17 novembro, 2018

General Loureiro dos Santos, in memoriam (1936-2018)


Citei o General uma única vez neste meu espaço, em 2015, dando ao meu texto um título extenso, assim: «O General Loureiro dos Santos embora nunca tenha estado em Bilderberg sabe bem o que lá se passa e está mais que vacinado contra os comentadores de aviário.» E citava-o eu quando ele, contrariando o entrevistador, afirmava não considerar Bashar Al Assad um ditador e alertava para os riscos de a Síria se poder converter num novo Vietname.

Podia tê-lo citado por mais uma boa porção de opiniões e alertas. O DN refere algumas delas, desde o nome dado ao seu gato até à consideração de ser "esquizofrénica" a proposta da chanceler alemã Angela Merkel de a Europa assumir a sua defesa, num momento em que a crise mostra que a solidariedade entre europeus é um "mito". 

Podia tê-lo citado ainda numa conversa telefónica tida com o então primeiro-ministro Durão Barroso, sobre a existência de armas químicas no Iraque de Saddam Hussein: "Pois se viu as provas, não acredito nelas", disse o general "em tom afirmativo e numa pouco habitual voz alta". 

Hoje faleceu um homem sério. Paz à sua alma

6 comentários:

  1. Uma grande perda, sem dúvida.
    Soube agora, aqui.
    Que descanse em paz.

    ResponderEliminar
  2. Muita Luz e Paz à sua alma.
    Aos poucos vão partindo os poucos homens sérios que ainda restam.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Com esta morte
    quem não descansa em paz
    somos nós

    o que citei dele
    obriga
    a uma revisão
    da nossa política

    ResponderEliminar
  4. Um grande Homem!

    Beijinhos, Rogério :)

    ResponderEliminar