como é bom voltar, actualizar-me e daqui sair com a sensação que o "nosso mundo", o que nos toca, passa por aqui.

    Kandandos e inté.

    ResponderEliminar
  2. Rogério,
    ando cheia de trabalho, vou tentar me atualizar nos "Caminhos do Meu Navegar" durante o Carnaval.
    bjs
    Jussara

    ResponderEliminar
  3. Soeiro Pereira Gomes e "Esteiros"- Também eu me deixei encantar (na adolescência, ainda)
    "O Principezinho" é um livro mágico, um livro para todas as idades e todos as épocas.
    "Caminhos do Meu Navegar", ando a ler...

    Um beijo

    ResponderEliminar
  4. Caro Rogério
    Soeiro Pereira Gomes, "esteiros" o Gineto (acho que era este o nome que dava ao batista (nadador)
    Tambem li.
    O outro tambem ando a ler e com grande ansiedade por o ver em Papel, com uma rubrica do autor.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Não conheço os caminhos de teu Navegar, Eu não só caminho, nem navego, Tu me transformas em anjo, me constroi asas e me faz voar até ti, com o coração saltitando de felicidade por ter te presente em meu espaço, singelo, mas grande como sei que grande é tua alma de Poeta Encantador... Gracias

    ResponderEliminar
  6. As respostas de um dos 156:
    1) - Releio sem me cansar. Se volto a um livro é porque gostei da primeira viagem que a ele fiz, ou porque entendo haver ainda algo para encontrar. Ultimas releituras: "O Velho e o Mar" (Hemingway) e "Constantino, Guardador de Vacas e de Sonhos (Alves Redol);
    2) - Tinha que arranjar maneira de escolher dois. Seriam: "Memorial do Convento" (José Saramago) e "Cem Anos de Solidão" (García Màrquez);
    3 - "O Livro do Desassossego" (Bernardo Soares, heterónimo de Fernando Pessoa).
    --
    Tenho vindo a ler, com gosto,"Caminhos do Meu Navegar". Se o não conhecer pode encontrá-lo no blogue com o mesmo nome.:)

    ResponderEliminar
  7. Começasre com boas escolhas amigo

    agora tens de te cumprir

    ousando publicar
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. "O Pequeno Princípe" é realmente imortal. Atravessa gerações e sequer envelhece. Uma aula de vida.

    "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas".
    Que quer dizer que você é responsável por mim.

    Beijo

    Carla

    ResponderEliminar
  9. Obrigado, foram gentis a comentar os meus gostos e principios, mas...

    Sylvia, nome de Rosa,
    Nem sabe o que perde...

    Folha Seca,
    Era, o Gineto era o Baptista Pereira o heróico nadador vencedor da travessia do Canal da Mancha...

    Carlos,
    De todos os que referiu, apenas não li (e até tenho vergonha de o dizer) foi o Livro do Desassossego. Mas um qq dia lá terá de ser...

    ResponderEliminar
  10. “A gente só conhece bem as coisas que cativou.”

    ...e eu ainda estou a aprender a conhecer

    ResponderEliminar
  11. Os livros sempre me acompanharam e acompanham, pena que agora com a net tenha menos tempo para eles;)
    O "Princepezinho", serei sempre fiel a ele.
    O "Vendedor de Sonhos", e tantos outros tantos...

    bjos

    ResponderEliminar
  12. Óptimas escolhas!
    O Principezinho é um dos meus eleitos também!
    O Vendedor de Sonhos é o de Augusto Cury? Gosto igualmente.
    Não conhecia " Caminhos dos meu navegar", mas vou seguir :)
    Beijos

    ResponderEliminar