10 fevereiro, 2012

Retalhos... (Da desertificação do país à deserção da soberania...)

Minha filha João - Quando para lá foi, para aquela quintinha perto de Alvega, aquilo tinha eira e beira, que o mesmo é dizer que, sem ser nenhum paraíso, havia o que era preciso. Foi há meia dúzia de anos, quando as dificuldades de manter emprego em Lisboa os fez encarar outro projecto de vida ... Os netos, ele e ela, passaram a ter a escola à distância de uma corrida de bicicleta, a farmácia à mesma lonjura. Para as necessidades da mesa (e a gente miúda, come que se desunha) havia a fruta da época a colher das árvores. As hortas eram abundantes e viçosas e as saladas tinham outro gosto. Para o conduto, a oferta era farta: havia patos, havia galinhas e frangos, coelhos, cabras e muito peixe de rio, pois que ali fica o Tejo, correndo perto. O pão e o peixe de mar, tinham venda à porta, com carácter regular. As idas a Abrantes, eram esporádicas e mais para recordar o citadino bulício ou ir à feira anual, do que por necessidade, pois essas idas eram mais que quinzenais. Já em tempos tinha referido, a propósito de um postal, que tal felicidade estava em risco, com o fechar da escola e da farmácia e com a A23 a valer custos inesperados. Meu genro teve de partir e nasceu, entretanto a Maria, que conta já com dezasseis mesitos, bonitos. 
Ontem a pequenina Maria, estava com febre alta e a minha filha João teve de ir a Abrantes, veio de lá medicada, mas avisada que a pediatria ia fechar... Terá de passar a ir a Torres Novas... Vinha desolada... Acho que a eduquei e dei exemplo a lutar contra as adversidades mas, confesso, ter sido insuficiente nesse meu desígnio e as fraquezas começam a fazerem-se sentir... 

Ministro das finanças alemão - Os jornais, todos sem excepção, mostram o ministro Gaspar a cochichar com o seu "parceiro" alemão. Embandeiravam em arco, pois tal ministro dizia ao tal Gaspar que lhe aceitava o pedido de, se não houvesse objecção parlamentar (acho que o parlamento alemão ainda funciona), que as condições iriam ser amenizadas. Assim, a Alemanha estaria disponível para flexibilizar as condições do programa de assistência financeira... Acho que ainda estou em dúvida sobre o que me confrange mais, se ver um ministro meu a pedir a um outro estado o que deveria ser decidido a nível de uma comunidade, se o clamor disso na nossa imprensa e seus colunistas, acocorados perante sinais tão lamentáveis da nossa perda de soberania...

12 comentários:

  1. Amigo Rogério, não sei quais são os desígnios dos nossos governantes para o interior! Não consigo entender estas medidas de encerramento de todos os serviços públicos...
    Fico com uma raiva que nem calcula!!

    ResponderEliminar
  2. Há muito tempo que me apetecia sair da cidade mas com o miúdo na escola e, ano após ano, a ver que vai tudo de mal a pior, cá vou ficando contrariada porque sem um mínimo de serviços públicos fica impraticável viver no interior.
    Até podiam dá-lo aos espanhois... porque para os nossos governantes Portugal reduz-se ao litoral... uma tristeza.

    Bjos

    ResponderEliminar
  3. Rogério,
    Vivo num interior ainda mais a montante - entre a Covilhã e Castelo Branco - imagine o que as pessoas por aqui sentem. Resistir é a palavra de ordem, e a resistência faz-se de muitas formas.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Meu amigo, num país tão pequeno como o nosso, custa ver perder-se aldeias, vilas e até cidades só porque em Lisboa assim o decidem.
    Eu vivi e gostei de viver em Sines e quando os meus filhos nasceram tive que sair, pois só tinham em Lisboa os cuidados de saúde que necessitavam. Portanto compreendo muito bem a situação da sua filha.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. A pieguice virou-se contra o piegueiro. Aquele ar submisso do Gaspar dobrado sobre o ministro alemão era confrangedor.

    Confrangedor é também o estado a que têm conduzido este país. O teu primeiro retalho é um dos exemplos. Uma absoluta vergonha. Infelizmente parece que só o Otelo tem coragem para dizer aquilo que os comentadores burgueses apelam de loucura.

    ResponderEliminar
  6. Todos os dias, as condições de vida das pessoas sofrem ataques. É uma escalada irracional que não sei aonde nos levará.
    Nunca imaginei que o retrocesso tivesse pernas tão grandes.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  7. Estes governantes são realmente a vergonha da nossa cara. A fazerem o "trabalho de casa" - que nojo!

    ResponderEliminar
  8. O retrocesso galopante que se está a verificar no nosso país, vai levar-nos aos tempos do completo ostracismo do interior.
    Como impedir que tal aconteça?
    Fazem-se manisfestações e mais manisfestações, o povo indigna-se e tudo segue igual.
    Haverá alguma forma de resistência eficaz que altere o rumo deste caminho sem retorno, para onde nos estão a empurrar?

    ResponderEliminar
  9. entre mas politicas e maus habitos

    quem sofre e quem nao pensava numas e nao tinha outros

    Bjinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  10. Janita,
    Engrosse-se o caudal do protesto... Na verdade, "eles" sabem que há mais audiências aos reality shows do que povo na rua... quando essa gente acordar...

    ResponderEliminar
  11. Em vez de se andar a perder demasiado tempo com idiotas úteis... há, isso sim, é que abrir os olhos para isto: AMEAÇAS... era uma coisa já esperada...

    Sim, quem é que:
    - andou a promover os defensores do endividamento irresponsável;
    - andou a silenciar os anti-endividamento irresponsável???
    {etc...}
    Resposta: a alta finança (capital global).

    -> Sem dúvida que o objectivo final de tudo isto [Biliões para os banqueiros = Dívidas para as populações] é a implosão das soberanias!
    -> A superclasse (alta finança internacional - capital global, e suas corporações) não só pretende conduzir os países à IMPLOSÃO da sua Identidade (dividir/dissolver identidades para reinar)... como também... pretende conduzir os países à IMPLOSÃO económica/financeira.
    -> Só não vê quem não quer: está na forja um caos organizado por alguns - a superclasse: uma nova ordem a seguir ao caos... a superclasse ambiciona um neo-feudalismo.


    NOTA:
    -> As famílias não são independentes/autónomas... todavia, devem as famílias abdicar da sua Identidade?... Resposta: Nâo!
    -> As Nações não são independentes/autónomas... todavia, devem as Nações abdicar da sua Identidade?... Resposta: Não!
    --->>> Apesar de os portugueses não serem a nação mais antiga da História... será que os portugueses devem abdicar da existência duma Pátria sua?
    RESPOSTA: NÃO!!!

    -> Muito muito mais importante do que a crise... é o DIREITO À SOBREVIVÊNCIA!!!
    -> A sobrevivência é uma coisa difícil e complicada: 'n' civilizações já desapareceram.
    Resumindo e concluindo: Não vamos ser uns 'parvinhos-à-Sérvia'.... antes que seja tarde demais, há que mobilizar aquela minoria de europeus que possui disponibilidade emocional para se envolver num projecto de luta pela sobrevivência... e SEPARATISMO!...



    ANEXO:
    1.
    -> Uma NAÇÃO é uma comunidade de indivíduos de uma mesma matriz racial que partilham laços de sangue, com um património etno-cultural comum.
    -> Uma PÁTRIA é a realização e autodeterminação de uma Nação num determinado espaço.
    -> Ora, existindo não-nativos JÁ NATURALIZADOS com uma demografia imparável em relação aos nativos... como seria de esperar, abunda por aí muita conversa para 'parvinhos-à-Sérvia'.
    2.
    -> Como é óbvio, a Nação mais antiga da História - os Judeus - não abdica duma Pátria sua.
    -> Ao contrário dos Judeus que fizeram uma TRANSIÇÃO BRUSCA... eu penso que a transição para o separatismo-50-50 deveria ser uma TRANSIÇÃO GRADUAL (de algumas décadas).
    3.
    -> Nazis na desmultiplicação: o que caracteriza o Nazismo não é o ser 'alto e louro'... mas sim a busca de pretextos (adoram evocar/inventar pretextos) com o objectivo de negar o Direito à Sobrevivência de outros!...
    -> Manobrados pela superclasse, andam por aí muitos nazis na desmultiplicação: quer na forma falada quer na forma escrita, eles desmultiplicam-se na busca de pretextos... com o objectivo de negar o Direito à Sobrevivência de outros... nomeadamente, as Identidades Étnicas Autóctones.
    --->>> Já ninguém dúvida que os capitalistas selvagens são uns nazis muito activos:
    - promoveram a exploração de escravos... para benefício do desenvolvimento económico...
    - promoveram holocaustos massivos sobre povos economicamente pouco rentáveis (ex: alguns povos nativos da América)... para benefício do desenvolvimento económico...
    - hoje em dia já andam por aí a ameaçar países que tenham políticas proteccionistas... pois isso é considerado um entrave ao desenvolvimento económico global...

    ResponderEliminar
  12. Rogério

    Aqui, neste interior, não há nada. Não há saúde, porque os Centros de saúde fecharam e alguém que viva no norte do distrito e tenha um AVC necessita de pelo menos de 45 minutos para chegar ao Hospital central; não há Cultura, a não ser a do café e a dos copos; não há Educação porque as escolas estão a fechar e os miúdos têm de apanhar os transportes às 7:00 e quando chegam às escolas, alguns meia hora depois, as ditas ainda estão fechadas e ali ficam à chuva e ao frio à espera.

    Estamos cada vez mais desprotegidos. Como é que , nós pais, podemos estar descansados quando um filho sai de casa às 7:00 e nos aparece as 19:30?

    Quando vamos a um Hospital ( como e aconteceu há tempos) com uma dor repentina no peito e que se estendia pelo braço esquerdo, pago a taxa, vou à triagem e me enfiam numa sala onde já estavam cerca de 10 pessoas. Perguntei quem era a última e, passado um bocado entra uma senhora que interroga outra "Então ainda aí está?" Perante isto perguntei à interrogada desde que horas estava à espera - "desde as 10:00". Eram quase 16:00. Levantei-me, vim-me embora, depois de ter assinado o livro de reclamações, e fui a uma clínica particular.

    Quando um dos meus cães está doente exijo que o tratem com respeito porque pago para isso e a nós, nós somos tratados como vermes. Esquecem-se que na cadeia da Natureza, até os nojentos dos vermes são necessários e que todos descontamos para a Assistência na Saúde.

    SE me acontecer alguma coisa, que me deixem ficar estendida ma rua, morta. Assim serei notícia, abrirei telejornais, abalarei e incomodarei a consciência de alguns... Não a de quem nos governa para quem eu, PESSOA COM DIREITOS, sou um NÚMERO COM DEVERES...

    ESTOU MUITO ZANGADA! MESMO MUITO!

    Logo na manifestação, lembre-se de mim. ESTAREI LÁ e AQUI na rua, MESMO QUE SOZINHA.

    Um beijo

    Laura

    ResponderEliminar