02 novembro, 2018

Sobre como (realmente) vai o Mundo, ler tudo no "LADO OCULTO" - 9



A SEGUNDA OPERAÇÃO CONDOR

A edição Nº 9 de O Lado Oculto mergulha nos acontecimentos dramáticos que se sucedem na América Latina e que se assemelham, nos seus objectivos, à temível e sangrenta Operação Condor dos anos setenta do século passado. Embora os métodos sejam diferentes, sem dúvida o fim é o mesmo: garantir a aplicação pura e dura do neoliberalismo económico através do "regime de sonho do capitalismo" - o fascismo, como em tempos sentenciou a "bíblia" na matéria, The Economist.

País a país, escalpelizamos a Operação Condor, idealizada por Henry Kissinger e aplicada pela CIA, ontem através de golpes militares, hoje graças à corrupção da justiça e dos grandes meios de comunicação. Sobre o Brasil e a eleição do fascista Bolsonaro fazemos o seu enquadramento histórico, publicamos uma reflexão actualizada sobre a democracia atraiçoada e os caminhos que a tornaram possível, recorremos aos clássicos para evocar a submissão ao colonialismo congénito que esta e outras situações reflectem na América Latina. Por exemplo na vizinha Argentina, onde Maurício Macri é o administrador colonial de turno, igualmente fascista, instalado por vias golpistas paralelas às brasileiras - incluindo a intenção de prender a ex-presidenta. Ainda em relação à América Latina, trazemos um contraponto, a parceria estratégica estabelecida entre Cuba e a Rússia segundo uma perspectiva de independência e não ingerência - e que pode também dar algum alento a governos sob perigo iminente como os da Venezuela, da Bolívia, da Nicarágua, identificados por Trump, juntamente com o de Cuba, como "as ditaduras" da região. 

E numa altura em que se desfazem tratados de desarmamento e a proliferação de armas nucleares é uma realidade, damos nota de situações repugnantes e assustadoras de que o ser humano é capaz, enquanto o resto do mundo continua a fingir que não existem: a utilização da Faixa de Gaza como um espaço de ensaios da indústria da morte; e o modo como terroristas transformados em "óscares", os "Capacetes Brancos" sírios, continuam a tentar encenar atentados com armas químicas para culpar o governo de Damasco e ver, desse modo, se enganam o resto do mundo, pelo menos o que gosta de ser enganado.

E finalizamos a viagem na Península Ibérica, onde os riscos de unificação política serão reais a continuar o desequilíbrio crescente entre Portugal e Espanha, em termos demográficos e económicos.

3 comentários:

  1. O dia não acordou muito famoso para mim. Dispensaria bem este temporal de dores de cabeça, mas irei escalpelizando o Lado Oculto ao longo das próximas horas. Devagar, mas atentamente o farei.


    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Aw, this was a very nice post. In thought I wish to put in writing like this moreover – taking time and precise effort to make a very good article… but what can I say… I procrastinate alot and certainly not appear to get one thing done. online gambling casino

    ResponderEliminar