05 outubro, 2018

5 de Outubro passado com o Brasil no pensamento


A foto não é de um brasileiro, mas de um italiano. É maestro. Ricardo Mutti. Escolho a foto desse homem pois a ele se deve uma das mais ousadas (e belas) manifestações anti-fascistas na Itália de Berlusconi.
Dizia ele:
«Não terei mais 30 anos e já vivi a minha vida, mas como um italiano que percorreu o mundo, tenho vergonha do que se passa no meu país. Portanto aquieço a vosso pedido de bis para o Va Pensiero. Isto não se deve apenas à alegria patriótica que senti em todos, mas porque nesta noite, enquanto eu dirigia o côro que cantava "Ó meu pais, belo e perdido", eu pensava que a continuarmos assim mataremos a cultura sobre a qual se assenta a história da Itália. Neste caso, nós, nossa pátria, será verdadeiramente ‘bela e perdida. [aplausos retumbantes, incluindo os artistas da peça].
Reina aqui um ‘clima italiano’, eu, Mutti me calei por longos anos. Gostaria agora... nós deveriamos dar sentido a este canto ; como estamos em nossa casa, o teatro da capital, e com um côro que cantou magnificamente, e que é magnificamente acompanhado, se for de vosso agrado, proponho que todos se juntem a nós para cantarmos juntos.»
Veja o vídeo, e cante baixinho pelo Brasil
Talvez lá se faça ouvir

2 comentários:

  1. Uma publicação cheia de beleza e significado, que cala fundo em todos nós.

    Fica o meu abraço, Rogério.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar