30 julho, 2011

Sábado... Foi assim, a semana que hoje finda (5)

.
Ninguém me convence que o que se passou nesta semana é o normal ciclo das marés. Ninguém me faz acreditar que a pedra não está là só por à vista não estar. Ninguém me venha dizer que as marcas do tempo não existem , apenas porque momentaneamente se deixarem de ver, omissas pelas vagas, para lá da rebentação das ondas. A pedra é a verdade e o tempo desenhado dá-nos o trilho da libertação do homem, ao longo da sua história. A rocha documenta a memória e a realidade não é o que se diz dela, mas o que ela é (independentemente da maré).
O turbilhão de noticias escondeu, qual pedra e marcas do tempo submersas, a realidade dramática que já é sentida por milhões de portugueses. Sentem mas não compreendem. A espuma entre vagas só atrapalha. As pessoas comentam, distraídas, outros horrores sem ligarem o que sentem àquilo que, horrorizados, observam. Como é dificil ligar as causas aos seus efeitos... Mas o mar começou esta semana a recuar e a próxima maré alta será mais verdadeira. Sem determinismo, mas respeitando as leis da natureza, sei que hão-de vir marés vivas. Serão outra coisa, depois de ser percebido que a pedra e as as marcas do tempo estão lá...

(ao longo da semana fui colocando poemas e videos - que ainda mantenho na coluna na direita - que documentam o que de relevante foi acontecendo e que vão "construindo" o verão do nosso descontentamento).

(Foto Praia de Vale Frades/Lourinhã, onde estive)

5 comentários:

  1. Rogério,
    Deixe que o felicite por todo o magnífico texto aqui reproduzido mas, em particular pela expressão: "A espuma, entre vagas, só atrapalha.(...)"! Obrigado, Rogério! Bem-haja!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Amigo
    As marés tem essa força de esconder as pedras. Não as removem.
    A espuma é uma arte de esconder. É sabiamente estudada para distrair as pessoas dos verdadeiros problemas.

    Os textos aqui trazidos são excelentes e servem de alerta, mas ainda assim andam por aí muitos distraídos ou levados numa espuma de aparente acalmia.

    Um abraço, se me permite, e votos de uma boa semana semana.

    ResponderEliminar
  3. Marés vivas? Espero bem que cheguem e lavem a praia de todas imundícies que maculam as areias

    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. o problema e que pensamos que estamos em cima da pedra. e que ela nao se move

    Bjinhos
    Paula

    ResponderEliminar