31 outubro, 2018

Mais um feriado no papo? Desejo-vos "Boa Ponte!"


Em puto, fazia o que faziam os outros. "Pão, por.. Deus", pedia eu. E não pedia muito. Bastavam uns tantos doces e um rebuçado no fundo do saco e aí me detinha, sentado num qualquer degrau, com outros, a fazer partilha.

Depois de puto, ainda não muito crescidote, ficava a uma qualquer esquina, mãos nos bolsos, a roer-me de inveja observando os que, então, se entregavam à tradição. Foi assim, até deixar de ser assim. Palavra que não dei pela chegada do Halloween, primeiro em filmes e desenhos animados, depois em campanhas dos supermercados e, por fim, nas salas de aula, onde alguns professores salvam a tradição enquanto outros explicam o "dia das bruxas"...

Mas porque escrevo eu sobre isto? É que, para além das diversas explicações, o calendário não perdoa pois a seguir a um 31 há sempre um dia 1. E, quanto à origem das coisas, o nome Halloween surgiu em época há muito passada, nomeada num tipo de inglês arcaico All-hallows, que significa all saint’s day (dia de todos os santos). 

E pronto, aqui chegado, saúdo o reposto feriado.
(que, no seu tempo, PSD e CDS-PP suprimiram)

Desejo-vos "boa ponte"

8 comentários:

  1. Nunca andei ao Pão por Deus, mas lembro-me que na casa da Rua Luís de Camões, em Algés e na da Avª Marginal, no Dafundo, havia sempre pães-de-leite, "croissants" e belas arrufadas prontas a entregar à garotada que nos batesse à porta.

    A avó Maria Augusta, a do Dafundo, costumava mesmo preparar, de véspera, uma enorme quantidade de pães-de-ló. Não havia criança que não saísse de lá de barriga cheia, por isso as nossas casas tornaram-se locais de passagem obrigatória para a criançada que andava ao Pão por Deus.

    Contigo saúdo o reposto feriado :)

    ResponderEliminar
  2. O que eu gostei de ler isto!!

    Há aqui como que uma tristeza mal dissimulada,
    mas não há pedras atiradas, nem saudosismo bacoco.

    Há o coração de um homem bom,
    falando sem se lhe notar subida de tom
    explicando a diferença entre o hoje e o ontem.

    Até porque as tradições
    não sendo o que eram,
    ainda se mantém...

    Bonito isto!

    Abraço, Rogério! :)

    ResponderEliminar
  3. Quando criança o dia do Pão por Deus era um dia de festa. Era o único dia do ano em que nós comíamos algumas coisas que o ordenado dos meus pais não dava para comprar.
    Abraço e um sereno e feliz Novembro

    ResponderEliminar
  4. Maria João,

    tua resposta sabe-me a pão
    da avó Maria Augusta

    ResponderEliminar
  5. Janita

    Foi bom ter pedido Pão por Deus em miúdo
    não fora isso
    e não teria recebido
    teu mimo

    (inchei o ego, não nego!)

    ResponderEliminar
  6. Elvira,

    Há nessa tradição festiva
    a tristeza
    de pouca mesa

    No meu caso era o prazer solidário e lúdico
    de fazer parte de um grupo e de ter acesso a guloseimas

    ResponderEliminar