09 novembro, 2018

Sobre como (realmente) vai o Mundo, ler tudo no "LADO OCULTO" - 10

 

QUE FOTOGÉNICA É A GUERRA!

A guerra é, de facto, muito fotogénica. Abrilhanta manchetes, torna apelativas as imagens, é um grande negócio para a comunicação social transformada em negócio. E se as fotos forem de chacinas com munições proibidas, como Israel faz em Gaza e os Estados Unidos na Síria, objectivo atinge o alvo em cheio.

No Nº 10 de O Lado Oculto, já online, damos conta de como a banalização da guerra e a sua exploração em múltiplas plataformas mediáticas  parece estar a suscitar uma nostalgia, no mínimo um conformismo com a sua inevitabilidade, reforçado quando se comemora um armistício de uma matança promovendo intermináveis desfiles militares, como quem diz que está pronto para outra. De guerra falamos ainda da intenção norte-americana de instalar na Europa as mais perigosas armas nucleares já fabricadas; sendo que um dos destinos é a Itália, país que continua a procurar a compatibilidade impossível: "excelentes" relações com a Rússia enquanto acolhe armas de destruição massiva para usar contra a Rússia.

A propósito de Itália, e não só,  também abordamos a vaga fascista que assola o mundo. Por exemplo, de como Steve Bannon, o homem que fez de Trump o presidente norte-americano, se instalou em Bruxelas para dirigir, através de uma rede de "salas de guerra" distribuídas por vários países, a campanha eleitoral dos partidos fascistas e afins, de modo a conquistarem um terço do Parlamento Europeu, 250 deputados. Assim procede quem acusa outros de ingerências em terras alheias, precisamente como ainda agora fizeram os Estados Unidos, a NATO e União Europeia para controlar as eleições na Bósnia-Herzegovina, que não passa de um protectorado falhado. Ainda sobre a proliferação fascista, fazemos duas reflexões amadurecidas sobre a teia bolsonariana que produziu o novo presidente do Brasil, uma versão da tendência que alastra através da América Latina, conduzida pelos Estados Unidos, sempre queixando-se de ser vítima de interferências. Numa oportuna entrevista com João Pedro Stedile, dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra no Brasil , perspectivam-se já as lutas de resistência a travar, partindo da certeza de que, com Bolsonaro, os problemas do país irão agravar-se.

E como é de neoliberalismo que se trata, desfazemos mais um dos seus mitos. A realidade e os números demonstram que os aumentos dos salários mínimos não geram desemprego, como diz a teoria patronal, antes pelo contrário.

A  finalizar, damos nota de como a Rússia e a Índia, com apoio da China, abrem uma nova rota comercial para a Europa, não apenas para evitar o Canal de Suez mas também para contornar a influência imperial do dólar, e mesmo as sanções contra o Irão. Mais uma dos BRICS, que, por isso, estão sob fogo cerrado - de que é exemplo o golpismo no Brasil.

12 comentários:

  1. Boas! O único lapso que detectei é o uso incorrecto para palavra "guerra"!

    Já há muitos anos que não temos "guerras"... Agora temos "conflitos armados", "intervenções humanitárias", "democratizações" e por aí adiante!

    Mas sendo nós, Tugas, um dos países fundadores da Organização dos Terroristas do Atlântico Norte não vejo como podemos manter um discurso coerente e não hipócrita quando falamos das guerras para as quais contribuímos.

    Mas enfim... é como aquela cena do puto que deu à costa há uns anitos atrás e foi fotografado na areia! Na verdade não queremos saber disto para nada! Isto claro enquanto a tal guerra não nos provocar danos directos!

    ResponderEliminar
  2. É simplesmente assustador.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Boa malha, voza0db
    Penso o mesmo
    e daqui lhe faço um desafio

    Em breve
    irei
    (como responsável
    de uma organização q´eu cá sei)
    falar sobre isso
    aos miúdos de uma escola

    Aceita ser convidado?

    ResponderEliminar
  4. Lerei o Lado Oculto durante a tarde.

    Agora estou a preparar-me para ir ao pólo de Paço de Arcos do ACES Oeiras para que me apliquem uns injectáveis de vitamina B12. Não curam, mas aliviam um pouco.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Boa noite:- A guerra tem tanto de assustador como de efeitos especiais. No entanto, direi sempre...maldita seja a guerra.
    .
    * Solidão poética na noite escura ( Poetizando e Encantando ) *
    .
    Abraço de amizade

    ResponderEliminar
  6. O mundo não vai, não anda nem desanda, o mundo está suspenso.
    Há sempre qualquer coisa que está pra acontecer
    Qualquer coisa que eu devia perceber
    Porquê, não sei
    Porquê, não sei
    Porquê, não sei ainda
    Um abraço sem armas limpas

    ResponderEliminar
  7. Caro Rogério...

    Desconfio que não sou o animal ideal para ir a uma escola falar sobre a miséria Umana!

    A única experiência que tive de contacto directo com outro animal da minha espécie devido a esta actividade - blogues - teve um ocaso apocalítico!

    Se achares que posso contribuir com algum pensamento mais anormal refere o tema que debito aqui a verborreia, e se achares que serve então usas como se fosse teu!

    Abr

    ResponderEliminar
  8. A humanidade avança em passada rápida e sem consciência para o abismo, desta vez talvez sem retorno.

    Num futuro distanteeee estará um grupo de turistas embasbacados mirando a Torre Eifell enquanto uma guia turística afirma ter sido a torre de um templo e que os ignaros que a construíram não tinham nem conhecimentos nem ferramentas .Que é o que acontece actualmente face a construções que desmentem por si mesmas a corrente dominante da História,

    Bom Verão de S. Martinho

    ResponderEliminar
  9. @São - 11 de novembro de 2018 às 11:50

    Pelos vistos só resta mesmo a minha solução 3Es (Eficaz, Eficiente e Equilibradora)... pois se daqui por uns milénios ainda estaremos com esse nível de boçalidade umanóide então certo é que o TEMPO (nosso pensamento!) já não será capaz de reverter a presente degeneração, apenas a manterá ou a incrementará...

    Para quem nunca viu a minha solução 3Es... CONTEMPLE!

    ResponderEliminar
  10. EUROPEUS IDENTITÁRIOS versus EUROPEUS TIQUES-DOS-IMPÉRIOS
    .
    .
    A defesa da liberdade não é uma coisa simples, é algo que dá muito trabalho: existem por aí montes de psicopatas.
    Um exemplo: o psicopata europeu tiques-dos-impérios.
    .
    O europeu tique-dos-impérios continua igual há milénios:
    1- ele não pode ver povos autóctones que, sossegadamente, peocuram sobreviver pacatamente (e prosperar ao seu ritmo) no planeta;
    2- ele tem uma grande apetência por mão-de-obra escrava/servil.
    .
    E mais:
    --» O europeu tique-dos-impérios, em conluio com a elite financeira, procura impedir a existência de autóctones com intenções Identitárias: no passado povos autóctones da América do Norte, da América do Sul, da Austrália foram alvo de holocaustos massivos...
    --» Um outro caso:
    - Toda a gente sabe como são as negociatas da máfia do armamento: são fornecidas armas a «grupos rebeldes» (sim, é verdade: os «grupos rebeldes» não possuem fábricas de armamento)... depois, em troca, a máfia do armamento tem acesso a recursos naturais (petróleo, etc) fornecidos pelos «grupos rebeldes» ao desbarato;
    - E mais: a máfia do armamento procura encaminhar refugiados de guerra para locais aonde ela possui investimentos... que é necessário rentabilizar (abundância de mão-de-obra servil, etc);
    - Ora o que é que os psicopatas com tique-dos-impérios instalados no Parlamento Europeu fazem: andam por aí a exercer todo o tipo de ameaças (coacções, sanções, etc) sobre aqueles que não se querem vender à máfia do armamento... ou seja, povos autóctones que querem sobreviver pacatamente planeta;
    - E pois é, como seria de esperar: o parlamento europeu não chama à responsabilidade os países aonde a máfia do armamento tem instaladas as suas fábricas.
    .
    E mais:
    -» O europeu tiques-dos-impérios continua a argumentar que a não abundância de mão-de-obra servil vai causar problemas económicos: pois, igualmente, no passado, os construtores de caravelas também argumentaram que a não existência de comércio de escravos iria causar problemas económicos.
    .
    .
    P.S.
    Quem são os CPLP-istas:
    - são europeus tique-dos-impérios:
    - e são povos que foram usados como instrumento de substituição populacional de autóctones.
    QUEM OBVIAMENTE NÃO FOI CONVIDADO PARA A CPLP:
    - os povos autóctones que foram alvo de substituição populacional; um exemplo: os nativos da Amazónia.
    .
    P.S.2.
    Marionetas ao serviço da elite financeira todos os dias, a toda a hora, (nomeadamente através dos medía tradicionais - jornais, radio, televisão) insistem na mesma 'tecla': quem tem de pagar a ajuda aos povos mais pobres são os trabalhadores mais pobres!
    Ora, há que dizer: «NÃO, NÃO, NÃO, QUEM TEM DE PAGAR A AJUDA AOS POVOS MAIS POBRES TEM DE SER OS MAIS RICOS!!!»; leia-se a Taxa-Tobin deve ser implementada/usada para ajudar os povos mais pobres.
    Quanto àqueles que dizem que não existindo importação de mão-de-obra... a mão-de-obra servil anda por aí a ganhar demais... têm uma boa opção: vão trabalhar para a mão-de-obra servil (se dizem que ela ganha muito dinheiro).
    .
    .
    .
    .
    Anexo:
    MOBILIZAÇÃO DE NACIONALISTAS PARA O SEPARATISMO-50-50
    .
    -»»» Todos Diferentes, Todos Iguais... isto é: todas as Identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta -» INCLUSIVE as de rendimento demográfico mais baixo, INCLUSIVE as economicamente menos rentáveis.
    .
    .
    Nota: Os 'globalization-lovers', UE-lovers. smartphone-lovers (i.e., os indiferentes para com as questões políticas), etc, que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.
    -»»» blog http://separatismo--50--50.blogspot.com/.

    ResponderEliminar