11 novembro, 2018

São Martinho, o santo arrependido


Conta a lenda que São Martinho terá com sua espada cortado a sua capa e com ela, compadecido, coberto os ombros de um mendigo, que quase jazia sob os efeitos de hipotermia. Ao reconhecimento do gesto de São Martinho, descobriu-se um sol como nunca então se vira e de pronto, por três dias, se viu suspenso o Outono. 

Tem sido assim, desde o ano de 337 até hoje, dia em que recebi um sms do Santo, que assim me escrevia, arrependido:
É pá, vê se descobres o mendigo
Ele que me devolva a meia-capa
Por aqui morre-se de frio
E não é com lendas que a gente escapa
(hoje em dia os milagres já não são o que já foram)

5 comentários:

  1. Parafraseando um amigo que bem conhece, digo
    Boa malha!
    Abraço e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  2. É pá, assim falando até fico com a ideia que tu acreditas na história e que esse Martinho tinha capa! Da minha parte, só acredito no vinho novo. E olha que hoje já vão dois copos dele.. do palhete, do medieval que por aqui ainda se faz!
    Um abraço de terras de vinho

    ResponderEliminar
  3. Muitos anos se passaram e Martinho é bem capaz de estar tão fraco e enferrujado quanto eu estou.

    Provavelmente ficou de cama, sacudido por espirros e ataques de tosse, esmagado por descomunais dores de cabeça.

    Por mim,está perdoado, já que também eu caí à cama durante toda a tarde...

    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Elvira, o santo perdeu o cavalo e chegou atrasado
    hoje há sol por todo o lado

    Pata Negra, saúdo o teu abraço
    com um copo do néctar extraído do engaço
    boa água-pé, clandestina
    mesmo com a ASAE de olho em cima

    Maria João, bom dia
    já não há milagres como antes havia

    ResponderEliminar
  5. Mesmo numa terra santa choveu a potes, penso que na Golegã tiveram que colocar barbatanas aos cavalos!
    Mas hoje está sol, S. Martinho está perdoado! :)

    Abraço

    ResponderEliminar