30 outubro, 2018

Brasil, a ratolândia onde os ratos passaram a miar

Ontem, na tertúlia que se seguiu ao meu post, começou por dizer a Teresa: «Na TV alemã vi mulheres, pretos e homossexuais a festejar o novo presidente brasileiro vestindo T-SHIRTS com a cara dele. É difícil de compreender.» Respondi ao meu estilo, «Teresa, Pois é, os ratos votaram no gato! Como? O gato oleou a engrenagem e fez passar a mensagem
"Eu, gato, me declaro herbivero!"
e os ratos acreditaram nisso...
E a Teresa, que não desarma, voltou à carga: «Olha que estás a insultar os gatos!!!»

E se ela não desarma, também não desarmo eu lembrando-lhe discurso antigo (tem a minha idade). A diferença entre a fábula antiga e a do Brasil, é que nesta ratolândia os ratos aprenderam a miar...

8 comentários:

  1. O vídeo é tão fantástico que não continuo a desarmar, camarada Rogério, no entanto, quando penso no meu querido Casimir, fico revoltada que chames gato ao "Stinktier" brasileiro.

    ResponderEliminar
  2. Do casimiro,
    só conheço o do Sérgio Godinho
    que canta
    a páginas tantas

    «O Casimiro era assim como um vidente
    tinha um olho mesmo no meio da testa
    isto pra lá dos outros dois é evidente
    por isso façamos que ia dormir a sesta»

    Quanto a chamar gato
    nunca chamaria isso ao energúmeno
    ele é um safado
    mascarado de felino-puritano

    contudo ensinou o povo a miar
    todos quantos foram votar
    (é da fábula, claro)

    ResponderEliminar
  3. Eu e a minha Mistral
    Bem sabemos que é verdade,
    Que nenhum rato se evade
    De um gato e que é natural
    Que um tal acto eleitoral
    Os prive da liberdade
    E que esse gato, à vontade,
    Os pape mesmo sem sal
    E que cace, por igual,
    Os que miem por piedade...


    Maria João

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito de gatos, mas não destes!
    Beijo

    ResponderEliminar
  5. Gostei de ler e ver :))

    Festejem connosco, os: - "Doze meses de cumplicidade Poética.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira

    ResponderEliminar
  6. Os gatos e os ratos nunca se entenderam
    mas desta vez admito que se juntem
    quando todos começarem a levar no pêlo

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Acredito, Mar Arável. Acredito que até os gatos menos sôfregos possam começar a levar no pêlo...

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Meu Mar

    As fábula são uma expressão rica da realidade
    mas são por demais limitadas...
    donde a (re)conciliação de classes que prevês
    possa não ser ser como tu vês

    Talvez
    a Maria João
    tenha razão
    (alguns gatos sim
    todos não)

    ResponderEliminar