10 janeiro, 2012

Teorias da conspiração, a parte prática dessa questão - 2

Exigindo-me a mim próprio competências para blogar e hesitante sobre saber se as tinha, submeti o meu projecto ao escrutínio de amigos que vieram a considerar que se construísse um blogue não teria que me envergonhar... Em finais de 2009, durante cerca de três meses, todas as semanas massacrei-os com textos em word, devidamente ilustrados. Sua missão era a critica... Fiquei aprovado, mas com quase unânime recomendação de que não deveria basear-me em teorias da conspiração. Não liguei e arranquei. Disse, afirmei, escrevi, busquei testemunhas que testemunhassem que o PIG existe (*)... Não era grande a novidade nos que me liam. Eles sabiam e, assim, passei, em vez de fazer disso denúncia, a publicar as omissões da imprensa: na economia, na politica e até, na educação e em outros temas. Eu próprio começava a admitir que os media, servindo embora interesses instalados, não haveria entre esses interesses um fio condutor ou algo de mais estruturado que desse uma orientação ao quarto poder. Retorno agora ao meu ponto de partida e verifico que a coisa é bem como eu inicialmente pensava. E as ramificações são imensas... Acho que estamos na mão de poderes ocultos e nem a sua denúncia lhes reduz a eficácia...

E se as redes sociais estiverem inquinadas por estas práticas?
Um ex-espião do SIS perito em guerras de informação criou centenas de contas de Twitter com nomes falsos para espalhar boatos na Net - "De uma assentada, quase 300 contas de Twitter entraram em atividade na Internet na primavera de 2011, passando a produzir tweets (frases curtas, com 140 carateres) exatamente iguais em momentos cirúrgicos e praticamente em simultâneo. O objetivo era divulgar informações favoráveis à Ongoing e espalhar boatos sobre figuras diretamente relacionadas com as lutas de poder do grupo de Nuno Vasconcellos no seio da PT e da Impresa (grupo proprietário do Expresso)..."  (ler aqui)

E se os partidos do arco-do-poder fossem meros marionetas e nós patetas?

7 comentários:

  1. Rogério...mas há quanto tempo se sabe que existe uma tremenda manipulação atrás do poder político?

    Pergunto(-me): porque se fala agora tanto na Maçonaria? Onde está a Opus Dei?

    É que a história da Maçonaria ainda merece respeito enquanto a da Opus Dei é uma vergonha!


    Boa noite

    ResponderEliminar
  2. Não é fossem meras marionetas... Rogério... são mesmo!
    As teorias conspirativas estão a deixar de o ser... para mim há muito que o não são... estão agora no plano factual, são factos! Só não vê quem não quer. Para chatear... ainda por cima, nós portugueses não passamos de cobaias no terreno. Isso sim podem pensar que é conspiração... mas se virem bem ao redor...

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. O poder midiático é de ser respeitado, quem o tem pode fazer estragos de proporções catastróficas e de dificílima reparação.
    Um grande bj querido amigo

    ResponderEliminar
  4. Amigo Rogério:
    O vídeo do "saudoso" tempo áureo do Herman José diz tudo!
    Pena que até o humor já esteja manipulado.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. São,

    Os da Opus Dei andam entretidos com o silício, em honra da santidade deles, o Escrivá... e neste País, Opus e Maçonaria, são amiguinhos conforme lhes interessa e inimigos se lhes não interessa. Uma promiscuidade vergonhosa!

    ResponderEliminar
  6. Concordo genericamente com o texto do José Vitor Malheiros que resulta do senso comum. Em todo o caso não me parece que se resolva o que quer que seja pela declaração voluntária de interesses nessa área.

    ResponderEliminar