19 outubro, 2018

Sobre como (realmente) vai o Mundo, ler tudo no "LADO OCULTO" - 7

 

AMEAÇA PARA LEVAR A SÉRIO

A edição Nº7 de O Lado Oculto  está à disposição dos leitores e nela divulgamos dados e factos sobre as crises agudas do neoliberalismo e do globalismo que merecem ser levados a sério.

Em primeiro lugar a ameaça fascista. A democracia formal, mesmo que expurgada da intervenção dos cidadãos, deixou de ser suficiente para saciar a gula inerente às "leis do mercado" e o neoliberalismo regressa gradualmente às origens, ao regime onde incubou: o fascismo. Exemplos flagrantes são o Brasil, através da candidatura de ódio, mentira e fundamentalismo cristão de Bolsonaro, assente numa conspiração que parece ultrapassar tudo quanto já se viu em falsificação política; e na Nicarágua, onde os Estados Unidos continuam a multiplicar ameaças enquanto o país regressa à paz.

A ameaça fascista sob mil e uma capas - populismos, nacionalismos - expande-se num mundo onde os que dizem defender a democracia não a travam, antes pelo contrário. A acumulação de armas nucleares atingiu níveis de extermínio total da vida na Terra. E a NATO continua a multiplicar guerras a que não põe fim. Por exemplo, há 17 anos que está no Afeganistão para "instaurar a democracia" e derrotar os talibãs; porém, democracia nem vê-la e os talibãs estão mais fortes do que nunca, ocupando a maior percentagem do território desde 2001.

O assassínio do espião e jornalista saudita Jamal Khashoggi exemplifica o tipo de aliados que a "civilização ocidental" escolhe no Médio Oriente, onde os Estados Unidos e Israel começaram a aplicar o "Acordo do Século" contra os palestinianos, mesmo sem o terem apresentado publicamente.

Entretanto a China vai fazendo o seu caminho nesta instabilidade mundial e acaba de adquirir a concessão dos portos de Israel e de Atenas - facto que pode ter repercussões em toda a região mediterrânica capazes de ultrapassar a mera questão comercial.

3 comentários:


  1. Difíceis de "digerir" estas realidades.

    Lídia

    ResponderEliminar
  2. Penso, conforme a Lídia, que estas são realidades muito, muito "indigestas".

    Ontem, ao final da tarde, recebi a sétima edição do "Lado Oculto", mas não tive oportunidade de o ler na íntegra. Fá-lo-ei hoje.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Gostei de ler. Triste realidade mas é uma verdade.

    Hoje com: Não sei se fomos os dois um só, noutra vida

    Bjos
    Votos de um óptimo Sábado e um feliz fim de semana

    ResponderEliminar