06 novembro, 2018

Sophia e "esta gente"


Esta Gente
Esta gente cujo rosto
Às vezes luminoso
E outras vezes tosco

Ora me lembra escravos
Ora me lembra reis

Faz renascer meu gosto
De luta e de combate
Contra o abutre e a cobra
O porco e o milhafre

Pois a gente que tem
O rosto desenhado
Por paciência e fome
É a gente em quem
Um país ocupado
Escreve o seu nome

E em frente desta gente
Ignorada e pisada
Como a pedra do chão
E mais do que a pedra
Humilhada e calcada

Meu canto se renova
E recomeço a busca
De um país liberto
De uma vida limpa
E de um tempo justo

Sophia de Mello Breyner Andresen, in "Geografia" 

9 comentários:


  1. Ainda hoje nos move e nos comove. Em Sophia tudo é "fiel à perfeição do universo".


    Bj.

    Lídia

    ResponderEliminar
  2. Porque a Sophia merece
    ser lembrada
    porque qualquer verso meu
    perto dela
    é menor que um grão de areia,
    não é nada

    Deixo-lhe palavras suas
    envoltas por suaves
    Ondas
    e o gosto salgado do Mar


    As ondas quebravam uma a uma
    Eu estava só com a areia e com a espuma
    Do mar que cantava só para mim


    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Da Sophia eu gosto muito.

    Dos poemas e dos seus livros infantis que li tantas vezes: A Fada Oriana, O Cavaleiro da Dinamarca, A Floresta, A Menina do Mar e outros que de momento não me recordo.

    Como ela adorava a natureza!

    ResponderEliminar
  4. Uma boa escolha este poema da Sophia .
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Sempre belas e inconfundíveis, as palavras de Sophia.

    Venho de fugida, enquanto não saio para o laboratório. Espero voltar à tarde.

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Ontem reli alguns dos seus belos poemas, este foi um deles!

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. "Há mulheres que trazem o mar nos olhos
    Não pela cor
    Mas pela vastidão da alma"

    A POESIA da Sophia espelha a vastidão da sua alma.

    ResponderEliminar
  8. Curioso
    Só tenho mulheres à minha volta
    e
    Sophia
    em cima

    ResponderEliminar