01 novembro, 2018

1 de Novembro de 1755


Recordo que o meu professor primário terá salientado que o dia, por ser santo, reunia meia população de Lisboa nos locais santos o que, em seu juízo, elevaria exponencialmente o número de vítimas do terramoto...

(Atente-se na falta de rigor histórico na percepção do que o meu professor primário terá dito: na primária, que sabia eu do que seria um "exponencial"?) 

2 comentários:

  1. Há duzentos e sessenta e três anos que convivemos com a perspectiva da repetição de uma catástrofe idêntica e que todos ou quase todos sabemos que o nosso jardim à beira mar plantado se encontra entre duas gigantescas placas tectónicas; a Euroasiática e a Africana.

    Do muito pouco que sei, creio que alguns dos edifícios construídos nas últimas décadas beneficiam da chamada construção anti-sísmica. Alguns, apenas. Provavelmente aqueles a que a esmagadora maioria dos portugueses não "chega" porque a sua força de trabalho é vendida a troco de tuta e meia, no mercado de trabalho.

    Não vivo obcecada por "machadinhas que podem vir a cair do tecto", mas convenhamos que um investimento mais alargado na construção anti-sísmica seria muito, muitíssimo recomendável num país que a sorte e a Geografia colocaram à beirinha da Falha Açores/Gibraltar.


    Abraço, Rogério.

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito :))

    Do nosso amigo Gil António, com- "Amantes" num Universo de apetência.

    Bjos
    Votos de uma óptima Sexta - Feira

    ResponderEliminar