19 novembro, 2018

Nunca antes tinha falado do Bloco...

Com excepção de uma ou outra menção de passagem, nunca antes tinha falado do BE a não ser para deixar positivas expectativas num balanço de fim de ano apesar do tal um murro na mesa dado pela Catarina, que já na altura se recusava a colocar, em cima da mesa onde dera o referido murro, a questão da renegociação da dívida...

Nunca tinha falado sobre o Bloco, nem agora falo. Passo  palavra a alguém que o faça:
«A arrogância política do Bloco de Esquerda é um dos limites naturais ao seu crescimento, porque inquina as suas posições e as torna sempre demasiado ofegantes e self-righteous, logo excessivas. A esta arrogância política acresce a arrogância moral que encalhou com sérios estragos no caso Robles. Mas o Bloco tem um papel na vida política portuguesa que é ser o PS de esquerda, o equivalente ao antigo PSU em França e ao PSIUP em Itália, o que torna essa fronteira entre o Bloco e o PS uma linha da frente de todas as batalhas.
(...)
A comunicação social, toda colada uma à outra partilhando a mesma “narrativa” sem diferenciação, diz -nos que o Bloco mudou, está preparado para ir para o governo, “amadureceu”, aburguesou-se”, des-radicalizou-se. Na verdade, esta mudança já se deu há muitos anos...»
 Pacheco Pereira, (ler tudo aqui)
Em tempos, e depois de o Tsipras ter caído em desgraça, o Bloco "casou-se" com o Pablo, do Podemos.


Em suma: 
Diz-me com quem tens andado, dir-te-ei o que serás (se o ditado não é assim, é parecido)

2 comentários:

  1. "Diz-me com quem andas, dir-te-ei quem és" ou "Diz-me com quem andas, dir-te-ei as manhas que trazes", assim dizia a minha mãe que era uma bela alentejana, por obra do acaso nascida no Dafundo, à beirinha da foz do Tejo e da linha férrea Lisboa/Cascais.

    A minha maior vénia vai para um partido que dialeticamente vai acompanhando os tempos sem se aburguesar.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, os revolucionários mudam de lado quando percebem que é mais fácil chegar ao poder do lado contrário.
    Honra seja feita ao PCP que não parece mais interessado em fazer concessões que não estão na sua génese, em prol do poleiro.
    Abraço

    ResponderEliminar