07 outubro, 2018

Saramago a poucas horas de se saber o resultado

Soube da carta entregue na ONU. Não sei se vai ser lida em português, no congresso que decorre em Coimbra,«José Saramago: 20 Anos com o Prémio Nobel». 

Se for (e não se compreenderá que não seja), será tarde ou não a tempo de corrigir o quer que seja no acto que agora decorre e onde se admite que o fascismo possa regressar ao Brasil, pela mão do povo que esquecerá os seus deveres e obrigações, tal como Lula os terá esquecido... 



3 comentários:

  1. Esperemos que sim, que a carta seja lida em Português. Não tenho heróis particulares, mas há pessoas que admiro muitíssimo. Saramago é uma dessas pessoas.

    Ontem, mantive-me acordada até estar segura de que se garantiria uma segunda volta no Brasil. De coração nas mãos quando "o coiso" atingiu os 49%, mas acordada.

    Estou ainda a "digerir" os resultados e só por uns segundos respirei fundo quando vi que segunda volta estava garantida. Tenho, no entanto, consciência do enorme risco de proximidade do abismo. Tenho plena consciência da gravidade do que ontem aconteceu no país irmão.

    ResponderEliminar
  2. Saramago, no vídeo, está com dificuldade de raciocínio e de expressão.

    Pois, efetivamente, Sra. Maria João o "coiso", como lhe chama. (veja lá as conotações)quase que ia vencendo logo no 1º turno. Evidente que será o futuro Presidente da República do Brasil e espero bem, que ele faça aquilo que prometeu, que não seja como Trump.

    ResponderEliminar
  3. Senhor/a anónimo/a,

    não estou em minha "casa", nem costumo dar-me ao trabalho de responder a comentários anónimos, mas "o coiso" não é uma expressão de minha autoria. Subscrevo-a porque a ouvi, vinda de muitos e bons brasileiros.

    E, como é evidente, continuarei a utilizá-la, ainda que "o coiso" venha a ser Presidente da República do Brasil, ou mesmo Imperador do Universo Conhecido.

    ResponderEliminar