12 outubro, 2018

O Mundo, visto do "LADO OCULTO"

COMO O DINHEIRO MANDA

«Na edição desta semana de O Lado Oculto, já disponível, divulgamos exemplos de como o combustível do mundo é o dinheiro, sobrepondo-se à política, à democracia, à verdade dos factos, à vida das pessoas, a quaisquer preocupações humanitárias. 

É assim que a União Europeia da austeridade, tão rigorosa com orçamentos e défices - mas não tanto com as malfeitorias da banca - vai pagar pelo menos 100 milhões de euros a uma empresa de mercenários pela segurança das suas instalações em Cabul, Afeganistão, um país que está ocupado pela NATO - que, pelos vistos, não tem meios nem competência para a tarefa.
NATO que insiste em alimentar a guerra na Síria, onde surgem, no entanto, indícios de que os terroristas ocupantes de Idleb poderão render-se sem combate, no quadro de contactos existentes coma Turquia e dos acordos entre este país e a Rússia,

É também o dinheiro, neste caso da direita espanhola e dos "nostálgicos do franquismo" em pânico com o independentismo na Catalunha, que faz o mover o ex-socialista e ex-primeiro-ministro francês, Manuel Valls, a candidatar-se à presidência da Câmara Municipal de Barcelona.
Ou o maná de dinheiro em que se movimentam as igrejas evangélicas norte-americanas e brasileiras, explorando até ao tutano os mais pobres e iludidos, que está à beira de contribuir fortemente, em colaboração com as "fake news" potenciadas pelas "narrativas fake", para reimplantar o fascismo no Brasil através da figura inqualificável de Jair Bolsonaro. 

Ou ainda os milhões da cínica "ajuda" do FMI, que agravam a crise argentina, provocada pelos Estados Unidos para que o neoliberalismo continue a reinar - mesmo quando sopram ventos de tempestade.
Onde há dinheiro há guerras e ambições expansionistas alimentando a imaginação e a criatividade com fins obscuros. Como os do Departamento de Estado norte-americano e da CIA, que induzem divisões na estrutura e hierarquia da Igreja Cristã Ortodoxa para reforçarem o poder na Ucrânia, que é fascista, ou na Macedónia ex-jugoslava, que não está livre desse risco. 
Ou os da da DARPA, agência norte-americana dos projectos avançados de defesa, que prevê utilizar gafanhotos como drones e espalhar vírus e bactérias patogénicos sobre culturas de países inimigos com o auxílio  de nuvens de insectos, tornando reais as pragas bíblicas.

Como uma praga continua a agir o sionismo que, em aliança estreita com Trump, afina a estratégia para "extinguir" o problema palestiniano partindo do princípio, por exemplo, de que a existência de 5,4 milhões de refugiados pode ser apagada da realidade.»

1 comentário:

  1. Entrei na última edição de O Lado Oculto na noite passada, mas só hoje acabarei de a ler.

    A ideia da "providencial" chegada das tão temidas pragas biblícas é, infelizmente, de muito fácil indução nas populações e de tão fácil contágio quanto uma epidemia viral, mas...


    a) A DARPA atrever-se-ia a tanto, depois desta alegada intenção de transformar a ficção em realidade ter transpirado?

    b) As pragas de gafanhotos pressupõem incontáveis milhões de insectos. Será plausível e humanamente viável introduzir eléctrodos nas cabeças de cada um dessas centenas de milhões de gafanhotos?

    Desculpar-me-ás estas duas primeiras perguntas mas, estou fechada nesta casa há muito tempo e, para além das leituras, de pouco mais material de análise disponho do que a mina própria capacidade de dedução e sinto a necessidade de ser esclarecida sempre que algum indício me pareça excessivamente rebuscado. Não duvido, no entanto, que para o poder que se move nas sombras e que não olha a meios para alcançar os seus fins, seja absolutamente imprescindível eliminar, tão depressa quanto possível, a esmagadora maioria da humanidade.


    É nos meios que residem as minhas dúvidas que, decerto, outros partilharão, ou estas perguntas nem sequer teriam sido postas. Nos meios e na natureza subjectiva/opinativa de alguns testemunhos.

    ResponderEliminar